quinta-feira, 26 de junho de 2008

DO FUNDO DO BAÚ!

Em julho de 1969 eu fui pela primeira vez aos Estados Unidos direto para Los Angeles onde a grande atração era a Disneylândia, inaugurada em 1958 na cidade vizinha de Anaheim!

Naquela época a entrada para o parque era um carnê com vários tickets de valores e cores diferentes e cada cupom destacado só servia para uma volta nas diversas atrações da tal categoria. Os brinquedos melhores eram os dos tickets F e E, como o Piratas do Caribe e a montanha-russa do Matterhorn.

Eram 5 para as grandes atrações, 8 para as intermediárias e 12 para os brinquedos mais simples. No fim do dia só sobravam cupons do tipo B e A, para os brinquedos mais mixurucas...

E quando acabavam você comprava outros avulsos em casinhas espalhadas pelo parque, cada um com o seu preço impresso.
Um ticket para o "Jungle Cruise" valia 75 cents, e para o Peter Pan 35!

Uma entrada/bloquinho de adulto custava incríveis 12 dólares, e a de criança menos de 8!
Hoje em dia um ticket para um só dia nos parques começa em 124 dólares para adultos e 112 para crianças!

Ainda bem que de muito tempo para cá tanto na Califórnia como em Orlando o ingresso é um cartão magnético que só é mostrado no portão do parque e permite ilimitadas entradas em todas as atrações, sem distinção, o que facilitou muito a nossa diversão.

********************************************************************

Anos depois, em novembro de 1982, eu e vários guias brasileiros fomos convidados pela Disney Corporation e pela saudosa Pan American para visitar o Epcot Center em Orlando antes de ser inaugurado para o público em geral.

Foi ótimo passear pelo parque novinho em folha e quase vazio com amigos colegas de profissão, sem o usual bando de turistas atrás da gente! Uma excelente oportunidade para conhecermos bem as novas atrações, os restaurantes e, importantíssimo para o bom trabalho do guia, a localização dos banheiros!
Passamos 3 dias visitando tudo e ainda almoçamos e jantamos de graça em todos os restaurantes! Quer coisa melhor?

Como resultado dessa visita nas excursões seguintes todos os guias estavam craques no Epcot Center que, você sabia, é a abreviação de Experimental Prototype Comunity of Tomorrow?
Êsse parque moderno e futurista era o sonho dourado do Walt Disney, que infelizmente morreu bem antes de vê-lo realizado.
Nos anos seguintes eu voltei lá dezenas de vêzes, mas essa primeira visita foi bem especial e também inesquecível.

Nenhum comentário: