sábado, 26 de junho de 2010

OS MELHORES RESORTS DE PRAIA DO MÉXICO

No começo só havia Acapulco, mas agora, da Baja ao Yucatán, o litoral mexicano é uma série de paraísos tropicais com ótimos resorts. Conheça alguns deles:


Acapulco


Vista de longe, a costa de Acapulco é linda, cheia de praias e rochedos. Do lado sul da montanha fica Acapulco Diamante, onde está o excelente hotel Camino Real em sua tranqüila praia particular na baía de Puerto Marqués.

Mais modesto, mas repleto de memórias dos astros de Hollywood nos anos 50, o Los Flamingos, numa península do outro lado da baía oferece as melhores vistas na hora do por do sol. As suítes-junior com varanda são as melhores acomodações.
Bem perto dele fica o Coyuca 22, uma mansão particular transformada num ótimo restaurante romântico bem charmoso.

Cancun


Tem muito turista que nem desconfia que a língua oficial deste paraíso seja o espanhol, pois o que interessa mesmo são as praias com areias rosadas e o incrível mar turquesa. Dentre dúzias de hotéis três se destacam:

Le Meridien Cancun Resort, com bons quartos, ótimo serviço, decoração de bom gosto e atividades as mais diversas.

O Ritz-Carlton é sempre ótimo em qualquer cidade do mundo, oferecendo os maiores e mais luxuosos quartos e um serviço de primeira.

Se você não se importar em ficar longe do mar, o JW Marriott Cancun Resort & SPA tem varandas em todos os quartos e um imenso SPA temático baseado na cultura Maia.

O Royal Sands é um dos cinco hotéis da mesma cadeia em Cancun que tem quartos imaculadamente limpos, cordialidade no atendimento e diárias bem mais baratas, o que é uma boa opção para quem pretende passar o dia na praia e não gastar mucha plata.

Costa Alegre

Exceto talvez por uma tartaruga colocando ovos na areia, o que você mais vai encontrar nessa imensa praia entre Puerto Vallarta e Manzanillo são os hotéis mais sofisticados e exclusivos do México.
Perto de Puerto Vallarta mas muito bem escondido está para inaugurar ainda esse ano o Hotelito Desconocido, perfeito para a turma mais natureba-chique que topa ficar com energia solar de dia e luz de velas à noite, mas nada de eletricidade!

Mais ao sul fica o Las Alamandas, tão rústico e chique quanto o outro, mas bem mais sofisticado.

Numa pequena enseada está o badalado El Careyes Beach Resort, que oferece tantas opções de lazer que você acaba desistindo de ficar só se bronzeando na praia.

Para quem joga golfe a melhor pedida é o El Tamarindo Golf Resort, localizado entre a praia e uma impressionante floresta tropical.

Cozumel

As praias não se comparam às de Cancun, mas o mar é o melhor do mundo para quem mergulha. Quando os navios de cruzeiros atracam a quantidade de turistas no centro é grande, por isso os melhores hotéis são os que ficam afastados de San Miguel, a única cidade desta ilha.

O melhor é o Presidente InterContinental, com varandas em todos os bem decorados quartos e suites, e com o restaurante La Veranda oferecendo um menu que mistura influências do México, Caribe e Europa.

Huatulco

Esta costa tem nove baías praticamente desabitadas porque até agora o turismo em massa ainda não chegou lá.

Na melhor praia está o Camino Real Zaashila, com uma arquitetura horizontal muito bem mesclada com a natureza mexicana. Alguns quartos tem piscinas particulares, mas a piscina principal é tão grande que muita gente nem mergulha no mar!
a>Um ótimo lugar para jantar é o Restaurant Bar Doña Celia, na baía de Santa Cruz, perto da marina, com peixes e frutos do mar fresquíssimos. As lagostas são ótimas.

Los Cabos


Na ponta deserta da península de Baja os resorts estão crescendo numa rapidez incrível. De frente para o mar está o Las Ventanas al Paraíso que inclui entre muitos serviços a recepção de boas vindas com tequila aos novos hóspedes em suas enormes suites!

Atrás de altos muros na cidade de San José del Cabo, a Casa Natalia é mais compacta e com um tom mais local e tradicional.

O restaurante mais romantico e mais caro em Cabo San Lucas fica é a Casa Rafael's, uma grande mansão toda pintada de rosa onde as garçonetes muitas vezes dançam entre as mesas.

Manzanillo

Tanto o Las Hadas como o Grand Bay são hotéis fabulosos, de frente para o mar, mas o que atrai mesmo o público são os campos de golfe entre eles. O primeiro, parecendo um uma vila mourisca, parece menor e mais aconchegante. O outro é o oposto, com muito glamur e badalação.

Ocupando o mesmo local do Willi's, que foi destruído pelas ondas numa grande ressaca, o Toscana é o melhor restaurante francês do lugar. À beira do mar, à espera da próxima ressaca, os donos oferecem comida de primeiro mundo.

Puerto Vallarta

Muitos chefes de cozinha que se cansaram dos invernos europeus agora dominam o vibrante mundo dos restaurantes de Puerto Vallarta. Vale à pena comprar objetos de arte nativa, em especial as tapeçarias dos índios Huichol e as pinturas com bordados de lã. Os melhores hotéis, entretanto, ficam a 45 minutos em direção ao norte.

No Four Seasons Resort Punta Mita os empregados aprendem logo o seu nome e são muito gentis. Os melhores quartos são os que tem vista para o mar.

Para as vistas mais bonitas suba até o terraço ajardinado do Café des Artistes del Mar no hotel do mesmo nome onde o som das cascatas e fontes se mistura aos sabores dos salmões grelhados com saladas asiáticas.

Zihuatanejo e Ixtapa

Uma cidade ao lado da outra, Ixtapa cheia de altos prédios na beira da praia com todos os serviços habituais e Zihuatanejo com peixes frescos que acabaram de chegar pelos barcos dos pescadores.

Em Zihuatanejo você pode apreciar o vai-e-vem dos barcos da varanda da sua suite no La Casa que Canta, no rochedo acima do mar. E nem precisa sai de lá para comer bem, pois o menu é supervisionado por Laura de Caraza, uma das chefes mais famosas do México.

Mas se você quiser variar, vá ao Coconuts, em meio a um jardim no centro da cidade e experimente os pratos diferentes como tacos de frutos do mar.

E aí, resolveu para onde você vai nas próximas férias?

sexta-feira, 18 de junho de 2010

DO FUNDO DO BAÚ

Los Angeles e Anaheim, julho de 1969

Na primeira vez que eu viajei aos Estados Unidos já fui trabalhando como guia, acompanhando uma família de 12 pessoas!

Fomos primeiro para Los Angeles e nos hospedamos no ótimo Beverly Hilton Hotel, onde foi tirada a foto acima. Eu não poderia imaginar que iria passar uma boa parte da minha vida guiando grupos pelo mundo afora, nem que eu voltaria a me hospedar nesse luxuoso hotel mais cinco vêzes!

A Disneylândia, em Anaheim, tinha a metade do tamanho que tem hoje, mas era o melhor parque da Califórnia naquela época, seguido pela Knott's Berry Farm e Marineland of the Pacific. Foi uma experiência e tanto descobrir cidades desconhecidas tomando conta desta turma que não era fácil. Saiba mais detalhes clicando aqui!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

DICAS DO NEW YORK TIMES

Anotem as dicas da revista Style do New York Times porque a turma lá sabe o que fala:

DORSET

Esta é a cidade localizada na costa inglesa preferida pelos pescadores por suas águas calmas e cheias de peixes. Mas tudo está mudando para melhor.
Sua costa Jurássica atrai geólogos do mundo todo, e por isso as cabanas em Mudeford Spit que eram bem baratas agora tem diárias custando verdadeiras fortunas. As águas azuis transparentes da praia de Sandbanks são perfeitas para a turma do windsurfe, que acampa nas areias brancas todos os fins de semana dos meses do verão.

O Alexandra Hotel em Lyme Regis tem uma ótima localização e oferece quartos confortáveis com decoração que mistura o charme do passado com as novidades do futuro (diárias a partir de USD 185.00).

O Hix Oister and Fish House é de longe o melhor restaurante da cidade. Como é bem pequeno você precisa reservar com bastante antecedência. (pratos principais de USD 20.00 a USD 75.00)

O Captains Club Hotel é o mais luxuoso de Christchurch, um excelente 4 estrelas às margens do rio Stour. (diárias a partir de USD 350.00).

URUGUAI

Além dos biquines cada vez menores, as praias de Punta del Este oferecem também boas demonstrações artísticas:

Está para inaugurar o Playa Vik José Ignacio, um eco-resort na beira do mar que tem uma sede de vidro e titânio com uma piscina monumental cercada por vários bangalôs com telhado de grama natural. Assim como sua irmã, a Estancia Vik, luxuoso rancho que fica ali perto, este hotel deu carta branca para os artistas plásticos uruguaios decorar os interiores: Pablo Casacuberta pintou uma suite com grafitis coloridos e a cabana minimalista do Eduardo Cardozo tem no centro uma lareira de sopapo (barro e capim)!

A Fundação Pablo Atchugarry é o museu e parque de esculturas do querido escultor uruguaio, composto por várias casas brancas em Maldonado. Além das monumentais esculturas de mármore branco, o museu faz exposições temporárias de outros mestres contemporâneos, como a recente retrospeciva do Le Corbusier.

A Galeria del Paseo apesar de ficar próxima a várias lojas de surfe em Manantiales, é frequentada pela elite local que aprecia obras de artistas uruguaios contemporâneos como Ricardo Pascale e a fotógrafa digital Ana Tiscornia, que nasceu em Montevideo mas mora em Nova York.

O Museu Ralli, com sua incrível coleção de obras do século 16 e muitos quadros de René Magritte, tem também importantes trabalhos de artistas sul-americanos, como o venezuelano Henry Bermudez que explora temas pré-colombianos elaborados com técnica bem psicodélica.


BOSTON

Se você pensa que Boston ainda é a mesma cidade antiga cheia de tradições imutáveis, está redondamente enganado! Agora o South Waterfront, como o nome diz na beira do mar, está pipocando com ótimas novidades:

A loja multimarcas Louis abriu um grande armazém oferecendo entre outras coisas roupas da Lyn Devon, Row e Jonathan Saunders, favoritas da turma descolada. Uma farmácia vende os perfumes e cremes da badalada marca italiana Santa Maria Novella, e no verão funciona no jardim de trás um mercadinho de produtos orgânicos e artezanato locais bem sortido.

O Institute of Contemporary Art, já mostrado aqui no blog, projetado por Scofidio + Renfro, programa sempre concertos e performances no grande auditório de vidro projetado sobre o mar, além de expor até setembro a incrível mostra dos desenhos feitos a mão pelo tatuador mexicano Dr. Lakra.


Menton é o restaurante da chefe Barbara Lynch que abriu ano passado e já é o maior sucesso com menus de 4 ou 7 pratos a preço fixo. O nome vem da cidade francesa na fronteira com a Itália, e a comida é exatamente uma "fusion" dos dois países. A decoração tem lustres de Murano e tapetes persas antigos, dando um toque bem elegante.

Já o Drink é um bar subterrâneo dentro de um antigo depósito de lã reformado, que usa copos e apretrechos de bar "vintage" para fazer os ótimos drinques. Belisquetes moderninhos como pirulitos de fois gras atraem uma turma bem animada. Não fosse a dona do lugar a mesma Barbara do Menton, que sabe das coisas.

SÃO PAULO

Há dez anos o restaurante D.O.M. do Alex Atala quebrou a tradição em São Paulo do colonialismo culinário que dizia serem as comidas francesa, italiana e japonesa boas, mas a brasileira ruim! Hoje em dia uma nova geração de chefes está misturando receitas e técnicas e elevando a culinária brasileira a um patamar bem mais alto.

Checho González, o chefe todo tatuado do novo restaurante Aji ( pratos principais de R$35,00 a R$54,00) mistura os sabores de sua Bolívia natal com os clássicos da culinária brasileira. O seu cozido, por exemplo, é feito com pedaços de picanha macerada em vinho tinto, e as caipirinhas são temperadas com a vermelha pimenta Aji, colhida nas montanhas da sua terra natal.

No Marakuthai, que funciona numa casa nos Jardins ( pratos de R$45,00 a R$60,00), a chefe de 21 anos Renata Vanzetto tem como inspiração a comida tailandesa, mas elaborada com frutas e outros ingredientes frescos locais. Um exemplo: camarão ao curry com banana com crosta de coco.

E no Kaá (pratos de R$48,00 a R$70,00), com a decoração tropical cheia de plantas e laguinhos, também nos Jardins, Paulo Barros usa ingredientes típicos da amazônia, como carambola e bacuri, para incrementar o menu franco-italiano. "Já que o Brasil está sendo considerado uma nova potência economica, porque não levar esta força também para a nossa cozinha?", diz o chefe de 37 anos.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

SCENES FROM MANHATTAN

Broadway! from Luiz Dale on Vimeo.

A própria Times Square já é um show espetacular de luzes e cores!

Os cartazes dizem que a economia americana está se afogando, será?

Depois de três anos em obras, o prédio do Cartier ficou mais bonito ainda!

O homem todo feito de galhos de árvores está na exposição Dead or Alive do MAD.

As janelas do restaurante Robert no sétimo andar do MAD mostram uma vista perfeita do Central Park.

O cartaz super-colorido convida a todos para serem sócios do MoMA.

Um Porsche vermelho dos anos 60 na janela do museu.

Os círculos coloridos da Atsuko Tanaka dão boas vindas aos visitantes do MoMA.

A publicidade do filme Toy Story 3 está espalhada por toda a cidade, até nos ônibus.

Os letreiros luminosos são cada vez maiores e mais coloridos.

Os reflexos esquisitos dos prédios da 7ª avenida parecem ilusão de ótica.

O Dalai Lama pontificou durante quatro dias no Radio City e atraiu milhares de pessoas de todas as partes do mundo.

Na praça da rua 53 entre as avenidas 5ª e Madison estão cinco blocos do Muro de Berlim!

Diana Ross - Who's the boss! from Luiz Dale on Vimeo.

A Diana Ross mostrou no Radio City que ela ainda é The Boss!

E para saber quando você vai voltar a Nova York, consulte a Ann que cobra 10 dólares para prever o futuro - mas essa pergunta é de graça!