terça-feira, 8 de janeiro de 2008

THE BEST OF MEXICO CITY

Você sabia que a Cidade do México foi construída pelos Astecas em 1325 numa ilha artificial no lago Texcocco, no Vale de Anáhuac a 2.240 metros de altitude? E que em 1521 foi praticamente destruída e depois reconstruída pelos colonizadores espanhóis já em novo estilo europeu?
A capital do México é a cidade mais populosa do país, com mais de 20 milhões de habitantes. Com seus 59 municípios ela é hoje considerada a maior área metropolitana do hemisfério ocidental e a segunda maior do mundo.

Para ligar essa ilha ao mar os astecas abriram vários canais navegáveis que depois foram aterrados e se transformaram nas avenidas principais. Depois de séculos da colonização pré-colombiana o conquistador Hernán Cortez sitiou e destruiu tudo. E a nova cidade tornou-se tão importante que de lá eram governados pelos espanhóis a Guatemala, o Yucatán, Cuba, Flórida e as Filipinas. Destino turístico dos mais ricos, a Cidade do México oferece muitas opções de programas culturais, visitas históricas, aventuras gastronômicas e uma vida noturna das mais agitadas.

Vale a pena visitar:

O centro histórico – considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO - e a Plaza de la Constituitión, ou Zocalo, que é o ponto central da cidade. Lá estão a Catedral Metropolitana, o Palácio Nacional e as ruínas astecas do Templo Maior, que foi descoberto quando operários esburacavam o solo para instalar cabos elétricos. Lá está também o obelisco com o Anjo da Independência no centro do Paseo de la Reforma, avenida copiada pelo Imperador Maximiliano do Champs Elysées de Paris. Ela liga o Palácio Nacional, sede do governo, ao Castelo Chapultepec, um lindo museu no meio de um enorme parque cheio de outros museus, monumentos e um zoológico. É a chamada Zona Rosa.

É nesse parque que fica o magnífico Museu Nacional de Antropologia onde está exposto, entre outras peças raras, o famoso calendário asteca de pedra. Objetos e esculturas das culturas nativas antes da colonização espanhola são fascinantes, principalmente as jóias de ouro e pedras. O prédio do museu, com partes abertas em meio à vegetação exuberante e quedas dágua, em si já é uma obra de arte. Imperdível.

O Museu de Belas Artes, um imenso prédio de mármore branco tão pesado que está literalmente afundando no solo aterrado. O Museu de Arte Moderna tem a maior coleção de pinturas, esculturas e fotografias dos mais importantes artistas mexicanos, e o Centro Cultural de Arte Contemporânea, além dos objetos e obras pré-hispânicos, tem sempre uma exposição especial com peças cedidas pelos museus do Louvre de Paris e do Prado de Madri.

Para conhecer bem a cidade pegue um “Turibus” e suba e salte onde quiser para visitar tudo, ouvindo explicações gravadas à medida que você passa pelos pontos principais. E se você gosta de museus, a Cidade do México é um prato cheio: são mais de 160 e mais de 100 galerias de arte.

Ali perto ficam a Praça das Três Culturas e a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, linda, mas também já bem inclinada de tanto que afundou ao longo dos anos. É impressionante a multidão andando de joelhos na praça até dentro da igreja, pagando promessas.
Quarta cidade do mundo em matéria de teatros, depois de Nova York, Londres e Toronto, há sempre espetáculos de todos os gêneros: concertos clássicos, remontagens de show da Broadway em espanhol, apresentações de artistas de música popular e de rock, além do Cirque du Soleil. E é famoso o seu Festival Internacional de Cinema, que acontece paralelamente a festivais menores de filmes gays, escandinavos e judeus.

Espalhados por toda a cidade em prédios públicos estão os famosos murais de Diego Rivera, o grande artista mexicano que foi casado com Frida Kahlo. As casas onde moraram e os seus estúdios são hoje pequenos museus expondo as obras dos dois. Se você gosta de história, não deixe de visitar a casa onde Leon Trotsky foi assassinado em 1940 e que hoje é um pequeno museu.

Do tempo da colonização espanhola ainda existem muitas “haciendas”, enormes fazendas com sedes históricas restauradas e agora transformadas em excelentes hotéis e restaurantes. Além de uma ótima refeição você pode apreciar o que sobrou da época de ouro do México, pois as casas antigas são grandes exemplos da arquitetura colonial mexicana. Um dos melhores restaurantes do mundo está na Hacienda de Los Morales, que você não pode deixar de visitar e jantar. A comida é muito boa e farta e as diversas salas impressionam pelo luxo da decoração. Veja que beleza de lugar clicando aqui.

Muito divertido é passear de barquinho pelos canais e jardins flutuantes de Xochimilco, cada um com um nome diferente e todos enfeitados com flores e adereços coloridíssimos. Os barqueiros, como gondoleiros, vão navegando pelos labirintos formados pelas antigas “chinampas”, que são canteiros flutuantes construídos na era pré-hispânica que se solidificaram ao longo dos anos virando ilhas e dando forma aos canais. E de repente passa ao seu lado um barco cheio de Mariachis vestidos a caráter tocando antigos boleros e canções típicas mexicanas!

Impressionantes são as pirâmides do Sol e da Lua em Teotihuacán, sítio arqueológico localizado a 40 quilômetros de distância da Cidade do México, também Patrimônio da Humanidade. Lá existiu a maior cidade da era pré-colombiana da América, ocupando mais de 80 quilômetros quadrados, construída pelos Zapotecas, Mixtecas, Maias, Nahuas e Astecas.

A pirâmide do Sol, com 65 metros de altura, é a maior de todas, e no seu topo havia um templo. A da Lua, com 45 metros, parece tão alta quanto a outra porque foi construída numa colina. Se você conseguir subir todos os enormes degraus e chegar lá em cima ainda com fôlego e sem passar mal, vai poder ver todo o incrível traçado arquitetônico desta cidade que um dia foi gloriosa e chamada Cidade dos Deuses.

********************************************************************
Um conselho: sempre que você for à Cidade do México, nos dois primeiros dias faça tudo com muita calma e não tente pegar coisas pesadas ou subir escadas. Por causa da altitude e do ar rarefeito todos os seus movimentos exigem o dobro do esforço, e você acaba ficando tonto e com a impressão de que a cabeça está oca! Também evite entrar de sola nos tacos, tamales, enchiladas e principalmente na tequila, pois você corre o risco de pegar a famosa “Vingança de Montezuma", que é a maior dor de barriga que você vai ter na sua vida! Apesar dos meus avisos de guia para os passageiros de uma excursão, eles acharam que era brincadeira e acabaram perdendo dois dias da viagem de molho nos quartos a pão, água e muitos comprimidos de Enteroviofórmio e gotas de Atroveran, pois não dava tempo nem de se vestir entre uma ida e outra ao banheiro...

********************************************************************

Restaurantes que eu já fui e recomendo:

Los Girasoles – Plaza Manuel Tolsa, Tacuba 8 y 10 – 52 5510-0630
Uma enorme casa em meio a jardins oferecendo a melhor comida típica mexicana. As mesas nas varandas são as melhores. Pedir Tamarindo “Mole” e um prato “Mestizo”, e você não vai se arrepender. Música ao vivo no jantar. Muito bom.

El Danúbio – Uruguay 3 – 52 5512-0912
Os peixes e frutos do mar são ótimos neste tradicional restaurante localizado na parte antiga da cidade. A sopa de lagosta, os peixes recheados e as enguias, entre muitas outras opções, são feitos no fogão à lenha, bem à moda antiga. Excelente.

San Angel Inn – Diego Rivera 50 y Altavista – 52 5616-2222
Outra “hacienda” do século 17 transformada em excelente restaurante. Se você não for à Hacienda de los Morales, que eu menciono acima, não deixe de conhecer essa, que é maravilhosa.


Bellini – Avenida de Las Naciones 1/45º andar – 52 5628-8304
Para comer bem e ao mesmo tempo apreciar a mais bonita vista da cidade, esse é o lugar certo, pois fica no 45º andar do World Trade Center, com o salão revolve bem devagar enquanto você se delicia com um excelente menu internacional.

E as compras?

O comércio mexicano tem praticamente tudo importado do vizinho de cima, a preços mais caros, é claro. Grandes shopping-centers oferecem grifes famosas ao lado de lojas de produtos mexicanos como objetos de cerâmica, jóias de ouro e prata, roupas bordadas e artigos de couro. O bairro da moda, cheio de butiques, cafés e restaurantes chama-se San Angel, onde estão também as residências mais chiques da cidade.

Centro Comercial Mundo "E" - Boulevard M. Avila Camacho 1007
O mais novo e moderno dos shopping-centers com lojas internacionais, cinemas, restaurantes, fast-food (o All Star e o Rainforest Cafés estão lá).No fim de semana o lugar fica lotado de tanta garotada.

Centro Cocoyacán - Avenida Cocoyacán 200
Outro shopping mais antigo mas também enorme, com mais de 200 lojas.

Para comprar o autêntico artesanato mexicano duas opções: Luna Azul (Londres 139) e Artesanos de Mexico (Londres 117), ambos na Zona Rosa, no centro da cidade.

*******************************************************************
Um hotel bom, bonito e não muito caro:

Sheraton Maria Isabel, bem localizado, em frente ao obelisco do Anjo da Independência, também na Zona Rosa. Quartos enormes, diárias na faixa de USD 160.00 e uma incrível piscina na cobertura.
********************************************************************

Nenhum comentário: