sábado, 21 de agosto de 2010

ALGUMAS DICAS DA TOSCANA

Minha amiga Giovanna acabou de chegar de uma viagem à Itália e trouxe ótimas dicas de Florença e arredores. Leiam com atenção o que ela escreveu e anotem:

Cada vez que eu volto à Florença a primeira coisa que faço é tomar um "cioccolata con pana" no Caffè Rivoire na Piazza dellla Signoria: uma chícara de chocolate quentíssimo com muito creme por cima! É uma delícia que apesar de escaldante é bem leve. Perfeito para esquentar naqueles dias úmidos do inverno com todas aquelas estátuas maravilhosas de homens fortões pelados à sua volta!
Todo turista visita a Galleria degli Uffizi mas poucos conhecem o Corridoio Vasariano, um corredor com mais de 1km de extensão que foi construído especialmente para o casamento de um Medici em 1565 servindo de passarela entre o museu e o Palazzo Pitti, do outro lado do rio Arno, onde aconteceu a festa. Sua entrada é por uma escada bem disfarçada entre os salões XXV e XXXIV e logo você está andando sobre o Ponte Vecchio e o rio Arno.

Na outra margem o corredor entra por uma casa antiga, dá a volta numa torre medieval, segue até a Santa Felicitá, onde se transforma num balcão aberto que dá para apreciar de cima a beleza da igreja, e prossegue pela via Guicciardini até virar novamente um escada que desce nos jardins Boboli do Palazo Pitti. Vale a pena, mas tem que comprar um bilhete especial, além da entrada do museu. Em tempo: as paredes do corredor inteiro são cobertas de quadros lindos.

Não deixe de ir ao Le Volpi e l'Uva, um tranquilo "wine bar" onde você pode degustar vinhos da melhor qualidade. Sente-se numa das mesinhas embaixo dos guarda-sóis e peça um Tignanello, Barolo, Brunello di Montalcino ou um dos mais de quinze tipos diferentes servidos em taça. Para acompanhar uma cestinha de pães ou uma foccacia, e um prato de frios e queijos variados. Maravilha!

Escondido numa rua lateral do Palazzo Pitti está o La Specola - o Observatório - dentro do Museu de História Natural. O florentinos conhecem esse lugar escuro e esquisito desde pequenos, pois os professores levam as crianças para ver os animais empalhados e as incríveis estátuas de cera que serviam para as aulas de anatomia em 1775, quando o Gran-Duque Di Lorena fundou o museu. Feitos à perfeição, estão expostos corpos nús de homens, mulheres e crianças dissecados, sem pele, em decomposição, todos com os olhos bem abertos olhando para você! Parece que você está no meio de um filme de terror, mas é sensacional!

Quem tem pés pequenos como eu vai ficar feliz da vida na sapataria Beltrami (Via Panzani 1/R), que vende modelos em tamanhos mínimos, como 33, 34 e 35, numeração italiana, menor que a nossa. Você pode até telefonar antes (55 21-2626) e pedir para separar alguns e quando você chegar já vai encontrar uma pilha de caixas esperando.

Todo mundo sabe que a melhor vista panorâmica de Florença é a da Piazzale Michelangelo, mas a ida até lá também já é uma curtição: o bacana é pegar um ônibus até a Piazzale Galileo e andar pela Viale Galileo, cheia de curvas, de onde você já vê partes da cidade por entre a vegetação. Faça uma parada para visitar a igreja San Miniato al Monte, um dos poucos exemplos que sobraram da arquitetura romanesca com o estilo preto e branco tão típico da Toscana.

Os mosaicos e os pisos são fantásticos. Chegando à Piazzale descanse da caminhada tomando um refresco ou sorvete num dos muitos cafés ou "gelaterias" e aprecie a vista.

Se você tiver tempo, alugue um carro e aproveite para conhecer algumas das várias "villas" localizadas perto de Florença, levando uma cesta de piquenique para lanchar à sombra das árvores. Visite a Villa Medicea della Petraia, que é um lindo castelo construído entre 1576 e 1589 por Buontalenti e fica só a 7km de distância. A Villa Le Balze, em Fiesole, ali pertinho, só permite que se visitem apenas os jardins, mas que jardins!

A Villa Medici, também em Fiesole, é uma mansão em estilo renascentista que pertenceu à famosa família tendo sido construída em 1458 por Michelozzo em cima da colina. A vista é deslumbrante e uma série de grandes terraços forma um verdadeiro jardim suspenso!

E já que você foi até Fiesole, não deixe de visitar o pequeno Museo Bandini (Via Giovanni Duprè - 55 594-77) que tem só duas salas exibindo pequenas pinturas toscanas douradas, quase jóias, dos séculos 14 e 15. Lá está também exposto um baú nupcial, chamado "cassone", lindo. E bem perto do museu fica o "teatro Romano", digno de muitas fotos.

Um comentário:

César Nicolini disse...

Olá Luizinho!
Tenho umas dicas da Toscana de lugares que passei no meu blog, dá uma olhada
http://paposdegourmet.blogspot.com/search/label/Toscana

Parabéns pelo blog!
Abraço