quarta-feira, 1 de abril de 2009

A TORRE EIFFEL FEZ ONTEM 120 ANOS!

O que seria de Paris sem a Torre Eiffel?

Construída para a Exposição Universal de 1889, a torre que deveria ser temporária caiu no gosto de todos e tornou-se o símbolo da Cidade Luz! Projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel, era a construção mais alta do mundo até 1931, quando o Empire State foi inaugurado em Nova York.

Ela tem 320 metros de altura e o complexo desenho de vigas de ferro fundido, necessário para estabilizar a torre contra os fortes ventos, logo conquistou admiradores pelo seu desenho simétrico.

O primeiro andar, a 57 metros de altura, pode ser alcançado por um elevador inclinado ou por uma escada de 360 degraus.

700 degraus depois ou por outro elevador inclinado, você chega ao restaurante Jules Verne, no segundo andar, que é um dos melhores e mais caros de Paris, tendo uma vista panoramica da cidade inigualável. Só aceita reservas com quase um mês de antecedência e mediante depósito de cartão de crédito...

Do mirante lá de cima, a 274 metros de altura, em dias bem claros, você consegue ver até 70 km de distância, inclusive a Catedral de Chartres. A torre pesa 10.100 toneladas, tem 2,5 milhões de rebites e - incrível - em dias muitos quentes, devido à expansão do metal, fica 15 cm mais alta!

Você sabia que a torre já inspirou muitas coisas malucas?
Uma vez ela foi escalada por mais de cem alpinistas e anos depois um doido desceu os 1.652 degraus de bicicleta.

Em 1901 o brasileiro Santos Dumont deu uma volta à torre num dirigível, e em 1911 um alfaiate tentou voar do parapeito usando uma capa em formato de asas! Voou? Claro que não, mergulhou para a morte na frente de uma multidão!

Se você nunca foi à Torre Eiffel, não deixe de visitá-la na sua próxima ida à Paris.
A vista lá de cima é deslumbrante!

Se puder, jante no Jules Verne. Se não der vá ao 58 Tour Eiffel no primeiro andar, mais barato mas também ótimo, e não deixe de brindar com champanhe os 120 anos da velha dama...

2 comentários:

Anônimo disse...

SR Luizinho, sempre venho "viajar" por aqui. Hoje gostaria de uma(s)dicas. Li aqui a viagem de sua amiga para a Inglaterra Americana (maine, Boston, RI, NH,VERMONT).Estou planejando ir com meu marido em setembro.O sr poderia me dar uma dica de um roteiro simples, para 10 dias de cidades nesses estados?Obrigada pela atencao. Aqui vai meu e-mail : lizsilva150@yahoo.com
Liz.

NORMA disse...

Sr. Luizinho, sempre vou visitar minha filha que mora em Paris. gostaria de algumas dicas para minha próxima viagem. chego em Paris dia 28 de abril próximo, e ficarei lá até dia 29 de maio, gostaria de fazer pequenas viagens pelos arredores o que o sr. me aconselha?
Atenciosamente,
Norma.