segunda-feira, 23 de março de 2009

A MIGRAÇÃO DAS ARRAIAS DOURADAS

Minha fiel leitora Cristina nos enviou essas fotos espetaculares que sua amiga, a fotógrafa amadora Sandra Critelli tirou quando passeava pelo litoral do México à procura de tubarões-baleia.

As milhares de arraias parecem voar no transparente mar da Península do Yucatan, transformando quilômetros de águas azuis em ondas douradas de todos os tons, cintilando sob o escaldante sol. A impressionante cena foi capturada quando essas criaturas magníficas fizeram uma de suas migrações semestrais em massa para locais mais apropriados para a procriação.

Ela disse: "Foi uma imagem inacreditável, difícil de descrever. A superfície da água foi coberta por varios tons de amarelo que pareciam uma camada de folhas de outono movidas pelo vento."

É impossível precisar o número de arraias, mas com certeza algumas centenas de milhares. "Nós fomos cercados por elas e podíamos ver muitas nadando também na superfície de água. Eu tive muita sorte de estar lá e presenciar o melhor que a natureza tem para oferecer."

As arraias douradas, algumas medindo até 2 metros, também são conhecidas como arraias de nariz de vaca. Elas têm barbatanas peitorais pontudas que se separam em dois lóbulos na frente de suas cabeças altas, fazendo com que se pareçam com uma vaca. Apesar de poder dar ferroadas venenosas, elas são tímidas e não ameaçam a ninguém quando reunidas em grande quantidade.

Nenhum comentário: