quinta-feira, 23 de julho de 2009

O PRIMEIRO HOMEM NA LUA

No dia 20 de julho de 1969, quando pela primeira vez na vida um astronauta americano pisou na Lua, eu também pisava pela primeira vez em New York, no meu primeiro trabalho como guia de um grupo de brasileiros.
Por toda Manhattan a Prefeitura havia instalado telões de TV imensos que transmitiam ao vivo as imagens da NASA dos três heróis da Apollo 11 andando em camera lenta no solo lunar.

A qualquer hora do dia ou da noite centenas de pessoas ficavam um tempão em pé nas calçadas, boquiabertas, olhando essas imagens enormes, durante dias seguidos. Sempre que nós voltávamos de algum passeio ou show para o hotel, parávamos na frente do prédio do Time & Life da 6ª avenida e também passávamos bastante tempo apreciando as cenas espetaculares, muito nítidas e bonitas.

A famosa foto da pegada da bota do astronauta no solo da lua em dois tempos virou o poster mais vendido pelos camelôs da Times Square, da mesma forma que os adesivos da insígnia da nave e as fotos dos três heróis, Buzz Aldwin, Neil Armstrong e Michael Collins.

Quando nós voltamos ao Brasil as perguntas da família e dos amigos sobre a viagem só giravam em torno da Apollo 11, deixando de lado as exposições dos museus, os shows da Broadway e as boas compras da rua 46.

Quatro meses depois, no dia 19 de novembro do mesmo ano, eu estava de volta a New York, dessa vez de férias, e novamente os americanos estavam de volta à Lua, levados agora pela Apollo 12.


De novo mil telões espalhados por toda a cidade, de novo as cenas em camera lenta dos astronautas andando prá lá e prá cá.
Só que desta vez ninguém dava a menor bola, inclusive eu, que segui em frente no ritmo frenético da Grande Maçã...
Cadê a novidade?

Um comentário:

BETH disse...

Sr Luizinho. Tudo bem ? Estou aqui mais uma vez para pedir ajuda .Sempre venho em seu blog "viajar" e reparei que o sr nao tem nenhuma materia sobre a Republica Dominicana, "punta Cana". Eu e meu marido estamos indo agora dia 3 ao Mexico, LosCabos e ele esta querendo em outubro ir a Punta Cana.Gostaria de ouvir sua opiniao sobre esse lugar.Estsmos ainda ponderando se vamos para nova inglaterra e visitar meu filho que mora em boston ou deixamos para dezembro e vamos para Republica dominicana. Por favor me de sua opiniao dessa regiao.Aqui vai meu e-mail,
lizsilva150@yahoo.com .Obrigada mais uma vez. Liz