sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

CARTA EXPRESSA DE LONDRES

Acabei de passar uma semana em Londres, uma das minhas cidades favoritas desde 1967! Tempo ótimo, sol e céu azul, temperaturas que variavam dos 7 ao zero graus! E uma nevasca inesperada para dar aquele toque branco de cartão postal...

Nosso hotel, o Rembrandt, em Thurloe Place, South Kensington, foi todo reformado e está melhor de que nunca. O café da manhã é dos mais fartos e os empregados são muito gentis. Outra vantagem do hotel: fica bem perto dos magazines Harrods e Harvey Nichols, e entre várias outras lojas e restaurantes de todos os tipos.


Além do famoso restaurante San Lorenzo, o favorito de Lady Di, fui a quatro que não conhecia alí perto, três novos e um bem antigo: o chique Brompton Bar & Grill, aberto todos os dias para almoço e jantar, ótimo; o Racine, francês, onde comi miolo de bezerro (ma-ra-vi-lho-so!), o simpático e informal Brompton Quarter Café Restaurant, que também vende pães e croissants deliciosos para levar para casa, e o animadíssimo Sale e Pepe, italiano de mais de 30 anos sempre cheio de gente bonita. Tem que reservar, pois fica lotado. A gritaria alegre dos maitres consegue ser maior que a algazarra feliz dos frequentadores.

********************************************************************

Do outro lado da rua do hotel, no Victoria & Albert Museum, simplesmente chamado de V & A pelos inglêses, vi e adorei a exposição Magnificence of the Tzars, mostrando roupas masculinas usadas nas cerimônias da Côrte Imperial russa entre 1721 e 1917. Espetacular!

Em outra sala, esculturas de todas as épocas impressionam pela perfeição de detalhes e beleza, sendo as de Auguste Rodin as mais apreciadas.

No andar de cima, numa sala escura só iluminada com focos de luz, jóias e mais jóias de reis, rainhas e personagens históricos. Parecia o tesouro do Ali Babá!


Fui também à Tate Modern ver a exposição das enormes telas do Mark Rhotko feitas especialmente para o restaurante Four Seasons do Seagram Building de Nova York, expostas juntas pela primeira vez na vida.

A Tate Modern, você sabe, era uma enorme usina elétrica que foi transformada em galeria de arte moderna e contemporânea, hoje uma das mais respeitadas do mundo.

Na nova e espetacular Saatchi Gallery, uma mostra de obras de artistas do Oriente Médio chama a atenção pela originalidade dos temas, sempre ligados às tradições religiosas seculares.



Uma coisa muito maluca: numa das salas, sete bonecos representando figuras políticas conhecidas, sentados em cadeiras de rodas rodopiando o tempo todo! E você pode passar pelo meio e acabar levando um tranco! Arte?

********************************************************************

Um excelente show musical: Billy Elliott, baseado no filme do mesmo nome, contando a história do garoto de 12 anos filho de um pobre e problemático mineiro inglês que descobre sua vocação para o balé! Músicas de Elton John, excelente montagem e elenco, com o destaque para os quatro meninos de 13 anos que se revezam no papel principal: dançam, cantam e ainda fazem mil acrobacias. Imperdível!

Outro show divertido mas menos profissional: Thriler Live, uma retrospectiva das músicas e da carreira do Michael Jackson. Se você curte o inegável sucesso do estranho cantor andrógino, não perca. No final a platéia toda dança ao som de "Bad"!

********************************************************************

E aí a neve caiu prá valer!

No último dia a maior nevasca dos últimos 18 anos castigou Londres e outras cidades inglesas paralizando grande parte do país! Aeroportos fechados, centenas de vôos cancelados, metrôs, trens e ônibus circulando precariamente, escolas sem aulas, muitos estabelecimentos comerciais - inclusive o nosso hotel - com falta de funcionários.

Mas vejam só as fotos que eu tirei: para nós que vivemos eternamente no verão, não é lindo ver todo esse branco, mesmo morrendo de frio?

No dia seguinte dessa neve toda fui bem cedo para o aeroporto de Heathrow receoso do que poderia acontecer, pois na televisão só se noticiava que as estradas estavam congeladas e a confusão poderia ser pior ainda.

Mas amanheceu um dia lindo, com céu azul e menos frio que a véspera, e o vôo para Barcelona saiu na hora certa, sem nenhum problema.


A próxima carta, de Barcelona, em mando na semana que vem...

Nenhum comentário: