quarta-feira, 31 de março de 2010

UM NOVO MUSEU EM VENEZA

Se Veneza já era uma das capitais mundiais do mundo artístico por conta de seus muitos museus e prédios históricos, além da famosa Biennale, agora a cidade aquática ganhou mais um trunfo: o bilionário François Pinault, dono de um conglomerado de empresas que inclui entre outras coisas a grife Gucci e a casa de leilões Christie’s, abriu há alguns meses seu segundo museu em Veneza.

O Punta della Dogana, como o nome indica, fica na ponta de uma península na desembocadura do Gran Canale, no prédio que desde o século XV era a alfândega da cidade. A prefeitura lançou um concurso para cedê-lo a quem se dispusesse a construir ali um museu de arte contemporânea. O Palazzo Grassi, museu veneziano de Pinault, venceu a concorrência, desbancando candidatos como a fundação Salomon R. Guggenheim.

O arquiteto Tadao Ando foi contratado para reformar a antiga construção e as obras duraram 14 meses. Ele preservou a fachada externa mas inseriu entre outras coisas um cubo gigante de cimento polido dentro do interior triangular do prédio.

O Ponta della Dogana abriu as portas com a mostra “Mapping the Studio: Artists from the François Pinault Collection”, e as mais de 300 obras de arte ocupam não só o novo museu como também o Palazzo Grassi. Entre elas há trabalhos dos mais importantes artistas plásticos como Jeff Koons, Cindy Sherman, Richard Prince e Takashi Murakami, expostos ao lado de artistas em ascensão como Matthew Day Jackson, Adel Abdessamed, Wilhelm Sasnal, Rachel Harrison, Mark Grotjahn e Richard Hughes.

Leia mais sobre Veneza clicando aqui.

quarta-feira, 24 de março de 2010

DO FUNDO DO BAÚ

Turks and Caicos, maio de 1992 Olha só a cor do mar da ilha Providenciales no arquipélago Turks and Caicos no Caribe. Eu fui conhecer esta ilha, também conhecida como "Provo", a convite da operadora Saint-Michel do meu amigo José Roberto. Eu e outros agentes de viagens e jornalistas ficamos deslumbrados com a natureza e a tranquilidade do lugar, que nesta época só tinha três hotéis e um Club Med. Mas hoje a coisa mudou e o turismo cresceu muito

Eu e a Kiki Garavaglia fazendo pose no Club Med Turkoise, totalmente isolado na ponta da praia principal, onde jantamos e curtimos muito o por do sol. Essa viagem foi muito divertida, pois todos já se conheciam e aconteceu de tudo. Leia a história do ataque dos mosquitos aqui.

Na volta passamos dois dias em Miami no Leslie Hotel, na Ocean Drive, bem no Art Deco District, onde os quartos eram decorados com todas as cores do arco-íris, não fosse o bairro o paraíso gay da América do Norte! A Regina Martelli e a Ana Simas foram ótimas companheiras nas compras e nas saídas noturnas!

quinta-feira, 18 de março de 2010

DICAS EUROPÉIAS DA ROBERTA

Minha amiga Roberta acabou de chegar de uma viagem a Madri, Barcelona e Paris e trouxe ótimas dicas. Anotem em seus caderninhos:

Em Barcelona ela descobriu a novíssima casa de banhos Aire de Barcelona, instalada num prédio do século 19 do bairro Born, e aproveitou para recuperar as energias e relaxar nas muitas piscinas e jacuzzis em meio às paredes de tijolinho aparente e escadas de aço bem modernas.

Com muita influência árabe, o lugar tem pacotes de tratamentos que custam de 24 a 80 euros por pessoa, oferecendo de tudo para aliviar o cansaço e o estresse muito comuns em viagens, como hidromassagem, sauna, massagem, aromaterapia e limpeza de pele. E você sai de lá novinho em folha!

Localizadas onde antigamente funcionava o sistema hidráulico da velha cidade, as seis piscinas - entre elas uma de água salgada, uma de água pelando a 40º e outra de água gelada, para mergulhar e sentir o impacto da diferença de temperaturas - fazem você sair novinho em folha. Mas tem que marcar hora por telefone.

Perto do hotel Silken, onde se hospedou, ela e o marido Marcelo descobriram o Bar Lobo, claro e moderno, servindo comida básica, vinho em jarra e preços bem honestos. Ótimo para almoçar ou jantar se você estiver passeando pela Rambla, ali do lado.

Dos vários restaurantes do Porto Velho o preferido foi o Barceloneta, bem turístico e enorme, mas servindo peixes sempre frescos e gostosos, com serviço perfeito e preço justo.

Para um forte e bem seco dry martini, ela recomenda o Dry Martini, conhecido bar que serve os melhores drinques da cidade. O dono, Javier de las Muelas, é um craque em matéria de bebidas e já lançou vários livros de receitas. Além das bebidas, o bar possui uma verdadeira galeria de arte com quadros retratando os dry martinis, entre eles um do nosso Romero Brito.

Uma taberna ótima: Paco Mer Algo (olha só o trocadilho: prá comer algo) - Nesse a melhor pedida são as "croquetas" de frango e presunto, acompanhados de muita sangria. É para comer sem parar!

*********************************************************************************
Em Madri a Roberta fez um verdadeiro tour por vários bares de tapas, e destacou dois especiais:


Txacolina - Cava Baja 26 - Minúsculo, badalado e sempre lotado de gente jovem.

Juana la Loca - Plaza Puerta de Moros, 4, em La Latina - Especializada em "tortillas". A melhor delas segundo ela é a de batata recheada com cebolas carameladas.

Uma última sugestão: o restaurante El Original, no bairro gay-friendly de Chueca, sem turistas e com comida internacional muito boa. Segundo os dois a carne de viado é muito boa...

**********************************************************************************

O mais famoso boteco parisiense de falafel é o "L'As du Falafel" no Marais, perfeito para uma refeição rápida e barata.
A fila na porta é enorme, mas enquanto você espera são servidos pequenos falafels com sabores variados para todo mundo comer. São ótimos!

Não deixe de comer os sanduíches de pão árabe muito bem recheados, deliciosos e baratíssimos, que você pode comer lá mesmo ou levar até a Place des Vosges, ali perto, e curtir um dos lugares mais bonitos de Paris na hora do almoço.

L'As du Falafel - 34 rue des Rosiers, Marais - Tel: 01.48.87.63.60

E quando é a próxima viagem, Roberta? Queremos mais dicas!

sexta-feira, 5 de março de 2010

WINTER IN NEW YORK

As jóias nas garrafas no Meatpacking DistrictO menu do brunch no PastisA sujeira da rua depois da nevascaA arquitetura do New MuseumAs cadeiras empilhadas no SaksAs manequins do JeffreyPreto, cinza e branco nos prédios do SohoColumbus Circle visto do Time WarnerO MAD e seu novo restaurante lá em cimaTudo branco no Central ParkTim Burton no MoMAA High Line passa por baixo do Hotel StandardA cabra do Picasso na neveA Apple e o Plaza