sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CONHECENDO VANCOUVER

Cercada de mar pelos três lados do estreito da Geórgia e encravada aos pés da cordilheira Coast Mountains, Vancouver é a maior cidade da província da Columbia Britânica, com meio milhão de habitantes e um dos melhores climas do Canadá. Seus cenários naturais são espetaculares e é lá que estão acontecendo as Olimpíadas de Inverno de 2010.

Na ponta da península fica o Stanley Park, uma antiga reserva militar transformada em 405 hectares de árvores, lagos e lazer junto à costa, ótimo para passear de bicicleta, alugada lá mesmo. Toda a costa é servida por linhas de barcos que proporcionam ótimos passeios com as melhores vistas de Vancouver.

As barcas que vão até a baía de False Creek fazem uma parada providencial na ilhota de Granville, que tem vários restaurantes simpáticos, e depois seguem até o Science World, um domo geodésico projetado pelo norte-americano Buckminster Fuller para abrigar o Museu de Ciências.

Uma das coisas mais divertidas para se fazer em Vancouver é passear de barco para conhecer o litoral e ver de perto as baleias. Há poucos quilômetros da costa você já vê as orcas, também conhecidas como baleias assassinas.

O passeio dura três horas, os barcos partem do cais central da cidade de Victoria e o bilhete custa 70 dólares canadenses por pessoa. Os imensos mamíferos geralmente já são vistos depois de 45 minutos de navegação, e como o barco fica circulando você consegue tirar ótimas fotos.

Você também pode ver as orcas na viagem de ferry-boat entre Vancouver e a ilha Victoria. A BC Ferries sempre oferece nos meses de verão uma apresentação gratuita durante a viagem com um profissional especializado em baleias que fala sobre os mamíferos e ajuda os passageiros a localizá-los nas águas geladas.

Ao contrário de Vancouver, localizada no continente, Victoria é uma ilha, daí o transporte entre as duas cidades ser feito por esses confortáveis barcos que tem restaurante, café e loja de conveniência. Um bilhete de ida custa 13 dólares canadenses, a viagem dura cerca de uma hora e meia e você desembarca na estação Swartz Bay. Lá é só pegar um dos ônibus de dois andares e começar a descobrir a cidade.

No centro de Victoria, o prédio do Parlamento da Colúmbia Britânica é a construção mais famosa. Com mais de cem anos, tem estilo clássico e dimensões que chamam bastante a atenção, pois só a fachada tem 150 metros de extensão.
Belo por fora e por dentro, o Parlamento pode ser visitado com acompanhamento gratuito de guias, de meia em meia hora.

Outra construção imponente é o Hotel Empress, ao lado do Parlamento, construído no início do século passado, com mais de 450 quartos. Artistas, celebridades e membros da família real britânica freqüentemente se hospedam lá.

A poucas quadras do hotel fica Chinatown, uma área diferente cheia de lojinhas e restaurantes. Não deixe de caminhar pela Fan Tan Alley, uma apertada passagem de 200 metros de extensão por apenas um metro e meio de largura, conhecida como a rua mais estreita do Canadá!

Não deixe de visitar a Catedral Christ Church, uma das maiores igrejas do país. Localizada algumas quadras atrás do Parlamento, ela tem estrutura de pedra e arquitetura em estilo gótico. No interior o que mais impressiona é o altíssimo teto, iluminado por grandes vitrais.

Deep Cove é um dos pontos mais bonitos de Vancouver, e o melhor é que fica a apenas 30 minutos de Downtown – acessível pelo eficiente transporte público da cidade. Fica num vale de montanhas margeado pelo mar e pontilhado de casas escondidas no meio da floresta.

A paisagem é deslumbrante, com o mar à volta das montanhas com densas florestas. Só famílias ricas moram nessa região em mansões de frente para o mar em meio às árvores. A parte urbana é pequena e se limita a poucos quarteirões com comércio de pequenas lojas, bares e restaurantes.

Outro símbolo de Vancouver é o bairro de Gastown, surgido em torno de um antigo "saloon" fundado em 1867 e que é hoje um charmoso aglomerado de lojas, cafés e galerias. Próximo dali, na rua Robson, estão butiques de sofisticadas grifes internacionais.

O bairro lembra Londres, com prédios de tijolinho construídos no início do século 20, postes antigos pintados de preto e as ruas com calçamento de cerâmica vermelha. É a parte preferida dos turistas que adoram tirar fotos e comprar nas diversas lojas de souvenires. Há vários bares, cafés e restaurantes bem simpáticos, o que é perfeito para passar algumas horas bem agradáveis.

Esta é uma das regiões mais antigas de Vancouver. Os prédios foram restaurados a partir dos anos 70 porque mais de 400 construções anteriores a esta época foram destruídas pelo grande incêndio de 1886. Após a tragédia a cidade foi totalmente refeita e hoje o que se vê são prédios bonitos e novos, mas mantendo a arquitetura antiga.

A maior atração do bairro é o famoso relógio à vapor, fabricado em 1875 e restaurado em 1977, que continua a marcar as horas e as meias-horas com a peculiar precisão britânica, apitando como um trem e soltando a maior fumaceira!
Não há quem não tire uma foto!


Para fazer um bom passeio, pegue um dos tróleis vermelhos que circulam pela cidade e permitem que você desça em vários pontos para visitar e embarcar de volta em outro trólei. E se você tiver mais tempo e coragem, conheça mais a região fazendo um vôo de 90 minutos num dos muitos hidroaviões que voam até os fiordes e alguns vilarejos mais afastados.

No verão, se você for mais ousado, conheça a Wreck Beach, uma das maiores praias do mundo onde roupa de banho é opcional. Mas não se preocupe: a parte dos nudistas é bem demarcada.

Onde se hospedar:

Pan Pacific – Localizado no complexo Canada Place à beira do mar, também com vistas espetaculares. Os quartos tem banheiras de mármore e os lençóis são italianos. Diárias começam em USD 203.00.

Fairmont Waterfront – Um ótimo hotel onde os quartos tem janelas do chão ao teto para apreciar a vista deslumbrante do porto ou do mar. Diárias a partir de USD 240.00.

Wedgewood Hotel & SPA
– Localizado em Gastown, as suítes da cobertura dão para as cachoeiras da Robson Square, uma espécie de centro cívico dentro de uma grande bolha, ligado à Vancouver Art Gallerie. Barato: USD 194.00 a diária.

Onde comer:

Salt Tasting Room oferece uma seleção de frios e queijos acompanhados por uma lista de vinhos sempre com boas novidades. Serve ainda carnes e pescados. Fica na Blood Alley, em Gastown. Bom e barato.

Cordero's – Famoso pelas ostras, cerveja e pratos bem fartos. Fica em Coal Harbour. Ótimo.

Teahouse – Bem elegante, este restaurante serve "fish and chips" – bacalhau ou salmão empanados com batata frita – enrolados em cones de papel encerado impressos como se fossem folhas de jornal.

Cascade Room – Na área de Mount Pleasant, serve batida de maracujá no mais puro espírito brasileiro! Menu variado. Barato e vive cheio.

Nenhum comentário: