quinta-feira, 16 de julho de 2009

PASSEANDO PELA JAMAICA

Uma das jóias do Caribe, a Jamaica é uma ilha pequena em extensão mas enorme em matéria de beleza natural, um verdadeiro paraíso com praias de areia branca muito fina, águas transparentes de cor turquesa, florestas exuberantes e uma mistura cultural das mais fascinantes.

Com uma área total de quase 11 mil quilômetros quadrados, uma população de 2,6 milhões de habitantes e duas línguas oficiais, o inglês e o patois, a ilha teve seu nome derivado da palavra Xaycama, que significa “terra de água e madeira” em aruaque, a língua nativa das ilhas caribenhas. Descoberta por Colombo em 1494, que inclusive a usou como propriedade particular para ele e sua família durante anos, a ilha tem mais de mil quilômetros de praias espetaculares.

Kingston é a movimentada capital fundada em 1692 como um refúgio para os desabrigados do grande teremoto que destruiu Port Royal, a outra grande cidade da ilha. É bom passear pelas ruas cheias de prédios históricos e monumentos e ver de perto um pouco da cultura local visitando a National Gallery e o Institute of Jamaica, o museu mais antigo fundado em 1879.

É ótimo também passar algumas horas no imenso oásis que é o jardim botânico Hope e depois visitar o Museu Bob Marley, que conta a história do lendário músico jamaicano.

Uma sugestão de hospedagem: Morgan's Harbour Hotel & Marina, um novo resort mas com charme de antigamente, oferecendo o melhor dos dois mundos. A apenas sete minutos do aeroporto, o hotel tem arquitetura Georgiana, várias piscinas e uma lancha à disposição para passeios pelas praias da ilha. Diárias a partir de USD 150.00.

Não deixar de jantar no Norma's on the Terrace, um dos melhores restaurantes de Kingston instalado numa mansão histórica servindo comida típica jamaicana e também internacional. Fica na Hope Road 26, e o telefone é 876-968-5488.

Negril, do outro lado da ilha, descoberta pelos hippies nos anos 60 que lá fundaram uma grande comunidade, mantem até hoje um ar de preguiça! Mas só durante o dia, bem entendido, pois as noites são animadíssimas com muitas festas nas praias ao som de reggae da pesada!

Se você gosta de aventura, mergulhe de snorkel para ver os corais e cavernas submarinas, pule dos rochedos perto da Seven Mile Beach ou navegue de caiaque pelo Great Morass, um pântano cheio de palmeiras, pássaros exóticos e jacarés...

O comércio de Negril é praticamente Duty Free, oferecendo jóias de ouro, brilhantes, pedras preciosas, relógios de todas as marcas conhecidas, porcelanas italiana e francesas, cigarros, charutos e perfumes. E também muito rum, artesanato em madeira, camisetas e aquelas boinas coloridas de tricô de lã bem típicas da Jamaica, é claro.

Hospede-se no Club Hotel Riu Negril, na praia de Bloody Bay, com duas piscinas enormes e uma grande infra-estrutura para esportes náuticos. Bons quartos com varandas e diárias a partir de USD 200.00.

E para um romântico jantar numa varanda de frente para o mar vá ao Kyuaba, que serve um cardápio internacional sempre com música ao vivo. Para os amantes do jazz, a noite especial é a de segunda-feira.

Montego Bay é considerada a cidade favorita dos turistas que a apelidaram de “MoBay”, com mais de 16 quilômetros de litoral, lindos recifes de coral, lagoas de água turquesa e montanhas verdes pela densa vegetação. Jogue golfe no campo profissional Tryall Club, onde você ainda pode se hospedar em grande estilo num dos muitos bangalôs espalhados pela enorme propriedade.

Fique de molho nas águas curativas no Doctor’s Cave Bathing Club ou faça snorkel para ver os corais no Montego Bay Marine Park. Aproveite para comer ótimas lagostas no restaurante do parque, projetado acima do mar!

Para mais frutos do mar fresquíssimos e serviço perfeito, vá jantar no Pier One on the Waterfront

Ocho Rios, outra cidade vibrante que já foi o porto principal da ilha para exportação de açucar, peixe e banana, hoje é totalmente voltada para o turismo.

Aproveite bem as praias mas não deixe de conhecer Firefly Sun, a linda residência no topo do morro que pertenceu ao famoso escritor inglês Noel Coward, que está enterrado lá.

Outro ótimo programa é escalar as cachoeiras do rio Dunn, com mais de 180 metros de altura que serviram de cenário para o primeiro filme de James Bond, "Dr. No". Há uma boa infra-estrutura para você aproveitar o dia inteiro nesse local paradisíaco.

Um bom hotel é o Beaches Boscobel Resort & Golf Club, perfeito para famílias com crianças, pois as piscinas tem sempre recreadores e as opções de esportes náuticos são muitas. Diárias a partir de USD 300,00.

Para conhecer a típica e deliciosa comida caribenha, não deixe de ir ao restaurante Almond Tree, que é dos mais concorridos da cidade. As lagostas e as carnes grelhadas são as mais pedidas. Fica na Main Street 83, e o telefone para reservas é 876 974-2813

Quando você viajar para a Jamaica leve essas dicas do nosso fiel leitor Paulo que acabou de chegar de lá:

* Apesar da ilha ser relativamente pequena (250km de leste a oeste e 80km de norte a sul) não é tão rápido chegar de uma cidade à outra porque as estradas são bastante precárias. Mas vale a pena alugar um carro em vez de andar nos vagarosos ônibus que circulam por lá.

* Há várias feiras de artesanato, principalmente em Montego Bay e Ocho Rios, ótimas para comprar lembranças como pinturas, esculturas e roupas diferentes, tudo muito barato. Mas tem que pechinchar...

* Não deixe de tomar o licor Tia Maria – um dos produtos famosos da Jamaica, feito de café. Delicioso!

* Visite a baía de Port Antonio e veja as praias onde foram filmados A Lagoa Azul, com Brooke Shields e Cocktail com Tom Cruise. As paisagens são lindas.

* Prove as cervejas Red Stripe, Dragon Stout e Kingston Lager, feitas lá mesmo e responsáveis pelo eterno bom humor da turma local.

* Veja Cuba à distância de cima das Blue Mountains, com 2.200m de altitude. Nos dias mais claros você consegue ver a famosa ilha que está a apenas 150km de distância.

* Não deixe de pedir após as refeições o café Blue Mountain, um dos três melhores do mundo.

* Negril é o melhor lugar para mergulhar de snorkel ou scuba, onde ficam diversas empresas com boa infra-estrutura. Uma saída com mergulho tem um preço médio de U$70.00 por pessoa. Uma das melhores é a Dive Negril.

* Se você der sorte e gostar de reggae, pode acabar vendo um show do Ziggy Marley, filho do Bob, nos bares Kaiser’s Cafe, Sam Sara ou De Buss. Chegando lá informe-se sobre as datas e lugares das apresentações. É muito divertido.

* Mas se você não gosta de reggae há sempre a opção das discotecas Close Encounters e Compulsion, que tocam muitos outros estilos musicais.

Como não há vôo direto do Brasil para lá, a melhor opção é via Miami, mas aí você precisa ter o visto americano. Em baixa temporada a passagem sai por volta de USD 1,400.00 mais as taxas de emabrque.

Nenhum comentário: