quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

HAPPY NEW YEAR!

zwani.com myspace graphic comments

domingo, 27 de dezembro de 2009

VOLTA AO MUNDO COM AS LUZES DO NATAL!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

CARTES POSTALES DE PARIS

A difícil escolha da sobremesa!

Nada como um Saint Émilion na hora do almoço!

A varanda do Hotel de l'Abbaye é um verdadeiro oásis.

A "square" Boucicaut vista de cima do Le Bon Marché.

Até os tapumes das obras em Paris são bonitos!

Você acaba comprando uma plaquinha antiga nos "bouquinistes" do Sena.

O museu d'Orsay é um dos meus favoritos.

Uma volta ao passado nessa loja que só vende soldadinhos de chumbo.

A arquitetura clássica fica perfeita com as três estátuas.

A plantinha do Natal: gui ou houx em francês, mistletoe e holly em inglês e visco em português.

As flores na rue de Buci dão um colorido especial ao dia chuvoso.

Cada buquê é mais bonito que o outro.

O cone de frutos do mar do Café Armani é delicioso!

A sorveteria Berthillon se enfeita para o Natal.

Os garçons do Café de Flore não param um minuto!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

DANDO UM PULINHO EM PARIS...

Quem lê esse blog há algum tempo sabe que sempre que posso, dou um pulinho em Paris! E foi exatamente isso o que eu fiz na semana passada, aproveitando uns dias de férias.

É claro que a cidade continua linda, agora já toda enfeitada para o Natal com muitas luzes azuis, mas pela primeira vez na vida ví alguns reflexos da crise: as lojas com pouca gente, bons restaurantes que eram difíceis de se conseguir mesa confirmando a reserva na hora, e até mesmo os museus mais vazios. E cada vez mais mendigos com cachorros nas calçadas.

Com cachorros? Pois eu soube que há uma lei municipal que não permite que os mendigos que tenham cachorros sejam recolhidos aos abrigos, sei lá porque! E cada vez tem mais...

Fui todo animado ao Centre Pompidou para ver a exposição do pintor Pierre Soulages, que gosto muito, e dei com o nariz na porta: os funcionários estavam em greve por conta de uma nova política de corte de pessoal e o museu permaneceu fechado.

Mas consegui ver alguns de seus quadros por acaso, pois andando pela rue de Seine descobri na Pascal Lansberg Galerie uma retrospectiva do pintor, complementando a mostra do Beaubourg.
Foi ótimo, porque tinha pouquíssima gente e pude apreciar bem de perto a sua arte.


No Musée d'Orsay, além do sempre fantástico acervo dos impressionistas, realizava-se a exposição Art Nouveau Revival, bem interessante e com algumas coisas bem malucas, como esse vaso sanitário em forma de mosca! Bem apropriado, não?

Fui pela primeira vez ao Museu Cernuschi, especializado em arte oriental, instalado numa mansão elegantíssima na rue Velasquez, em pleno Parc Monceau, o bairro mais chique de Paris.
Além da coleção incrível de objetos de arte da China, Japão e outros países da Ásia, estava acontecendo a exposição dos budas de Shandong, descobertos em 1996 em Qingzhou.
Valeu pela exposição e por ter conhecido uma casa lindíssima.

E os restaurantes?

Consegui jantar no Ze Kitchen Galerie, que eu tentava há anos e que já falei aqui no blog. Muito bom e badalado, cheio numa segunda-feira até quase a meia-noite, o lugar oferece a gastronomia inventiva do chef William Ledeuil, que diz cozinhar com "a criança que tem dentro dele". Por uma janela você pode ver parte da cozinha e apreciar a habilidade dos cozinheiros.
Wilson, um dos garçons, é brasileiro e trabalhou no Rio no Allegro Bistrô da loja Modern Sounds. As explicações sobre o preparo da comida e o seu relato sobre a vida de um garçom brasileiro em Paris foram ótimos. E todos os quadros expostos estão à venda, daí o Galerie.

Uma novidade descoberta por acaso foi o novo KGB ou Kitchen Galerie Bis, versão mais simples do restaurante acima na outra ponta da mesma rua. O almoço começa com três "zhordoeuvres" (o dono tem mania de colocar a letra Z em tudo) escolhidos pelo chefe e seguidos por ótimas sugestões do dia. Claro e bem decorado, serviço rápido e com preços bem mais baratos que os do irmão mais velho.

Na Ile Saint-Louis almocei no novíssimo SORZA, com as paredes vermelhas cheias de espelhos e comida italiana & mediterrânea, muito gostosa. Pequeno e apertado, como todos os restaurantes da ilha que se instalaram em prédios centenários, o lugar é ótimo e com gente bonita, a começar pelas garçonetes. Fica no número 51 da rue Saint-Louis-en-L'Ile, a principal da famosa ilhota.

Mais uma vez jantei no Alcazar, sempre animado e lotado. O lugar é lindo, a comida é ótima e o serviço perfeito. Nas paredes são projetados filmes clássicos antigos, e nesse dia era "Gilda", com a Rita Hayworth. No mezanino há um lounge que esquenta a partir das onze da noite com vários DJs, garantindo a presença da "jeunesse dorée" parisiense até alta madrugada. E como o lugar tem a assinatura do designer inglês Terence Conran, o bom gosto está garantido.

O bonitão está de volta!

A Maison Dior está fazendo uma nova campanha publicitária para relançar o perfume masculino Eau Sauvage - sucesso de vendas há décadas - mas na falta de novos modelos à altura do produto resolveu usar a mesma foto com o mesmo galã que posou para o seu lançamento em 1966: o ator Alain Delon.
Sucesso de bilheteria nos anos 60 com "O sol por testemunha", "Rocco e seus irmãos", "O eclipse" e "O Leopardo", o moço moreno de olhos azuis era considerado um dos homens mais bonitos do cinema, além de bom ator.
Atualmente com com 74 anos, Delon continua na ativa e é o astro da série policial de TV "Frank Riva". Mas é a sua foto aos 31 anos que está estampada em todos os jornais, revistas e lojas de departamentos fazendo o maior sucesso.
Os top models masculinos que se cuidem...

E entre uma coisa e outra, nada como sentar na varanda do antiquérrimo Les Deux Magots, tomar um vinho, comer um salmão defumado e ver a vida parisiense passar...



quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

DO FUNDO DO BAÚ

Áustria e Hungria, maio de 1997

Sentado no café do elegantíssimo Hotel Sacher de Viena, esperando para comer um pedaço da famosa torta de chocolate. Só que o vento mudou de direção e tive que sair correndo por causa do cecê da turma! Leia sobre essa terrível experiência clicando aqui.

Bem em frente ao Hotel Bristol fica a Ópera de Viena, onde estava fazendo muito sucesso o musical americano "O beijo da mulher-aranha" todo cantado em alemão. Ui!

Entre Viena e Budapest fica a Abadia de Pannonhalma, nas colinas de St. Martin, uma das mais antigas do mundo, construída em 996. Sede da congregação dos Beneditinos da Hungria, o lugar impressiona pela sua imponência. Hoje em dia os monjes, além das obrigações da igreja, plantam uvas Sauvignon Blanc, Gewürztraminer e Riesling, que, por coincidência, fazem os meus vinhos brancos preferidos.