sexta-feira, 28 de março de 2008

CARTAS DOS LEITORES: JARDINS E PALÁCIOS DE ISTAMBUL

Minha fiel leitora Elizabeth de Miami acabou de chegar da Turquia e voltou encantada com os passeios que fez e os lugares que visitou. Leiam o seu relato e aproveitem as dicas e informações.

A nossa excursão chamava-se "Parques e Palácios de Istambul" e começou com uma palestra sobre a flora da Turquia, quando fiquei sabendo que lá a tulipa é uma flor tão importante que até deu nome a uma fase histórica, a Era da Tulipa, que teve seu apogeu no século 17, época do Império Otomano sob o reino do sultão Ahmet III. E você encontra tulipas por todos os lados, nos jardins, nos ladrilhos de cerâmica e em monumentos.

O primeiro palácio que visitei foi o famoso Topkapi, que é um conjunto de quiosques e pavilhões construídos ao longo dos séculos pelos sultões entre jardins floridos com córregos e laguinhos.
As jóias antigas são fascinantes, como êsse imenso diamante, e mil outras peças de ouro com pedras preciosas me deixaram de queixo caído!


Transformados em museu, os prédios abrigam várias coleções impressionante de objetos valiosos e raros como as relíquias do Profeta, pinturas antigas, porcelanas chinesas, miniaturas e móveis.


O Topkapi tem salas e mais salas pintadas a ouro, além de detalhes em madeira esculpida, tudo do maior bom gosto. Essa foto mostra um detalhe das paredes do harém...

Se você viu o ótimo filme do Jules Dassin "Topkapi" com a Melina Mercouri planejando e chefiando um assalto ao museu, vai ficar emocionado ao ver de pertinho a famosa adaga de ouro com três enormes esmeraldas no cabo que era roubada pelo bando.


Visitamos também o Palácio de Dolmabahçe, na beira do Bósforo, conhecido como o “jardin comblé” (o jardim feliz) suntuosamente decorado, com salões lindos, que servia como residência oficial dos últimos sultões otomanos. Nos jardins muito bem cuidados fica a Fonte dos Cisnes, em meio a árvores centenárias.



Um pouco fora da cidade fica Iznik, onde se realizou o famoso concílio ecumênico de 325 que condenou o arianismo e que no século 13 tornou-se o refúgio dos imperadores expulsos de Constantinopla pelas Cruzadas. A cidadela é toda cercada por uma dupla muralha e tem três portões lindos. No centro da cidade ficam as ruínas da Igreja de Santa Sofia, transformada em mesquita pelos otomanos. O Museu de Artes Turcas e Islâmicas de lá é espetacular.

A 70 quilômetros de Istambul fica Bursa, onde conhecemos a Ulu Camii, uma grande e impressionante mesquita com 20 cúpulas. Visitamos ainda o Complexo Verde que abriga uma mesquita e um mausoléu onde ficam os cenotáfios de vários príncipes otomanos. Cenotáfio, eu também aprendi lá, é um túmulo vazio erigido para homenagear mortos importantes que foram enterrados em outro lugar. É esquisito, mas cada túmulo é mais bonito que o outro, todos cobertos por ladrilhos e mosaicos de cerâmica colorida!

O Jardim Botânico de Süleymaniye tem uma enorme variedade de plantas e flores originais da Turquia e de outras partes do mundo. Lá perto, em Emirgan, passeamos por um bosque plantado no século 17 por um emir da Pérsia que havia ganhado o enorme terreno do sultão Murat IV e o transformou num típico jardim persa. Dois pequenos lagos e três quiosques elegantes são cercados por mais de 120 espécies de árvores e plantas, entre elas carvalhos japoneses, pinheiros do Colorado e cedros brancos da Califórnia!

A última visita da viagem foi ao Palácio de Beylerbeyi, residência de verão dos sultões, também na beira do Bósforo. O último sultão, que dava muito valor aos trabalhos manuais, desenhou os croquis que serviram de modelo das pinturas dos tetos, lindos. Situado em meio a extensos jardins com árvores dos quatro cantos do país, o palácio tem vários terraços e platôs com quiosques de mármore branco.
Foi um encerramento com chave de ouro!

quinta-feira, 27 de março de 2008

NOVIDADES PARISIENSES


CINCO MUSEUS DE GRAÇA!

Será que entrada grátis significa mais visitantes? Do começo do ano até o dia 30 de junho 5 museus de Paris abrirão suas portas de graça, à exceção de exposições temporárias especiais. A idéia é proporcionar essa oportunidade à pessoas que normalmente não visitam museus porque não podem pagar os altos preços das entradas, e para isso o governo está gastando cerca de 2.2 milhões de euros para cobrir o prejuízo dos museus. Se a freqüência realmente aumentar o plano é estender a gratuidade por mais museus e monumentos por toda a França.

Mas você por enquanto pode aproveitar e entrar de graça no Musée Cluny de arte medieval, o Musée Guimet de artes orientais, o Musée d’Archéologie de Saint-Germain-em Laye, o Musée de l’Air et de l’Espace du Bourget e o Musée National de la Renaissance.

MAIS HOTÉIS DE LUXO!

Paris vai aumentar sua coleção de hotéis de luxo até 2010 com a inauguração de três projetos muito especiais. O grupo Shangri-La está reformando o antigo Palais d’Iéna sob o comando do designer Pierre-Yves Rochon com um orçamento que excede os 270 milhões de euros! Antiga residência do Príncipe Roland Bonaparte, com vistas espetaculares sobre o Sena e a Torre Eiffel, o hotel terá 108 quartos e suites, um SPA, uma piscina mais do que olímpica e três restaurantes.

No segundo semestre de 2009 o antigo centro de conferências da Avenue Kleber vai reabrir suas portas com o nome de Lusail, uma verdadeira cidade de luxo! O prédio que era do antigo Hotel Majestic foi comprado por 460 milhões de euros pelo grupo Qatari Diar e terá agora 250 quartos e suites em seus seis andares, à disposição dos muito ricos.

E em 2010 o Mandarin Oriental será inaugurado com 150 amplos quartos e suites no número 247 da rue Saint-Honoré, um prédio no mais puro estilo Art Deco no endereço mais chique de Paris. Reformado pelo arquiteto Jean-Michel Wilmotte, o palácio terá um grande jardim interno, vários bares e restaurantes e salões para eventos. Um SPA especial terá tratamentos holísticos e a piscina interna será das maiores da cidade.

E você, vai esperar até 2010 ou vai para Paris agora mesmo?

quarta-feira, 19 de março de 2008

O CHARME DE SAUSALITO

Na próxima vez que você viajar para San Francisco na Califórnia, não pode deixar de conhecer Sausalito e Muir Woods, dois lugares ótimos para relaxar e curtir muito a natureza.
Você chega lá atravessando a baía pela ponte Golden Gate ou pelas barcas que partem do Píer 39, e logo vai ver a quantidade de casas nas encostas muito arborizadas, os “houseboats” de todos os tamanhos, os ancoradouros cheios de barcos, as galerias de arte, as butiques charmosas e os ótimos restaurantes.

Sausalito tem uma incrível herança cultural que você não percebe à primeira vista, e é muito gostoso passear pela Bridgeway e ver os diversos estilos trazidos pelas muitas mudanças que lá ocorreram desde a sua fundação em 1830.
A cidade já foi um vilarejo mexicano, um movimentado porto internacional, um grande centro de cassinos e bordéis, um estaleiro de navios para a Segunda Guerra Mundial, uma grande colônia de artistas e hippies e finalmente um sossegado e sofisticado vilarejo e destino turístico.

Muita gente conhecida morou lá desde o século passado, desde William Randolph Hearst, filho do magnata da imprensa americana ao famoso gângster “Baby Face” Nelson, que ficou anos escondido no bordel chamado Walhalla, cuja dona, a cafetina Sally Stanford, acabou sendo eleita prefeita da cidade em 1976.

Na cidade você encontra gente de todos os tipos, como artistas plásticos, advogados, escritores, pescadores e médicos vivendo em harmonia total em suas casinhas mais simples ou em mansões milionárias. Você tem que ver de perto as casas flutuantes e os deques de pescadores para sentir o espírito da cidade. A população jovem é cada vez maior e mais atuante nas artes e na música. Nas praças há sempre alguma apresentação de bandas jovens, principalmente no verão.

Durante os meses do verão milhares de barcos passam os dias inteiros navegando pela baía. No inverno, entretanto, apesar do frio, outros barcos fazem a festa: são os de pescadores de arenque que têm as melhores pescarias de dezembro a fevereiro. O arenque, você sabe, produz excelentes ovas que são muito apreciadas no Japão e na Coréia, e toneladas delas são exportadas todos os anos.

********************************************************************
E os restaurantes?

Quase todos os restaurantes ficam debruçados sobre o mar com a vista espetacular da baía cheia de barquinhos, a Golden Gate e a cidade de San Francisco lá atrás.

Poggio Trattoria – 777 Bridgeway – 415 332-7771
Na rua principal, no térreo do hotel Casa Madrona, tem sua própria horta de produtos orgânicos no jardim atrás da cozinha. Italiano bom, gostoso, e barato.

Spinnaker – 111 Spinnaker Drive – 415 332-1500
Construído em cima do mar, com as paredes todas de vidro para você comer e sonhar. Peixes, crustáceos e massas da melhor qualidade. Vive cheio. Ótimo.

Fish – 350 Harbor Drive – 415 331-FISH (3474)
Como o nome mesmo diz, especializado em peixes e frutos do mar. Dos melhores de Sausalito.

Os bons hotéis:

Hotel Sausalito – Com apenas 16 quartos decorados com o maior bom gosto, é o hotel-butique mais charmoso de lá. Diárias a partir de USD 155.00.


The Pelican Inn – Localizado a 20 minutos de Sausalito e de Muir Woods, o antigo hotel continua uma graça, quartos decorados com muito bom gosto e diárias começando em USD 150.00. O seu restaurante é dos melhores da região.


As galerias de arte mais curiosas:

Tapia Art Gallery – Funcionando desde 1974, é a galeria do casal Bob e Rosemary Tapia: ele pinta marinhas e ela flores. Telas, gravuras e serigrafias bem bonitas.

Spirit in Stone – Esculturas em pedra de todos os tamanhos e preços. Tem sempre uma para você comprar e levar de lembrança.

Um museu bem simpático:

The Bay Area Discovery Museum – 557 East Fort Barker
Na ponta de cá da Golden Gate tem de tudo sobre a baía e as várias cidades à sua volta. As crianças adoram a parte interativa, cheia de brincadeiras educativas.

Mas dizem as más línguas que o melhor de Sausalito é a vista de San Francisco across the bay...

********************************************************************

MUIR WOODS


No Mill Valley, ao norte de Sausalito, fica a floresta Muir Woods, onde estão as famosas árvores gigantes de madeira avermelhada chamadas “redwoods”, algumas com mais de 1500 anos de idade e mais de 60 metros de altura. È um passeio imperdível, pois as surpresas são muitas.



Andar pelo parque é uma experiência inesquecível, pois só de perto é que você consegue perceber o tamanho descomunal das sequóias. Há árvores que dez pessoas de mãos dadas não conseguem abraçar, e outras com túneis cavados nos troncos por onde passavam carros! Vejam essas fotos dos anos 40 que eu desencavei!

Como elas são muito altas, as copas se entrelaçam e a floresta fica escura, fria e úmida mesmo no verão, já que os raios solares não conseguem passar pelas folhas e chegar ao solo, sempre com muito musgo. Você percorre o bosque e cruza várias vezes com o riacho Redwood Creek, cheio de pontes de madeira e pequenas cachoeiras. Há várias trilhas muito bem sinalizadas para você não se perder. A vegetação é impressionante, e as grandes samambaias estão por toda a parte, além dos esquilos, pássaros, cogumelos de todos os tipos e minhocas!

Durante anos os visitantes passeavam, andavam de bicicleta, acampavam nos fins de semana, faziam piqueniques e se divertiam muito com seus cachorros, o que acabou ocasionando danos bem sérios à natureza local. De um tempo para cá tudo isso é proibido, inclusive entrar de carro, e o parque parece que renasceu de tanto verde.


Uma das coisas interessantes é ver um pedaço enorme de um tronco cortado, onde estão assinaladas as diversas idades da árvore, desde o seu nascimento antes da descoberta da América por Colombo até o dia em que foi derrubada, além de várias datas importantes da história dos Estados Unidos. Incrível!

No meio das trilhas há uma lanchonete que vende sanduíches, refrigerantes e o sempre presente café Starbucks, e também, é claro, uma lojinha onde você pode comprar mudas e sementes das sequóias para plantar no seu jardim. Já pensou seus bisnetos e tataranetos encantados com tal árvore que o velho plantou no século 21?

domingo, 16 de março de 2008

PASSEANDO POR COLÔNIA

Colônia é a quarta maior cidade e uma das mais bonitas da Alemanha, com muros e ruínas romanas, uma catedral gótica que é seu símbolo principal, uma incrível quantidade de museus e milhares de estudantes circulando por suas ruas e pontes, já que lá existe uma universidade com sete faculdades.

Chamada de Köln em alemão, localizada nas margens do rio Reno, ela é um importante porto fluvial e sempre foi considerada a capital econômica, cultural e histórica da região da Renânia. Além da universidade existem mais oito escolas de ensino superior, entre elas o famoso Fachhochschule Köln, o maior instituto politécnico do país. E onde há muitos estudantes há também centenas de bares e cafés com suas mesinhas nas calçadas lotadas de gente tomando muita cerveja e vinho branco do Reno, talvez os melhores do mundo!


A cerveja mais conhecida chama-se “Kölsch”, que também é o nome do dialeto de Colônia. De brincadeira os estudantes falam que Kölsch é a única língua que se pode beber! E o vinho do Reno, branco, leve e frutado, teve seu auge no século 18 e hoje em dia é tão consumido na Alemanha que pouco dele é exportado. Vale à pena visitar uma das muitas adegas de produtores de vinho e fazer uma provação. E depois comprar meia dúzia daqueles copos lindos de pé verdes como lembrança.



A enorme Catedral de Colônia é toda em estilo gótico e teve sua construção iniciada no século 13, levando mais de 600 anos para ficar pronta, devido às muitas guerras e outras interrupções.
A catedral tem 144 metros de comprimento por 86 de largura, com duas torres medindo 157 metros de altura. Em 1880, quando ficou pronta, era o prédio mais alto do mundo!

Construída no local de um templo romano no século quatro, a igreja foi bombardeada muitas vezes na Segunda Guerra, mas agüentou firme.
Foi reformada em 1956 e hoje multidões visitam o seu interior, principalmente para ver a urna onde supostamente estão os restos mortais dos três Reis Magos, Baltazar, Melquior e Gaspar.


E a Água de Colônia? Em 1792 um monge chamado Farina deu uma fórmula secreta para seu amigo Wilhelm Mühlens de uma “água refrescante” ótima para os cansados e suarentos viajantes que passavam pela cidade, que levaram os vidrinhos para várias cidades da Europa fazendo a fama da Kölnisch Wasser, numa época de muita sujeira e pouco banho. Anos depois ela passou a se chamar 4711 quando Napoleão invadiu a cidade e ordenou uma renumeração de todas as casas para maior controle, cabendo aos donos da fábrica o número 4711. Napoleão se foi, mas o número é famoso até hoje. E você pode visitar a loja da antiga fábrica (que hoje tem mais de mil funcionários) e comprar um vidro da autêntica água de Colônia.


Dos 31 museus da cidade você tem que visitar o
Museu Römisch-Germanisches de arte romana, construído no local onde estão várias construções subterrâneas da época do Império Romano. É espetacular. Os mosaicos com cenas do mundo de Dionísio dos anos 220/230 A.C. e o túmulo reconstruído do legionário Poblicius, de cerca de 40 A.C., são as maiores atrações. O museu possui ainda a maior coleção do mundo de jarros e objetos de vidro romanos e uma coleção única de jóias medievais. Situado ao lado da catedral, é um dos museus mais visitados da Alemanha.

Arte moderna e contemporânea você encontra de montão no Museu Ludwig, fundado em 1976 com um presente de 350 obras de arte da família Ludwig, entre elas uma enorme coleção de arte russa de avant-garde, centenas de quadros de Picasso, Roy Lichtenstein, Andy Warhol e muitos outros artistas famosos. Novas aquisições foram feitas ao longo dos anos, inclusive de obras expressionistas e outras de artistas alemães dos anos 70 e 80. O russo Alexei Von Jawlenski, com suas cores fortes que eu adoro, tem vários de seus quadros expostos lá.

********************************************************************

Para compras, a Hohe Strasse é, desde 1967, a primeira rua de pedestres da Alemanha lotada de lojas de todos os tipos. Ela começa em frente à catedral e segue por vários quarteirões. A Schildergrasse, ali pertinho, também tem um excelente comércio.
Mas para as melhores compras vá à Neumarkt Galerie, um grande shopping-center com dezenas de lojas, num moderno prédio coroado com uma enorme casquinha de sorvete!

********************************************************************

Dois bons restaurantes:

Keule – Heumarkt 56 – 49 221 258-1159
O mais conhecido da cidade, sempre cheio de celebridades locais, políticos e artistas de TV. Comida simples mas muito boa: bifes de fígado com cebolas fritas e purê de maçã ou costelas de carneiro com espinafre são duas das muitas especialidades. Muitos tipos de cerveja e grande variedade de vinhos.

Basilikum – Am Wudenbach 35 – 49 221 32-355
A chef Margaret Juchem é conhecida por seus peixes e carnes com toques de culinária francesa e italiana, usando muitas ervas frescas. Vive cheio, mas vale à pena esperar.

********************************************************************

Um bom hotel:

Sofitel Cologne Mondial Am Dom – Bem no centro da cidade antiga, ao lado da catedral e dos museus, a dois passos do comércio. Moderno, quartos grandes, com diárias promocionais a partir de $149 euros.

segunda-feira, 10 de março de 2008

MUITO SOL E FIESTA EM CANCUN!

Você não acredita na cor do mar quando o avião vai descendo para aterrissar no aeroporto de Cancun: um verde turquesa impressionante, com muitas tonalidades diferentes, totalmente transparente, dando a impressão de que os barcos de pesca estão flutuando no ar! E você consegue ver os recifes, as algas marinhas e até os cardumes de peixes nadando lá em baixo!

E quando você vê a quantidade de hotéis espetaculares um ao lado do outro com as piscinas mais bonitas do mundo nos 22 quilômetros de praias de areias muito brancas, fica difícil crer que há menos de trinta anos aquilo era apenas um pequeno e árido banco de areia na península de Yucatán chamado Porto Juarez. Mas o governo mexicano percebeu as possibilidades turísticas da região e hoje a jovem cidade é uma estreita e comprida ilha ligada ao continente por duas pontes que se tornou um verdadeiro paraíso e um dos destinos de férias mais procurados do mundo, oferecendo de tudo para todos.

Dos cruzeiros em barcos a vela ou em modernos iates, dos hotéis de luxo às pensões mais simples, das lojas de bugigangas e artesanato aos grandes e modernos shopping-centers, das boates de música caribenha às discotéques mais loucas, das lanchonetes de tacos e cheeseburgers ao caviar dos restaurantes mais sofisticados, a cidade encanta a todos os visitantes, sejam eles jovens agitados, desportistas aficionados, aventureiros internacionais, intelectuais em busca de cultura ou apenas turistas querendo aproveitar o sol e descansar debaixo das palmeiras à beira daquele mar calmo, claro e morno tomando muita piña colada.

Uma das coisas gostosas de fazer em Cancun é passear pela praia principal da Avenida Kukulcán entrando em todos os hotéis para ver de perto as piscinas, os bares mirabolantes e os incríveis salões de entrada. Como está todo mundo de roupa de banho, camiseta e canga, quem vai saber se você está hospedado no Ritz-Carlton ou no Fiesta Americana?

Você vai ficar bobo com os detalhes de arquitetura e da decoração de todos eles e mais ainda com as piscinas espetaculares de todos os formatos e tamanhos cheias de cachoeiras, pontes, ilhas e mais vegetação que na floresta amazônica! E você pode até testar em que hotel a margarita é mais gostosa, se bem que depois da terceira fica difícil lembrar onde você tomou a melhor...

Ótimo também é visitar Xcaret, um parque arqueológico, aquático e ecológico a 45 minutos de Cancun na Playa Del Carmen, muito bonito e divertido.

Lá você pode nadar com golfinhos, mergulhar de snorkel ou scuba nos recifes de coral, nadar por rios subterrâneos com cavernas inacreditáveis e ver de perto ruínas Maias, além de assistir a shows típicos da cultura mexicana e se deliciar com a culinária local.

E pode ver também de perto os loucos índios voadores que eu vi várias vezes em Taxco fazendo uma espécie de “bungee-jump” nativo muito louco. Os caras se penduram pelos calcanhares e vão se jogando de cima de um poste que tem a parte de cima móvel, rodando à medida em que vão descendo quase batendo a cabeça no chão.

********************************************************************
Se você quiser conhecer um pouco da intrigante cultura Maia, não pode deixar de visitar Tulum, Cobá, Chichen-Itza e El Rey, sítios arqueológicos da maior importância cultural com ruínas de templos, pirâmides e fortalezas construídas entre o mar e a densa floresta tropical.


Em cada um desses locais existem pequenos museus onde estão expostos artefatos antigos de cerâmica, jóias de ouro, pedras preciosas e máscaras da maior beleza e valor histórico.

********************************************************************
Hotéis que eu recomendo:

Qualquer hotel da cadeia Oasis - Todos ótimos, imensos, mil piscinas, vários blocos, com preços a partir de USD 250.00 a diária.


Ritz-Carlton - Chique, decoração espetacular, piscinas com cachoeiras, oferecendo promoções em algumas datas a partir de USD 270,00, quase a metade do preço de balcão. Quartos grandes e muito confortáveis.

********************************************************************
E os restaurantes?

A comida mexicana, você sabe, é bem apimentada: burritos, tacos, gorditas e quesadillas você encontra em qualquer lugar, até na praia. Mas são os restaurantes de peixes e frutos do mar que merecem a sua visita, e muitos dêles têm ainda música ao vivo e muita animação.


Perico's - Yaxchilan 61 - 998 884-3152
Carnes deliciosas, todos os peixes e crustáceos fresquíssimos e shows todas as noites. Mas não se assute com as caveiras e brincadeiras!

Bogart's - Hotel Krystal - 998 883-1133
Cozinha internacional em ambiente recriando o restaurante do filme Casablanca. Ótimo!

The Seafood Market - Hotel Hyatt Regency - 998 883-1234
Como o nome diz, peixes e frutos do mar à vontade, com um leve toque tailandês, isto é, mais pimenta ainda que só a tequila consegue amenizar...


E para a garotada os eternos Hard Rock Café e Planet Hollywood continuam bombando de manhã até a madrugada do dia seguinte.

As animadíssimas boates e clubes noturnos atraem milhares de pessoas todas as noites, com música e shows ao vivo. Vale a pena curtir a interminável festa!

Dady O - Um cenário de caverna submarina abriga a maior festa da cidade, com música dos anos 70 e 80, raios laser, go-go dancers e muito mais! Ao ar livre funciona o Dos Equis Bar, da famosa cerveja, para você dar uma descansada e depois voltar para a dança.

Coco Bongo - Imensa boate onde cabem mais de 3 mil pessoas com muita música e shows variados do tipo Cirque du Soleil, travestis, garçons que cantam e dançam e bebida despejada direto da garrafa na boca da sedenta turma! A muvuca é inacreditável e só termina ao meio-dia!

*******************************************************************
COZUMEL

Mas como lá tudo gira mesmo em torno do sol e do mar, para variar de praia pegue um barco e passe um dia em Cozumel, uma pequena ilha paradisíaca a meia hora de distância cheia de praias e recifes maravilhosos para megulhar.

Há vários “beach-clubs” onde você se esparrama numa cadeira de praia embaixo de um ombrelone e é só estalar os dedos que um garçom traz o que você quiser.

Os clubes têm piscinas e chuveiros de água doce, perfeitos para refrescar antes do almoço. E as lagostas e camarões são enormes, gostosos e baratos. E haja tequila para matar a sede!
No pequeno centro da cidade há muitos restaurantes e uma variedade enorme de lojas vendendo de tudo: roupas típicas, camisetas, objetos de artesanato e muitas peças de madeira, alumínio e ferro bem bonitas e baratas, como castiçais, bandejas e pequenas esculturas e cerâmica. São lembranças ótimas de um pedaço do paraíso.

Não deixe de conhecer o Parque Nacional Chankanaab e a reserva ecológica Punta Sur, grandes áreas onde todas as espécies animais e vegetais nativas estão protegidas. O famoso mergulhador e explorador francês Jacques Cousteau visitou Cozumel em 1960 e fez uma série de programas de TV sobre a ilha, revelando ao mundo um fundo mar com as águas mais transparentes do planeta. E desde então milhares de mergulhadores freqüentam seus recifes se deliciando com a beleza dos cenários submarinos e seus peixes multicoloridos. A visão debaixo d’água é de quase 100%.

Cozumel tem também excelentes hotéis e simpáticas pousadas que vivem cheias de gente jovem que vem mergulhar ou passar um fim de semana romântico. Todos eles têm seus “beach-clubs” nas praias e ótimos restaurantes também. E nada melhor que sentar na praia no fim do dia e curtir mais um lindo pôr do sol ao som de um bolerão das antigas...

Uma sugestão de restaurante:

The Happy Pelican - Av. R. Melgar Sur, Km 1,5 - 987-20663
Simples mas sofisticado, com mesas ao ar livre de frente para aquêle azul todo. Camarões e lagostas grelhadas são a pedida certa.

Duas sugestões para se hospedar:

Cozumel Palace - Grande e chique, com diárias a partir de USD 300,00.

Casa del Mar - Ótimo, charmoso, quartos enormes. Tem curso de mergulho. Diárias a partir de USD 120.00.


********************************************************************
E as compras?

Como todo destino turístico internacional, Cancun tem vários shopping-centers cheios de lojas e butiques de griffe, além do comércio de produtos locais, restaurantes, lanchonetes e cinemas. O mais novo é o La Isla Shopping Village, que tem até um aquário, uma marina e uma ótima boate.
Um dos maiores e mais badalados por conta das lojas Fendi, Vuitton, Carolina Herrera, Cartier e Ferragamo, entre outras, é o Kukulkan Plaza, localizado bem no meio da Zona Hoteleira.

Ali perto também fica o Flamingo Plaza, menor mas com ótimas lojas. O grandão Plaza Caracol fica exatamente na Plaza Caracol, que é o centrinho de Cancun, com butiques do Ralph Lauren e do Gucci, sempre muito procuradas.
Para lembranças e artesanato mexicano de prata e cerâmica, além de camisetas, bonés, velas coloridas e muita quinquilharia, vá ao Mercado 28 e compre tudo pela metade do preço do que nas lojinhas dos hotéis.

********************************************************************
Um programa de índio:

Isla Mujeres, que apesar das praias lindas é invadida diariamente por centenas de turistas que já chegam animados pelo open-bar do barco com música ao vivo que os leva até lá! E o fandango não acaba mais! O desembarque parece um verdadeiro bloco de carnaval, e a paz e o sossego da ilha vão para o brejo. Quer um conselho? Fique longe desse lugar!