quinta-feira, 9 de julho de 2009

DIÁRIO DO GUIA # 6: EU E O PRESIDENTE DA REPÚBLICA!

Nos anos 80, sempre que eu chegava com alguma excursão à Nova York depois de duas semanas entre Miami e Orlando, a primeira coisa que todos me pediam era COMIDA BRASILEIRA! Ninguém agüentava mais comer cheeseburgers, pizzas, batatas fritas, sanduíches e outras delícias engordativas do fast-food americano – porque preferiam pagar pouco nas lanchonetes e só gastar os dólares nos Nikes, Reeboks, calças Lee, moletons e aparelhos eletrônicos.

Eu então levava a galera direto para a Rua 46 onde existiam vários restaurantes brasileiros, entre eles o ótimo Via Brasil, que continua firme até hoje e servia tudo o que a turma queria: arroz, feijão, feijoada, bife com fritas, moquecas de peixes, acarajés, empadinhas, lingüiças, churrasquinhos, bolinhos de bacalhau, caipirinhas e muito mais!
E o pessoal entrava de sola nos pratos fundos bem cheios e matava a saudade da comida caseira do Brasil. E nos dias seguintes voltavam por conta própria para repetir a dose.

Certa vez eu estava almoçando lá com uma turma grande e barulhenta quando vejo entrar no restaurante lotado as minhas amigas Barbara Chevalier e Monica Martins, que eram Oficiais de Chancelaria do Itamaraty e moravam na cidade há bastante tempo. Elas me viram sentado só numa mesa de quatro lugares e perguntaram se podiam almoçar comigo e trazer mais uma pessoa que estava esperando num carro lá fora. É claro que eu disse sim e as duas voltaram para buscar a tal pessoa.

De repente abre-se a porta e elas aparecem de braços dados com o presidente João Baptista Figueiredo! Vieram até a mesa, fizeram as apresentações, sentaram-se e começamos a conversar como se fôssemos quatro velhos amigos.

Nem preciso dizer que neste instante a barulheira do restaurante parou e fez-se um silêncio mortal! Ninguém mais comia o arroz com feijão e muito menos bebia as caipirinhas, pois estavam todos de olhos grudados na mesa onde o guia da excursão deles almoçava com o Presidente da República!

Muito simpático, contou que tinha ido à Cleveland fazer a revisão de uma cirurgia cardíaca que havia feito no ano anterior e estava em Nova York só por algumas horas, em visita não-oficial, voltando ao Brasil naquela noite mesmo. E ele também estava com saudade da comida brasileira! Depois de comer arroz com feijão bife e batata como todo mundo, foi de mesa em mesa cumprimentando a brasileirada e até posou para algumas fotos antes de ir embora – e pagou a minha conta, naturalmente...

Um comentário:

Pedro Dale disse...

Essa eu não conhecia...Muito boa!