sexta-feira, 6 de novembro de 2009

UM AVIÃO PARA MIL PASSAGEIROS?

Será verdade?

Circula na Internet a notícia de que a Boeing está construindo um jato para 1000 passageiros que poderá ser o novo modelo de avião que as companhias aéreas comerciais usarão nos próximos 100 anos, sendo que o projeto da asa foi desenvolvido em parceria cm a NASA.
O enorme avião teria uma extensão de asa de 81 metros, bem maior que os 65 metros do 747, e está sendo projetado para estacionar nos terminais recentemente criados para receber os já imensos A380, que tem 555 assentos e medem 79 metros.

O novo Boeing 797 seria uma resposta direta à Airbus, que já tem mais de 159 encomendas. A Boeing desistiu do seu super projeto do 747 em 2003, depois do pouco interesse mostrado pelas companhias aéreas, mas continuou a desenvolver o projeto final do 797 por vários anos em seu centro de pesquisas de Long Beach, na Califórnia.

No projeto do A380 a Airbus gastou 13 bilhões de dólares, o que dá a Boeing uma enorme vantagem por continuar utilizando o tradicional modelo tubular de avião que os técnicos já conhecem muito bem.

A maior vantagem do projeto da asa é a espantosa redução de quase 50% do esforço na decolagem, com a diminuição do peso total em 25%, bem mais eficiente do que o A380.

A grande rigidez do corpo é outro fator chave junto ao projeto da asa, pois reduz a turbulência e diminui o atrito à fuselagem, aumentando muito a eficiência de vôo. Os 797 terão autonomia para voar cerca de 16.300 Km levando os 1000 passageiros que viajarão confortavelmente a 0.88 "mach" (velocidade do som) ou 1.046 Km por hora.

Mas enquanto isso tudo não for revelado oficialmente pela Boeing, a turma do Photoshop manda brasa em outros possíveis projetos para a aviação do futuro:

Para as crianças que vão para Orlando:
Para os sheikes e seus haréns:
O peixe/prédio:
A asa voadora:
E o baby plane:

Nenhum comentário: