sexta-feira, 27 de março de 2009

PASSEANDO POR LOS CABOS

Localizado no extremo sul da península da Baja Califórnia, a 220 quilômetros ao sul de La Paz, onde o Mar de Cortez se encontra com o Oceano Pacífico, está um paraíso onde o tradicional se mistura com o moderno em meio a uma natureza privilegiada. Com uma temperatura estável de 26 graus quase o ano inteiro, Los Cabos é o destino turístico mais novo e exclusivo do México.

Duas cidades completamente diferentes unidas por uma auto-estrada, uma conhecida por seu autêntico estilo mexicano e outra pela alegre badalação, fazem da região o lugar perfeito para férias ideais para qualquer tipo de viajante.

Vá a San José Del Cabo e se delicie com as casinhas coloniais coloridas, os imensos e centenários jacarandás e a tranqüilidade de um típico vilarejo mexicano. Fundada em 1700 como missão jesuíta para converter os habitantes locais Pericus, depois de algum tempo a cidade virou um posto militar avançado e logo em seguida um centro de mineração. Se você quer muito sol, muita praia, sombra e água fresca, esta é a sua pedida.

Vá a Cabo de San Lucas e aproveite os chiques restaurantes, os agitados bares e uma badalação interminável. Há trinta anos a cidade era um pequeno vilarejo de pescadores, mas em 1980 o órgão governamental Fonatur, que cuida do desenvolvimento turístico do México, resolveu bancar a infra-estrutura necessária e transformou a região. O resultado está aí: hotéis modernos, resorts de luxo e muita animação, o que fez das duas cidades vizinhas o destino mais popular da Baja Califórnia atualmente.

No inverno você pode testemunhar um dos fenômenos naturais mais bonitos que ocorrem nas costas do México: o cortejo, procriação e parto das baleias cinza na Baía Magdalena. No verão você pode praticar mergulho, caiaque, pesca esportiva ou viver um grande romance em alguma das muitas praias solitárias onde as formações rochosas esculpidas pelo mar são únicas. Los Cabos foi declarado recentemente Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Unindo San José Del Cabo a Cabo San Lucas se estende uma estrada que é luxuoso corredor turístico de 33 quilômetros beirando as praias, onde estão os maravilhosos hotéis que atraem as celebridades do Jet Set e os turistas de bom gosto. Todos tem restaurantes com excelente cozinha gourmet local e internacional, vários campos de golfe, muitas piscinas e uma ótima infra-estrutura para pesca esportiva e esportes náuticos.

Uma boa dica é conhecer também Todos Santos, que fica a uma hora de distância de Los Cabos, uma pequena e pitoresca cidade tombada pelo patrimônio histórico. Lá você encontra muitas galerias de arte, lojas de artesanato e muito mais. Almoce no Café Santa Fé, instalado numa antiga “hacienda” toda restaurada servindo ótima comida italiana, para variar um pouco dos tacos e tamales apimentados. Vale a viagem.

Onde se hospedar?

O que não falta nas duas cidades são hotéis e resorts de todos os tipos e preços, todos bem novos e alguns bem especiais.

Uma boa sugestão é o Crown Plaza Los Cabos Beach Resort, ex- Grand Faro, cujas diárias são "all inclusive", isto é, todas as refeições, lanches, refrigerantes, room-service e bebidas alcóolicas estão incluídas, e em algumas suites até o conteúdo do frigobar também. São 5 restaurantes, 4 bares, 5 piscinas, quadras de tenis e muito mais. Diárias começam em USD 200.00 e sobem até USD 900.00 nas super-suites.


Para a turma mais ousada, digamos assim, a pedida certa é o Desire Resort & Spa, cujo slogan é "deliciously erotic"! Só aceitam adultos, é também "all inclusive", mas como o nome diz o erotismo é a tônica do hotel. E as piscinas, jacuzzis e praias são "clothing optional", o que significa que roupa é opcional, logo... Diárias a partir de USD 370.00 nos quartos standard e USD 630.00 nas Passion Suites, todas com "hot tubs" nas varandas indevassáveis...

Saindo do Rio de Janeiro, a melhor forma de chegar a Los Cabos é pela Delta Airlines, que faz Rio/Atlanta/Los Cabos/Atlanta/Rio. Em baixa temporada e comprando com bastante antecedência, a passagem pode sair por USD 959.00 + taxas. Anime-se!

Nenhum comentário: