quarta-feira, 15 de abril de 2009

PASSEANDO PELA TURQUIA

Meu amigo e colega de trabalho Pedro Câmara está passeando pela Turquia, e manda fotos todos os dias. Veja essa que ele tirou voando de balão pela Capadócia.

A Capadócia foi uma província romana na Ásia Menor que tinha uma grande importância estratégica por causa das estradas que cortavam a região. Hoje suas paisagens quase lunares e cidades subterrâneas escavadas nas rochas, onde os cristãos se escondiam, atraem milhares de turistas.

Nessa foto o Pedro está em Éfeso, em frente às ruinas da biblioteca da época dos jônicos. Foi uma das cidades do Império Romano onde o cristianismo mais se difundiu e onde os apóstolos Paulo e João pregavam a religião.

Olhem só as paisagens lunares de Pamukkale, uma das maravilhas naturais mais famosas da Turquia. Penhascos brancos com bacias esculpidas cheias de água calcificada, parecendo mármore.

Essas formações rochosas mudam de cor dependendo da hora do dia, dando um efeito espetacular ao pôr do sol.

Mais formações rochosas completamente diferentes, parecendo colunas esculpidas.

Nessas rochas os antigos cristãos escavavam suas moradias para escapar da perseguição dos oficiais romanos. Da Turquia o Pedro vai para a Croácia, e eu espero que mande mais fotos para postar aqui.

Nenhum comentário: