segunda-feira, 14 de maio de 2007

DICAS DE BARCELONA

MUSEU PICASSO (Montcada 15/19 – 319-6310)
Duas antigas mansões situadas numa ruela do bairro Gótico abrigam mais de 2.500 obras do maior pintor espanhol moderno, entre elas as primeiras paisagens da Cote d’Azur.

CATEDRAL DE BARCELONA (Placa de la Seu – 315-3555)- No centro do bairro Gótico, em estilo típico catalão, é uma das catedrais mais bonitas do mundo, com inúmeras capelas e um tranqüilo átrio cheio de plantas e fontes.

FUNDACIÓ JUAN MIRÓ (Placa de Neptu, Parc de Montjuic – 329-1908) - Mais de 10 mil obras do grande pintor catalão podem ser admiradas nesse moderno prédio localizado no alto de uma colina em meio a um verdejante bosque, onde diversas exposições acontecem simultaneamente.

LA SAGRADA FAMILIA (Mallorca 401 – 455-0347)
Impressionante e ainda inacabada obra de Gaudi. No subsolo, um museu conta a história de sua construção. Pode-se subir de elevador até o alto de uma das torres e ver toda Barcelona lá de cima.

CASA BATLLÓ(Passeig de Gracia 42)
Construída por Gaudi em 1905, impressiona por suas formas de dragão e seus balcões imitando máscaras. Pode-se visitar um dos apartamentos do primeiro andar e o terraço no telhado.

CASA MILÁ / LA PEDRERA (Passeig de Gracia 92)
Prédio em forma de pedreira com grades de ferro retorcido em suas varandas. Visita-se um dos apartamentos decorados com móveis autênticos de Gaudi. No último andar há um museu sobre a obra de Gaudi e no terraço aberto vêem-se de perto as coloridas chaminés. A vista lá de cima é deslumbrante. Hoje vários escritórios ocupam seus apartamentos.


BONS RESTAURANTES:

BOTAFUMEIRO (Gran de Gracia 81 – 218-4230)
Tradicional restaurante de frutos do mar, com a mais famosa “paella” da cidade. Se você não reservar, vai esperar muito. Serviço de primeira e ambiente de muita classe.

ELS QUATRE GATS (Montsio 3 – 302-4140)
Em pleno bairro Gótico, servindo comida típica da Catalunia com uma decoração autêntica do início do século passado (foto acima). Os menus são desenhados por um ainda não famoso Picasso, que pagava suas contas com desenhos e quadros. Barato e descontraído.


ASADOR DE ARANDA (Tibidabo)
A atração gastronômica são os cordeiros criados e alimentados somente com leite na própria fazenda dos donos, o que faz a carne ficar muito macia e saborosa.


O VELHO PORTO (“Port Vell”)
O antigo porto, totalmente recuperado, teve seus vários galpões e armazéns transformados em excelentes restaurantes, com ambiente interno refrigerado e mesas em suas varandas, com a vista linda para a marina e os milhares de barcos.
Duas sugestões:
IMPERADOR: Pau Villa 1 – 221-0220
MERENDERO DE LA MARI: Placa Paul Villa 1 – 221-3141

Ao seu lado fica o Maremàgnum, um moderníssimo conjunto arquitetônico com aquário, muitas lojas, cinemas e mais opções de entretenimento. Veja abaixo:


LAS RAMBLAS
São ruas que vão dar no porto cheias de lojas e de restaurantes que servem, entre outras coisas, os famosos “Tapas”, que são excelentes tira-gostos trazidos em pequenas porções. Há uma incrível variedade deles: certos menus contem mais de mil tipos diferentes!
Na Praça Real, em meio a postes desenhados por Gaudi, os cafés e bares ficam com suas mesinhas ao ar livre cheias o dia inteiro de pessoas que bebem cerveja ou vinho enquanto degustam os “ Tapas”. Na volta para o hotel, passe pelo antigo mercado “La Boqueria” e confira a imensa quantidade de peixes em seus estandes.

Nenhum comentário: