terça-feira, 7 de outubro de 2008

DIÁRIO DO GUIA # 3: O SUMIÇO DAS DUAS SENHORAS!

Certa vez me hospedei com um grupo da Stella Barros no excelente hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills, o bairro das estrelas de Hollywood! É nele que fazem a maior festa da noite da entrega do Oscar. Apesar de ótimo e luxuoso o hotel é bem fora de mão, longe de tudo, e só de carro ou táxi você chega ou sai de lá. Em compensação, atravessando uma pequena passarela você já está na porta de uma enorme Bullocks, a mais famosa loja de departamentos da Califórnia.

Eram umas cinco da tarde e tínhamos acabado de chegar do Universal Studios. No dia seguinte voávamos para Las Vegas e o traslado estava marcado para as oito da manhã. Antes de subir para o quarto duas simpáticas senhoras, D. Laurinha e D. Odaléa, que tinham a idade da minha avó, disseram que iam fazer umas comprinhas na tal loja do lado mas que estariam de volta a tempo de sairmos para jantar no Ma Maison, o badalado restaurante de Los Angeles.

Só que as duas não apareceram no hall na hora marcada! Liguei, mas como ninguém atendeu no quarto delas, imaginei que tinham ido jantar num dos muitos restaurantes do próprio hotel. E lá fui com o grupo para o tal restaurante chique. Duas horas depois estávamos de volta e como ainda era cedo, liguei novamente, mas de novo ninguém atendeu. Fiquei preocupado, chequei com o front-desk, falei com o resto do grupo, mas ninguém sabia das duas. O que teria acontecido?

Lá pela meia-noite ouço umas batidinhas na minha porta. Abro e dou de cara com as duas aos prantos, tremendo, muito nervosas. Depois de vários copos dágua me contaram o que tinha acontecido: quando entraram na loja às cinco e meia, não repararam no aviso dizendo que o horário de fechar era às dezoito horas. Percorreram os dois andares e até viram que a loja estava bem vazia, quase sem vendedores ou outros clientes. Como queriam comprar agulhas e linhas de bordar, foram para um departamento quase nos fundos do segundo andar e ficaram escolhendo as linhas sem perceber que estavam escondidas pelo balcão e fora da visão dos funcionários que fechavam os caixas e saíam, sem desconfiar que as duas ainda estavam lá dentro.

Quando de repente as luzes do andar todo se apagaram é que elas viram que estavam sozinhas dentro da loja e no escuro! Andaram em direção a uma claridade e chegaram às escadas rolantes desligadas. No primeiro andar também às escuras viram que a tal luz vinha das vitrines iluminadas. Tentaram abrir as portas da loja e nada: tudo trancado! Correndo pela loja toda, já bastante nervosas, tentaram outras saídas, mas tudo estava fechado com cadeados. Pegaram um telefone para ligar para o hotel e a linha estava muda. Desesperadas, principalmente porque sabiam que o ônibus ia sair do hotel ás oito e a loja só abriria as dez da manhã, entraram numa das vitrines e viram que do lado de fora a escuridão também era total. E não havia ninguém andando nas calçadas de Beverly Hills, bairro onde ninguém anda a pé...

Sem esperança de sair da loja, resignadas, recostaram-se nos manequins vestidos de Saint-Laurent e Dior da vitrine e se preparavam para dormir entre sedas e pailletées quando, de repente, passa pelo lado de fora um vigia noturno com uma lanterna checando as fechaduras da loja.

Fizeram um verdadeiro escândalo, bateram no vidro e conseguiram chamar a atenção do homem que pensou ser um assalto à loja! Ele chamou uma patrulha que veio num minuto e a confusão estava armada! Para encurtar a história: foram parar na delegacia de Beverly Hills (pelo menos uma delegacia chique), contaram a história chorando muito – por sorte as duas falavam inglês e eram muito simpáticas - enterneceram os corações de todos e vieram escoltadas de volta ao hotel sem nenhum registro policial.

Foram direto para o meu quarto relatar a mirabolante aventura e me fizeram jurar de pés juntos que eu nunca contaria a história para ninguém! Agora, 35 anos depois e tendo as duas já partido para a viagem final, achei que podia contar.

E se o vigia não tivesse aparecido? O que iria acontecer no dia seguinte? Como é que eu ia sair do hotel com o grupo sem elas? Sem saber onde estavam, eu teria que chamar a polícia? Nem gosto de pensar, mas depois que as duas foram dormir eu passei o resto da noite de olho arregalado...

Nenhum comentário: