quinta-feira, 15 de abril de 2010

TRENS DE ALTA E BAIXA VELOCIDADE

Estes são os trens mais rápidos que percorrem milhares de quilômetros de trilhos nos países do primeiro mundo em altíssima velocidade, proporcionando viagens tranquilas e confortáveis, principalmente para quem não gosta de avião.

O CRH - China Railway High-speed - é composto de oito vagões e transporta mais de 600 pessoas a uma velocidade de mais de 350 km por hora ligando a China toda.

O mais famoso de todos os trens de alta velocidade é o conhecido TGV francês - Train de Grande Vitesse, que agora percorre mais de 1.500 kn de linhas férreas pela França.

O Eurostar, que une a Inglaterra à França passando pelo túnel submarino sob o canal da Mancha é a melhor solução para uma viagem rápida e confortável, com conexões para toda a Europa.

O trem-bala japonês - Shinkanzen - é dos mais antigos trens de alta velocidade que existem. Eu andei nele em 1973 entre Tóquio e Nagoia e adorei o serviço de bordo, igual ao de um avião, com refeições completas, snacks e muito saquê à disposição de quem quiser pagar.

O THSR - Taiwan High Speed Rail - cobre 335 mil km com a mesma tecnologia do trem-bala japonês, seguro e confortável.

Na Espanha o trem rápido é o AVE - Alta Velocidad Española. É dos mais luxuosos do mundo, luxo esse que começa nas próprias estações. A de Madri tem um verdadeiro jardim de inverno dentro, além de vários bares e restaurantes.

Na Coréia do Sul o melhor é o KTX - Korea Train Express - que começou a circular em 2004 e logo caiu no gosto da população que viaja entre Seul e Busan. Seus pilotos tem que ter uma experiência mínima de 5 anos em trens normais antes de fazer o exame para o KTX.

O Dubai Metro ainda não está totalmente implantado, mas como tudo nessa terra de exageros, promete ser o mais veloz e mais seguro do mundo brevemente.

Mas em compensação na Índia e em outros países mais pobres, inclusive o nosso, a situação é caótica e sem muitas perspectivas de melhorias no futuro próximo...

Nenhum comentário: