Minhas amigas Miriam e Roberta acabaram de chegar de Nova York e imediatamente me passaram algumas novidades imperdíveis da Big Apple!Três restaurantes ótimos e badalados:
ALLEGRETTI
46 West 22nd St., em Chelsea - 212 206-0558Bom, bonito e comida mediterrânea e provençal de primeira qualidade. O chef Alain Allegretti, que veio do famoso Le Cirque, é um craque. Sua sopa de frutos do mar no melhor estilo das bouillabaisses provençais é a pedida certa, principalmente no frio de Nova York!
MIA DONA
206 East 58th St. - 212 750-8170Pense num restaurante grego misturado com um restaurante italiano: pode haver algo melhor e mais animado? Pratos generosos como bacalhau no sal grosso ou coelho com "rémoulade" de pepino, além de massas incríveis e linguiças especiais fazem desta casa do chef Michael Psilakis uma festa todos os dias. Na hora da sobremesa peça o "spumanti", que é um sanduíche de sorvete com pão de ló e frutas secas. Humm...
DOVETAIL
103 West 77th St.- 212 362-3800O novo restaurante do chef John Fraser - um dos 23 chefs americanos que receberam 3 estrelas do New York Times - é chique e discreto, perto da Columbus Avenue, e está fazendo o maior sucesso com sua gastronomia internacional. Aos domingos acontece a concorrida "Sunday Suppa", uma espécie de brunch que oferece uma refeição com 3 pratos pelo preço fixo de 38 dólares. As sobremesas da "chef patissier" Vera Tong são de dar água na boca.
E saindo do Dovetail vá conhecer o novíssimo Museum of Arts & Design, instalado naquele antigo prédio branco meio árabe do Columbus Circle que ficou fechado por mais de dez anos. Totalmente reformado, o museu foi inaugurado em setembro do ano passado e é um espetáculo, exibindo diversas mostras ao mesmo tempo. Uma delas é de jóias contemporâneas de vários países do mundo, dos anos 40 até hoje. Simplesmente imperdível!
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
NOVIDADES NOVAIORQUINAS
Marcadores: allegretti, dovetail, estados unidos, mia dona, museu arts and design, new york
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
IT'S OSCAR TIME AGAIN!
A 81ª entrega do Oscar é domingo e Los Angeles fervilha com astros e estrelas alucinados às voltas com mil preparativos para a grande noite.
Mas, como ninguém é de ferro, a pausa para o drinque, os almoços e jantares são imprescindíveis e importantíssimos nessa cidade muito louca onde todos dependem de todos para manter sua celebridade. Como faz todos os anos, a edição de março da revista Vanity Fair, com o Obama na capa, é inteiramente dedicada a Hollywood, e entre as muitas matérias há uma lista dos restaurantes mais badalados e frequentados pela turma do cinema.
Anote aí:
The Grill on the Alley (9560 Dayton Way, Beverly Hills - 310 276-0616)- O favorito dos grandes produtores que têm mesas reservadas para o almoço todos os dias. Entre eles Ronald Perelman e David Geffen.
Mr. Chow (344 N. Camden Dr., Beverly Hills - 310 278-9911)- O famoso e chique chinês atrai nomes como Mariah Carey e Jamie Foxx, que só jantam lá se ficarem nas mesas de 1 a 5. Nas outras fica a plebe...
The Palm (9001 Santa Monica Blvd., West Hollywood - 310 550-8811) - Jerry Seinfeld, Larry King e Billy Crystal adoram ficar nos reservados 1, 2 e 39. Sabe-se lá porque!
As lagostas e os filés desta versão californiana do tradicional restaurante novaiorquino são maravilhosas.Giorgio Baldi (114 W. Channel Rd., Santa Monica - 310-573-1660) - Se você é fã do Tom Cruise, do Tom Hanks, da Reese Witherspoon e do Jake Gyllenhall apareça lá na hora do jantar. Com certeza um deles vai estar sentado na famosa mesa 3!
Il Sole (8741 W. Sunset Blvd., West Hollywood - 310 657-1182) - A turma jovem de Hollywood adora almoçar no pátio interno, como a Jennifer Aniston, Courtney Cox, David Arquette e a engraçada Ellen DeGeneres. A comida é ótima.
Nobu Malibu (3835 Cross Creek Rd., Malibu - 310 317-9140) - Essa filial do restaurante de Nova York do Robert de Niro está fazendo o maior sucesso em Los Angeles. A trinca de sempre Ben Affleck, Jennifer Garner e Matt Damon não sai de lá, agora com as crianças a tiracolo.Osteria Mozza (6602 Melrose Ave., Los Angeles - 323 297-0100) - O lugar favorito da turma da música: Diana Krall e seu marido Elvis Costello até dão canjas nos jantares de domingo e a Drew Barrymore bate ponto todas as semanas.
Madeo (8897 Beverly Blvd., West Hollywood - 310 859-0242) - Mas a turma da pesada está sempre neste aqui: Clint Eastwood, Jack Nicholson, Al Pacino e Barbra Streisand fazem das mesas do lugar uma extensão de suas casas.Luau (369 N. Bedford Dr., Beverly Hills - 310 274-0090) - A Polinésia e os Mares do Sul são os temas da exótica decoração, e a mesa preferida da Jennifer Lopez e do casal Warren Beatty e Annete Bening é a número 5, bem em baixo da estátua tiki lá no fundo!
###################################################Quando você viajar para Los Angeles - e eu espero que seja em breve - vá almoçar num desses ótimos restaurantes e quem sabe você não acaba encontrando algum astro ou estrela acariciando o seu recém-polido Oscar?
Descubra mais dicas da terra dos sonhos clicando aqui.
Marcadores: giorgio baldi, hollywood, il sole, los angeles, luau, madeo, mr chow, nobu, oscar, osteria mozza, the palm, vanity fair
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
POSTALES DE BARCELONA
O museu no último andar da Casa MiláO pátio interno da catedral é um oásis
Os modernos mosaicos do Parque Güel
Uma sala da casa Batló
O shopping Maremagnum é enorme
O interior moderno do Museu da Catalunia
Arte nos telhados próximos ao MACBA
A estranha torre Agbar destoa de tudo
A beleza da catedral é inegável
Os doces e biscoitos no Bairro Gótico
Muita arte para se ver no MACBA
Alugue uma bicicleta a 1 euro por dia, como em Paris
Marcadores: barcelona, casa batlo, casa mila, espanha, maremagnum, parque guel
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
DE NOVO EM BARCELONA
Mais uma vez visitei essa que é uma das cidades mais bonitas da Espanha, à beira do mar, com largas avenidas arborizadas cheias de prédios de cinco andares lembrando um pouco Paris. Aqui e ali detalhes que fazem de Barcelona uma das minhas cidades favoritas: igrejas bem antigas, monumentos imponentes, museus por todos os lados, restaurantes maravilhosos e um ótimo comércio.
É gostoso passear pelo Bairro Gótico, com as ruelas bem estreitas cheias de bares, cafés e lojas descoladas, descobrindo pracinhas, fontes e muita roupa secando nas janelas, como em Nápoles!
Com o frio que fazia lá na semana passada, uma parada para tomar um café num dos muitos botecos era providencial.De repente estou no Museu Picasso, onde além das pinturas e esculturas do início de sua carreira em Barcelona, está havendo a exposição temporária "Objetos vivos: figuras e naturezas mortas de Picasso", que mostra de forma sutil como o mestre transformava objetos em figuras e figuras em objetos, bem interessante.
Mais dois passos e almocei no 4Gats, o antiquíssimo e sempre cheio restaurante onde o próprio Picasso e outros artistas comiam, bebiam bastante e, ainda duros, pagavam as contas desenhando os cardápios e doando quadros...
Ao comer lá, saiba que uma garrafa dos ótimos vinhos da casa está incluída no preço fixo da refeição.
E cheguei à catedral gótica:Um pouco mais à frente, numa ampla praça, fica a deslumbrante Catedral de Barcelona, que agora está sendo restaurada pelo governo e empresas particulares.
Em seu interior solene, os vários altares laterais inteiramente dourados são lindos.
Uma novidade do século 21 nessa igreja tão antiga: Para o fogo das velas não poluir e escurecer mais as paredes já bem pretas, agora são utilizadas velas de plástico com chamas de led! Por um euro você acende 9 velinhas por duas horas, paga a sua promessa e não polui mais nada!
O silêncio sepulcral da catedral só é interrompido pelos patos que fazem a maior algazarra no jardim da sacristia, mergulhando na fonte e rebolando para as fotos que os turistas sempre tiram.
*******************************************************************
Visitas obrigatórias às criações de Antoni Gaudi:A Casa Milá, ou La Pedrera, com as grades das varandas em forma de plantas retorcidas, as paredes externas parecendo pedra, e as enormes chaminés de vários formatos.
Lá você visita um apartamento que tem móveis também desenhados por Gaudi, no último andar um pequeno museu mostrando detalhes da construção do prédio, e o terraço, de onde se vê toda Barcelona por entre as estranhas chaminés. Algumas delas parecem ter capacetes de cavaleiros medievais.
Uma quadra mais abaixo no mesmo Passeig de Gracia fica a Casa Batló, com as sacadas em forma de máscaras e as paredes multicores recobertas de ladrilhos.Visita-se também um apartamento por dentro e o terraço, cujo telhado foi feito em forma de corcova de dragão. Toda a parte interna do edifício é coberta por ladrilhos azuis.
A inacabada igreja da Sagrada Família impressiona por sua grandeza e pelas estranhas formas arquitetônicas concebidas por Gaudi.
Você consegue ver as formas de flores e plantas em todos os lugares, e as estátuas de santos e guerreiros assustam pelas fisionomias austeras.
Desde a última vez que eu estive em Barcelona em 2001 até agora, a obra foi muito adiantada, o que pode significar que finalmente uma dia a catedral será terminada.E o Parque Güel, com a famosa salamandra colorida na entrada e seus imensos espaços arborizados entremeados de mosaicos e mais formas estranhas, é um oásis sempre cheio de visitantes.
********************************************************************
E os outros museus que eu visitei?A Fundação Joan Miró, no alto do Parque do Montjuic, mostrando mais de 300 pinturas, 150 esculturas e mais de 8 mil desenhos do famoso artista catalão.
Em meio as obras de arte, várias turmas de colégios com crianças bem pequenas prestando muita atenção às explcações dos mestres.E não há quem não se divirta com as coloridas e engraçadas esculturas espalhadas pelas varandas do museu.
O MACBA - Museu de Arte Contemporânea de Barcelona - mostra trabalhos de artistas espanhóis atuais expostos em vários andares de um prédio moderníssimo.
No Porto Velho o Museu de História da Catalúnia mostra importantes fatos das raízes da região desde a sua criação. Instalado num antigo armazém com mais de cem anos, mas todo moderno por dentro, o museu oferece uma viagem pelo tempo começando na pré-história e terminando ao final do século vinte.Muitos displays são interativos e as crianças ficam fascinadas, pois podem vestir armaduras medievais, montar em cavalos e ver pequenos filmes bem interessantes.
Depois de visitar o museu nada melhor que almoçar no Merendero de la Mari, ali mesmo de frente para o mar, e comer deliciosos peixes e mariscos. Prove a "navaja", um tipo de mexilhão comprido, no formato de uma navalha. E sempre acompanhado de um excelente e gelado vinho branco Rioja.
Outro bom restaurante é o famoso e tradicional Botafumeíro, cujas paellas e frutos do mar são ótimos e fartíssimos. Aliás, um conselho: nos restaurantes de Barcelona pense duas vêzes na hora de pedir uma entrada e um depois um prato principal, pois na maioria das vezes o primeiro é tão grande que você nem consegue mais comer o que vem a seguir.
Dois lugares bons e bem modernos no Passeig de Grácia: o Brown, chic e com decoração minimalista e comida de primeira linha, e o Citrus, menos sofisticado mas aberto o dia todo oferecendo tapas e muito mais.
Mas um dos melhores restaurantes da cidade é o novíssimo Comerç,24, que ocupa o espaço de um antigo depósito de sal com dois ambientes muito bem decorados e uma seleção de tapas com influências da Ásia, Itália, Catalúnia e muito mais criados pelo simpático e jovem chef Carles Abellan.Você escolhe o menu de 8 ou de 12 unidades, bebe sua cava (o espumante espanhol) e os garçons vão trazendo os pratinhos escolhidos a esmo pelo maitre. Excelentes!
Na saída você ganha um pequeno menu impresso com a lista do que você comeu, como lembrança da casa. Chique, caro, mas imperdível!
********************************************************************
E o hotel? O hotel foi, pela terceira vez, o Majestic - um dos melhores da cidade, em pleno Passeig de Grácia (o Champs-Elysées catalão), rodeado do melhor comércio e de dezenas de restaurantes e bares de todos os tipos. Quartos grandes com janelas à prova de som, diárias de casal a partir de 229 euros, serviço perfeito, um simpático bar com piano todas as noites e um farto café da manhã que inclui até salmão defumado e champanhe! Quer coisa melhor para começar o dia?
********************************************************************
E se você quiser ter seus cabelos ondulados e fartos de volta, porque não seguir o conselho do Ronaldo e usar Crescina R5? Está à venda em todas as farmácias de Barcelona...
Saiba mais sobre Barcelona clicando aqui.
Marcadores: barcelona, botafumeiro, carles abellan, casa batlo, casa mila, comerç 24, espanha, fundaçao miro, gaudi, hotel majestic, museu macba, sagrada familia