terça-feira, 29 de setembro de 2009

NADANDO COM... URSOS!

Eu já nadei com golfinhos e já alimentei arraias no Caribe, mas nadar com ursos polares? Só mesmo no Canadá!

Só existe um único lugar no mundo onde crianças podem nadar com os ursos desde 2004: é o Polar Bear Habitat na pequena cidade de Cochrane, ao norte do estado de Ontário.

É uma espécie de zoológico local onde você pode viver esta experiência única de nadar no mar com ursos polares. Mas é claro que os humanos ficam separados dos animais por uma parede de vidro - dá para ver as gotinhas agora?

Esse vidro tem 9 centímetros de espessura e é à prova de balas para garantir a segurança da turma, pois os ursos, apesar de muito simpáticos, são os carnívoros mais ferozes do mundo!

Quando o lugar abriu suas portas, depois de vinte anos de pesquisa e construção, mais de 11 mil pessoas nadaram com os ursos nos primeiros seis meses.

Agora que você já sabe onde é, não deixe de nadar com os ursos polares na sua próxima ida ao Canadá!
Eu vou!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

POSTCARDS FROM NIAGARA FALLS

Todo mundo pergunta se vale a pena conhecer Niagara Falls, um lugar que tem como atração turística apenas uma imensa cachoeira, linda, diga-se passagem!
Eu acho que se você tiver dois dias sobrando na sua próxima viagem aos Estados Unidos ou ao Canadá, já que ela fica na divisa dos dois países, passe-os lá e veja que há bastante coisa para ver e fazer. Mas só dois dias...

A capital americana da Lua-de-mel tem a segunda maior cachoeira do planeta – a primeira é a nossa Iguaçu – com quase 51 metros de altura e mais de dois milhões de litros de água caindo por segundo.

Você vê a cachoeira de todos os lados, de cima, de baixo, de barco, de bondinho, de altos restaurantes rotativos e muito mais. Esse barco chama-se Maid of the Mist – a moça da neblina – porque ele vai até quase debaixo da cachoeira e passa no meio do spray que a queda d'água provoca. Mesmo de capa de chuva e chapéu você sai todo molhado! Programa obrigatório!

Se você gosta de jogar, conheça o Fallsview Casino Resort, com mais de três mil caça-níqueis, 150 mesas de jogo, 10 restaurantes e cafés, além de um centro de convenções, shopping-center e SPA.

Para conhecer o único hotel butique da região, hospede-se no Sterling Inn and SPA, instalado num antiga fábrica de laticínios totalmente reformada. Os quartos tem lareiras e grandes jacuzzis, e a decoração usa muita madeira de lei. O restaurante do Chef Cory Linkson é ótimo e o SPA melhor ainda.

No White Oak Resort, que fica entre dois vinhedos e um campo de golfe , o estilo é Feng Shui: cada quarto foi decorado com vistas para o por do sol ou o nascer do sol e muitos tem lareiras de pedra. O SPA é imenso e o restaurante LIV segue a antiga filosofia Tao de nutrição balanceada, porporcionando uma experiência fantástica para o corpo e a mente.

Para comer e ver a cachoeira lá de cima, vá à Skylon Tower, uma torre de mais de 200 metros de altura com um restaurante rotativo e uma vista de 360º da cidade e das águas. O legal é ir ao entardecer ou no verão, quando há queima de fogos de artifício.

Na região de Niagara-on- the-Lake, a poucos quilômetros de lá, existem mais de 50 vinhedos produzindo premiados vinhos tintos e brancos, além dos famosos Ice Wines, vinhos de sobremesa feitos com uvas colhidas congeladas ainda no pé. Lá também estão alguns dos melhores campos de golfe do mundo. Clique aqui para ver alguns deles.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

LONDON: INSIDE OUT

Muitos leitores que estão indo à Londres pela primeira vez sempre pedem dicas e informações atualizadas. Já que esta é a cidade que tem mais atrações históricas do mundo e que, ao mesmo tempo, tem sempre mil novidades pipocando em matéria de artes plásticas, museus, hotéis, restaurantes, vida noturna e principlamente moda e comércio, vamos lá!

As luzes de Piccadilly no meu cartão postal de 1967
Caderninho e caneta na mão?

Não deixe de visitar:

Trafalgar Square
- No centro de Londres, construída em 1820 pelo príncipe regente que queria uma imponente praça para homenagear o grande poder naval da Inglaterra. Tendo no centro a coluna de Nelson, a praça tem vários chafarizes e à sua volta estão a National Gallery e a National Portrait Gallery, dois importantes museus.

Piccadilly hoje, bem mais discreta!
Piccadilly Circus - Uma praça no centro de cinco ruas bem movimentadas, agora com menos néon. No centro há uma fonte de bronze com uma estátua que todo mundo chama de Eros, o deus pagão, mas na verdade é uma homenagem a Lord Shaftsbury, um grande filantropo. Mil lojas, bares e restaurantes à sua volta, além dos teatros do West End e do famoso Criterium Theatre.

Catedral de São Paulo – A recente reforma do domo de Sir Christopher Wrens, o terceiro maior do mundo, devolveu à catedral sua antiga glória. Os mosaicos e as esculturas são deslumbrantes. Suba ao domo e observe uma das vistas mais bonitas de Londres. Na cripta estão enterrados Lord Nelson, Winston Churchill e Florence Nightingale, entre muitas outras personalidades inglesas. Nesse subsolo abriu agora um ótimo restaurante para almoço e chá da tarde.

Abadia de Westminster - Uma verdadeira obra de arte dos séculos 13 a 16, ela abriga várias peças importantes da história da Inglaterra, incluindo o oratório de St. Edward, o confessor, os túmulos de vários reis e rainhas, e vários memoriais. Todas as coroações desde 1066 aconteceram lá. Esta é a igreja onde a Rainha assiste a missa dominical.

Parlamento - Todos podem visitar suas dependências, observar as sessões em que são criadas as leis, assistir a debates e reuniões dos partidos e também subir na torre do relógio, mais conhecido como Big Ben. Vale à pena fazer um tour e descobrir mais detalhes deste prédio tão importante.

Tate Britain - Esse museu tem o maior acervo de arte inglesa a partir de 1500, incluindo obras de Blake, Constable, Epstein, Gainsborough, Gilbert e George, Hirst, Hockney, Hodgkin, Hogarth, Moore, Rossetti, Sickert, Spencer, Stubbs e Turner. Há visitas guiadas gratuitas, palestras e programação de filmes, além de simpósios e cursos sobre história da arte antiga e contemporânea. A entrada é grátis.

Tate Modern - A irmã caçula da Tate Britain, ocupando uma antiga e imensa usina elétrica desativada na margem do lado sul do Tamisa - South Bank - exibindo toda a coleção de arte moderna do século 20 que ficava exposta na irmã mais velha, além de ótimas exposições temporárias. Agora há um serviço de lanchas no Tâmisa unindo as duas galerias.

Museu Britanico - Com uma coleção de arte e antiguidades que abrange mais de dois milhões de anos da história da humanidade, em 2003 o museu foi reformado e tem hoje a maior praça coberta de Londres, projeto de Sir Norman Foster, onde agora estão a biblioteca, lojas, restaurante e café. Passe uma tarde inteira lá!

Shakespeare's Globe - A moderna reconstrução do antigo teatro Globe do bardo refeita pelo arquiteto Sam Wanamaker abriu suas portas em 1997 e apresenta de maio a outubro peças ao ar livre no mais puro estilo Elisabetano. Localizado em South Bank, nos outros meses fica aberto para visitas e cursos educacionais.


London Eye - A incrível roda gigante do Milênio se destaca na paisagem e lá de cima você tem a melhor vista de toda a cidade. A volta completa dura trinta minutos e é bom comprar a entrada com antecedência para não ficar horas na fila.

Torre de Londres - Local de vários acontecimentos trágicos da história da Inglaterra, como a execução de três rainhas e a prisão de Elizabeth I, a Torre de Londres já foi palácio real, fortaleza, prisão, arsenal, casa da moeda, museu e cofre nos últimos 900 anos. Ela é a maior atração turística da cidade com mais de 2,5 milhões de visitantes por ano.

Quase duzentas pessoas, em sua maioria Beefeaters (aqueles antigos guardas de uniformes vermelhos que estão no rótulo do gim do mesmo nome) e suas famílias ainda vivem dentro dos altos e espessos muros.
As jóias da Coroa são de cair o queixo.
Visita obrigatória!

Museu de História Natural – Além dos imensos esqueletos de dinossauros e baleias, há milhões de plantas, animais, fósseis, pedras e minerais espalhados por mil salas em estilo Vitoriano. As crianças adoram a seção Creepy Crawlies, com centenas de insetos rastejantes. Não deixe de visitar as Earth Galleries, onde se entra através de um globo suspenso com astros e estrelas piscando.

Museu Victoria & Albert - Dedicado apenas às artes decorativas, o V&A abrange mais de 3.000 anos com suas exposições de cerâmicas, moda, mobiliário, cristais, jóias e esculturas. Ele é tão grande que você deve separar pelo menos uma manhã inteira para visitá-lo. Não deixar de ver os salões das jóias, no segundo andar, um verdadeiro tesouro de Ali Babá.

Palácio de Buckingham & Royal Mews – O palácio mais conhecido do mundo é impressionante. Assista à troca da guarda todos os dias às 11:30hrs e depois visite os aposentos reais, desde que seus reais ocupantes estejam fora. No Royal Mews você visita as coleções de carruagens reais, de Rolls-Royces reais e de cavalos reais.

Novidades nas artes:

Saatchi Gallery – Essa é a nova galeria do marchand Charles Saatchi que ocupa um imenso prédio histórico do exército em frente a um parque em Chelsea. Exibe sempre o que há de mais atual em arte contemporânea. São três andares apresentando várias exposições, algumas bem esquisitas...

Movieum - Perto da London Eye fica esse novo museu do cinema inglês, onde você pode ver objetos e roupas de mil filmes, posters, pode participar de brincadeiras interativas e muito mais. Estão lá muitos cenários dos filmes Star Wars, que foram rodados em Londres nos estudios Pinewood, e não em Hollywood.

Design Museum – As exposições neste prédio branco dos anos 30 tem como foco o design moderno e contemporâneo. O Tank é outra pequena galeria ao ar livre, e o Blueprint Café, também nos jardins, tem vista para o rio Tamisa.

Fashion and Textile Museum – Excêntrico como sua fundadora, a estilista Zandra Rhodes, esse museu rosa e laranja reabriu em 2008 com mais de 3000 de suas criações em exposição permanente, além de desenhos e arquivos de coleções passadas. O ano todo há mostras temporárias sempre apresentando roupas e tecidos de estilistas famosos.


Os parques públicos:

Hyde Park - O mais tradicional dos parques londrinos que atrai bilhões de pessoas tem quase 2 km quadrados e é palco de vários eventos musicais nos meses de verão. É lá que fica o Albert Memorial e o lago Serpentine, onde você pode remar no verão. Na Serpentine Gallery há sempre boas exposições de arte moderna.

Kew Gardens - Após uma curta viagem de trem você chega a este espetacular jardim botânico especializado em horticultura, pesquisa científica, conservação e vida vegetal selvagem.

Regent's Park – Projetado em 1811, este parque tem 2,5 km quadrados e tem um jardim especial com mais de 400 variedades de rosas. É ótimo para passear num dia de sol e com certeza vai encontrar muitos esquilos, cachorros e jogadores de cricket e de rúgbi..

Richmond Park - No maior parque de Londres (10km quadrados) ainda se consegue ver veados selvagens correndo por seus bosques. Com colinas, lagos, florestas e jardins, ele é considerado o parque mais bonito de Londres.


Onde comer?

San Lorenzo - 22 Beauchamp Place, Knightsbridge – 20 7584-1074 - O italiano favorito da Lady Di existe há mais de 30 anos e está sempre cheio, pois o lugar e a comida são ótimos. Não é caro e sem reserva você não entra. Só agora passou a aceitar cartão de crédito.

Sale e Pepe - Outro italiano badalado onde a gritaria dos garçons consegue superar o falatório dos clientes, gente bonita e animada. Comida excelente e é melhor reservar se for para jantar. É perfeito para almoçar depois das compras no Harrods, quase ao lado.

Brompton Bar & Grill - Novíssimo bistrô servindo comida francesa. Vive cheio porque é bom e barato.

Brompton Quarter Café - Quase ao lado do restaurante acima, moderninho, todo envidraçado, muitos espelhos, pratos leves e muitas saladas. Serve um ótimo "five o'clock tea" e tem ainda uma delicatessen que vende pães, croissants, vinhos e muitas comidinhas gostosas.

Racine – 239 Brompton Road - Knightsbridge - 7584-4477 – Excelente restaurante francês perto dos dois acima oferecendo um ótimo cardápio e vinhos para harmonizar. Apesar do ambiente bem descontraído, a turma que o frequenta é bastante chique. E ainda por cima tem miolo de carneiro no menu!

Bincho Yakitori – Novo restaurante japonês perfeito para depois de uma volta na London Eye, informal e todo decorado com uma mini-floresta de bambu e vista linda do Tamisa. Peixe e carne feitos na brasa para todo mundo ver. Barato.

Ping Pong – Essa cadeia de restaurantes chineses tem agora doze filiais em Londres, todos sempre cheios. Decoração minimalista e cardápio "dim-sum", que são várias pequenas porções de comida feita no vapor, além dos ótimos coquetéis. Bom e barato.

Cinnamon Club – Um dos melhores indianos da cidade, freqüentado pela fina flor da política local. Comida indiana moderna em um ambiente que parece um grande clube colonial. Serve também café da manhã.

L'Atelier de Jöel Robuchon – A filial londrina da brasserie do maior chefe francês do momento é imensa, com 3 andares muito bem decorados e iluminados. A comida é ótima. Caro, mas vale à pena.

Red Lion – 2 Duke of York Street, SW1, Piccadilly – 7321-0782 – Um dos melhores e mais antigos (1600) pubs de Londres, com decoração clássica de paredes forradas de madeira escura, dois bares compridos, muita cerveja e muita comida. Peça o "fish & chips" e ponha bastante vinagre, como os ingleses fazem.

Crazy Bear – Esse bar & japonês dim-sum é um sucesso, com a decoração toda vermelha e uma turma das mais animadas. No segundo andar funciona outro restaurante, bem mais calmo que o de baixo...

Le Comptoir Gascon – Um ótimo francês especial para carnívoros oferecendo todas as carnes (porco, vitela, rins, fígados) e aves (frango, pato, inclusive os patês) feitas da melhor maneira possível. Ambiente descontraído e preços baixos mantém o lugar sempre cheio.

Le Pain Quotidien - Perfeito para tomar um gostoso breakfast, comer uma fatia de bolo ou de doce com chá de ervas, almoçar sopas e saladas ou simplesmente badalar à noite, o lugar é um sucesso. Decoração bem rústica, com muita madeira, mesas grandes e cadeiras confortáveis. Todos os produtos são orgânicos e a garotada adora. Há vários deles espalhados por Londres.


Onde comprar?

Os grandes magazines:

Liberty - Apesar da recente reforma ela ainda mantém o estilo colorido e florido nos tecidos que a tornaram famosa. Onde mais você consegue encontrar Isabel Marant, Balmain, William Morris e tapeçarias num mesmo lugar?

Selfridges e Marks & Spencer - As duas mais famosas lojas da cidade tem de tudo para todos os bolsos.

Harvey Nichols - Chique e descolada, cara e sofisticada. As duas loucas do programa de TV Absolutely Fabulous não saíam de lá!

Harrods - A maior e mais sensacional loja da cidade, talvez do mundo. Veja o anel que Dodi deu para Lady Di naquela manhã fatídica no subsolo, perto das escadas rolantes. O pai dele é o dono da loja.

Fortnum & Mason - A loja de departamentos mais antiga de Londres fez 300 anos em 2007! A parte de alimentação é uma volta ao passado, a seção de lingerie é a melhor da cidade e ainda tem uma sorveteria lá dentro! Almoce no Parlour ou tome um vinho no bar 1707 para descansar das compras.

Para a turma moderna:

Em matéria de moda jovem, a King's Road, em Chelsea, oferece nomes conhecidos como Jigsaw, French Connection e Benetton, além da American Classics que continua vendendo calças Levis "Vintage" e smokings. A Johnson's oferece terninhos de veludo inspirados nos anos 50 e 60 e a Bem de Lisi's na Sloane Square tem vestidos de noite bem elegantes, da mesma forma que a vizinha Philip Treacy. As bolsas transadas de Lulu Guinness podem ser compradas na Ellis Street, e os sapatos da Emma Hope e os perfumes e cremes da Jô Malone estão na Sloane Street.

Apesar do nome Carnaby Street ser sinônimo da "Swinging London" dos anos 60, de uns dois anos para cá está acontecendo um grande "revival" da rua com o aparecimento de várias butiques de novos e talentosos estilistas de moda urbana. Hoje existem mais de 140 lojas, bares e restaurantes nessa área, bem perto da Regent Street, no Soho.


******************************************************************* Exatamente no final desses trepidantes anos 60 eu estudava em Glasgow, na Escócia, e passava pelo menos um fim de semana por mês em Londres e badalava bastante com amigos brasileiros que moravam lá.
Andar pela Carnaby Street era programa diário e obrigatório para ver as inglesas bonitinhas usando as novas mini-saias da Mary Quant e os penteados punks que já estavam surgindo, comprar umas camisetas com a bandeira inglesa estampada e tomar cervejas quentes nos muitos pubs. Eu, descobrindo o primeiro mundo, ficava impressionado com aquelas novidades todas!

Minha amiga e colega de faculdade Christina achou agora numa velha caixa de sapatos um dos muitos cartões postais que eu mandava de lá, e aqui está ele com as minhas impressões da "Swinging London" há exatamente 42 anos atrás!

****************************************************************

Portobello Road, em Notting Hill, e as ruas transversais são sinônimo de novidade, apesar dos muitos antiquários e lojas para colecionadores. Barraquinhas nas calçadas vendem de roupa a prata antiga, de brinquedos a discos de vinil. As antiguidades ficam na parte de Notting Hill e mais para frente estão os estandes de comida.

No pedaço entre Westway e Ladbroke Grove ficam as butiques dos novos desenhistas de moda. Estandes de roupas 'vintage' só às sextas-feiras e sábados, quando a rua fica lotada! Aproveite e almoce no Cow, um "gastropub" do Tom Conran com um pub no térreo, um restaurante nos fundos e outro no segundo andar. Coma ostras e beba muita cerveja!

Twenty8Twelve – As duas Lojas da atriz Sienna Miller e sua irmã atraem uma legião de moças e jovem senhoras elegantes e modernas que buscam roupas diferentes e de bom gosto.

Top Shop – 214 Oxford Street – Muita coisa nova e bonita, inclusive os modelitos criados pela Kate Moss.


Onde ouvir Jazz ao vivo:

Vortex Jazz Club - 11 Gillett Street, Dalston, N16 0JH – 020 7254-4097
O Vortex é conhecido internacionalmente pela música ao vivo apresentada lá. O lugar é antigo, mas muito acolhedor e simpático.

Jazz Café - 5-7 Parkway, Camden Town, NW1 7PG – 020 7688-8899
Outro lugar muito conhecido em Parkway, sempre com jazz moderno europeu.

606 Club - 90 Lots Road, Chelsea, SW10 0QD – 020 7352-5953
Com sua bem conhecida e discreta fachada de tijolinho, o 606 Club é um dos mais populares locais de jazz em Chelsea.

Ronnie Scotts Jazz Club – 47 Frith Street, Soho, WID 4HT – 020 7439-0747
Um dos mais antigos clubes de jazz do mundo que sempre apresentou desde a sua inauguração todos os lendários nomes de jazz moderno e fusion. Só para você saber, o solo de saxofone na gravação de 'Lady Madonna' dos Beatles foi do Ronnie, e ele não gostou do final!

Não deixe de assistir a um dos musicais em cartaz no West End, tão bons quanto os da Broadway. Atualmente estão em cartaz, entre outros, Billy Elliot, Avenue Q, Oliver, Dirty Dancing, Grease, Mamma Mia e o Thriller Live - uma homeagem à carreira do Michael Jackson que termina com todo o teatro dançando ao som dos sucessos inesquecíveis!

Onde se hospedar?

Esse é um problema sério, pois o custo de vida em Londres é muito alto e fica difícil se hospedar sem pagar caro.

Já fiquei duas vêzes no Hotel Rembrandt, em South Kensington, que além de muito bom fica em frente aos museus Victoria & Albert e História Natural, a duas quadras do Harrods, em meio a vários restaurantes e pequenas lojas. Diárias a partir de $ 160 libras esterlinas, o que dá cerca de USD 264.00.

Mais barato, também na mesma região de Kensington, é o Best Western Cromwell, com diárias a partir de USD 212.00.

Se você quiser pagar menos, o jeito é se hospedar em algum "bed & breakfast", que são casas de família que alugam quartos com banheiro bem baratinhos. Há várias empresas que fazem essas reservas, uma delas é a The London Bed and Breakfast, ótima e bem confiável, oferecendo muitas opções em todos os bairros.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

DO FUNDO DO BAÚ

Alemanha, outubro de 1987

Duas vêzes por ano a Lufthansa convidava agentes de viagens para passar uma semana em seu centro de treinamento em Seeheim, perto de Frankfurt, para fazer um curso sobre tarifas. O Shulungszentrum era uma mistura de faculdade e hotel no meio da floresta, com várias salas de aula, restaurantes, auditórios e uma parte só de diversão, com boliche, quadras esportivas, piscina olímpica interna, saunas, sala de musculação e de bronzeamento. Lá estavam centenas de alunos fazendo os cursos mais variados: para pilotos, equipe de bordo, controladores de vôos, mecânicos e muito mais.

O Cicero Bina, que na época era o "tarifeiro" da Lufthansa no Rio, foi nosso acompanhante o tempo todo. Aprendemos as difíceis minúcias das regras tarifárias e voltamos ao Brasil bem mais sabidos. Hoje, porém, basta você dar um comando no computador e a tarifa aparece na hora, correta e sem trabalho algum!

Além das aulas teóricas e treinamentos práticos nós aproveitamos para passear e conhecer um pouco a Alemanha. Aqui estamos jantando em Heidelberg, na antiquérrima taberna Zum Roten Ochsen, onde eu comprei os tais copos com o pé verde para beber vinho do Reno que eu já contei aqui no blog.

Visitamos também Colônia, e eu fiquei bastante impressionado com o Museu Romisch-Germanisches, espetacular.
De toda a nossa turma de estudantes eu ainda encontro muito o Cicero e a Mara, que fez parte do Famtour de Orlando há dois anos.
Bons tempos, boas viagens...