sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

A PRIMEIRA VIAGEM DO ANO!

E lá fomos nós mais uma vez para Nova York, com muito frio, muito sol, algumas pancadas de chuva e um pouquinho de neve, que, cá entre nós, não atrapalharam em nada a nossa intensa programação! Dez dias de muita diversão!

Shows a que assisti e recomendo:

SPRING AWAKENING – Um musical de gente jovem, com ótimas canções no mais puro estilo “rock and roll”, contando as aventuras e desventuras de um grupo de adolescentes que começa a descobrir os mistérios da vida. Interessante do começo ao fim com excelentes atores jovens.

A CHORUS LINE – Uma perfeita remontagem da peça que fez sucesso há mais de 20 anos atrás mostrando os bastidores de uma audição de bailarinos e cantores para o côro de um show da Broadway, com seus problemas, erros e acertos. Se você não viu o show na primeira montagem, veja agora. Músicas inesquecíveis do Marvin Hamlisch.

ELIANE ELIAS – A incrível pianista brasileira radicada nos Estados Unidos apresentou-se no Dizzy’s Club Coca-Cola tocando algumas músicas de seu novo CD relembrando a arte do Bill Evans e ainda algumas canções de Tom Jobim. Sensacional!

MARCUS ROBERTS – No Allen Room do Jazz at Lincoln Center, no quinto andar do Time-Warner Building, com a imensa janela de vidro mostrando os prédios e o Central Park, o conhecido pianista cego apresentou “Deep in the Shed – A Blues Suíte”, composta por ele em 1990 e que até hoje é aclamada pelos amantes do jazz. Oito músicos do maior calibre completavam o conjunto, entre eles o jovem baterista Jason Marsalis, filho mais novo do pianista Ellis Marsalis e irmão do trumpetista Winton, que é o diretor artístico do JALC. Um espetáculo inesquecível.

Veja que imagem linda publicada no New York Times com os músicos tocando na frente da enorme vidraça e a vista da rua 60 e do Columbus Circle atrás:


********************************************************************

Duas apresentações que eu não gostei e não recomendo:
O musical “Wicked”, que apesar de ter ganhado vários Tony Awards é chatíssimo, com canções bem sem graça e um elenco numeroso e meio atrapalhado.
E o grupo de dança moderna “Toronto Dance Theatre”, que se apresentou no Joyce Theatre, em Chelsea: apesar dos bailarinos jovens e talentosos, a coreografia é muito monótona e o espetáculo é devagar quase parando...

********************************************************************

E os filmes?

Não percam o musical/terror "Sweeney Tood, the barber of Fleet Street", com Johnny Depp e Helena Bohnam Carter dirigidos pelo marido dela, o Tim Burton. Muita música, muito sangue jorrando a cada navalhada nos pescoços dos clientes, e muito empadão de carne humana sendo comido pelos esfomeados inglêses. Imperdível! Já está passando aqui.

"Persepolis", um desenho animado iraniano que conta as aventuras de uma recatada moça de família que vai viver na Europa e tem sua vida modificada radicalmente. Meio estranho mas bem interessante.


E o excelente filme dos irmãos Cohen, "No country for old men" com Tommy Lee Jones, Josh Brolin, Woody Harrelson e o impressionante (candidato ao Oscar) Javier Barden, que mata tudo o que aparece pela frente com uma estranhíssima bomba a gás! Bem violento, mas sem dúvida um dos melhores filmes dos últimos anos. Também já em cartaz aqui no Rio.

********************************************************************

E os museus?

No Museu Metropolitan visitei a nova galeria de Arte da Oceania e a de pinturas e esculturas européias do século 19 e início do século 20, abertas agora depois de alguns anos de reformas. Imperdível é a exposição “Bridging East and West” que mostra imensas pinturas e caligrafias da família Lin Yutang (1895-1976). No meio da exposição uma reprodução perfeita de uma casa japonesa, com jardins, estátuas, plantas e até uma cachoeira! E carpas nadando no laguinho.

No MoMA a novidade é a exposição de desenhos a carvão e rascunhos feitos por Lucien Freud expostos ao lado das pinturas e retratos prontos.
E a sensacional mostra “75 anos de Arquitetura”, com plantas, maquetes, miniaturas e projetos de arquitetos famosos como Le Corbusier e Frank Lloyd Wright.

********************************************************************

E os almoços e jantares?

Estava acontecendo em Nova York a “Restaurant Week - Winter 2008”, a semana em que você pode ir a centenas de excelentes e caros restaurantes e pagar apenas U$24.07 por um almoço ou U$ 35.00 por um jantar, ambos com entrada, prato principal e sobremesa. É claro que gorjeta, taxas e bebidas são cobradas à parte, mas na maioria dos lugares esse preço é de apenas um prato. Você ganha um livreto com a listagem dos participantes, telefones, endereços e tipos de comida e sai em campo!
Restaurantes famosos como 21 Club, Aquavit, Aureole, Bice, Milos e San Domenico, cujas contas em épocas normais chegam a centenas de dólares ficam lotados da turma que quer aproveitar a liquidação. Importante: se você não reservar, não consegue lugar.

Restaurantes que fui agora pela primeira vez e recomendo:

DANIEL - 60 East 65th St. – 212 288-0033
Francês chiquérrimo ocupando vários salões do antigo Hotel Mayfair, com menu a preço fixo (US 150.00 por pessoa) incluindo entrada, prato principal e sobremesa. Comida maravilhosa, com muitos “amouse-bouches” e sorbets no final. Paletó e reserva obrigatórios.

IRVING MILL – 116 East 16th St. – 212 614-8666
Novo e enorme restaurante na Union Square, com decoração bonita e descontraída, apresentando um menu perfeito. Bem badalado e cheio de gente jovem. Barato.

OUEST – 2315 Broadway – 212 580-8700
Fazendo sucesso desde 2001, o restaurante do Upper East Side entre as ruas 83 e 84 continua lotado de clientes que adoram a sua “nouvelle american cuisine”. Muito bom!

NISOS -176 8th Ave. – 646 336-8121
Em frente ao Joyce Theatre, um simpático restaurante & bar oferecendo ótima comida mediterrânea e drinques generosos. Bom para um vinho antes do espetáculo e um jantar depois. Como tudo em Chelsea, o lugar é “gay friendly” e bem animado.

********************************************************************

O hotel foi o de sempre, o The Blakely, na rua 55 entre a 6ª e a 7ª avenidas, que nos recebeu com um simpático saco de biscoitos nos agradecendo pela fidelidade. Era a nossa sexta hospedagem seguida em menos de 3 anos. E isso porque êles não sabem que já nos hospedamos muitas vêzes antes quando o hotel se chamava Gorham...

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eh cidade linda!!
um dia ainda vou para o EUA!!
rsrsrs
entre no meu blog ai!!
gostaria de ter nos meus registro o seu blog ele é Show!!so fotos legais!!
abraço Brother
fui...