domingo, 24 de janeiro de 2010

NOVA YORK ORIENTAL...

Um dos melhores e mais bonitos restaurantes japoneses de Nova York é o Sushi Yasuda, comandado pelo chef Naomichi Yasuda que há anos ganha premios e estrelas do severo guia Zagat, além de fotos e reportagens em revistas de arquitetura e design que adoram o bom gosto da decoração minimalista toda feita em placas de bambu.

E ninguém melhor que o próprio Yasuda para nos dar umas dicas sobre comida japonesa, em especial sushi, sashimi e alguns temperos orientais, na forma como ela é servida em seu restaurante.

Segundo ele não há regras rígidas para comer sushi, mas há alguns detalhes que podem melhorar muito a sua experiência gustativa, transformando uma refeição em seu balcão de bambu na verdadeira iniciação aos segredos da gastronomia japonesa.

Molho de soja, wasabi e gari só devem ser usados com moderação. Mais do que algumas gotas de shoyu, por exemplo, já altera o delicado equilíbrio dos sabores. Também deve ser evitada a mistura do wasabi, um tipo de rábano silvestre plantado nas colinas do Japão, no molho de soja, para permitir que o gosto diferente do peixe, arroz e temperos "se encontrem, em vez de se misturar".

Se você quiser, mastigue um pouquinho de gari, o gengibre picante e adocicado, para limpar seu paladar antes de comer o próximo pedaço de peixe. Use muito pouco gengibre e não o coloque direto no sushi nem no sashimi, pois certamente vai enfraquecer os outros sabores.

Tradicionalmente, uma refeição japonesa consiste basicamente de sushi (peixe com arroz), mas você pode muito bem começá-la com sashimi (peixe sem arroz), perfeito para despertar o paladar para os puros sabores do peixe.

Comece a refeição limpando as mãos com o úmido e morno oshiburi, a toalhinha de mão. Ponha um pouco de shoyu no seu murachoko, aquele pratinho para o molho de soja. Se você quiser, pegue um pouco de wasabi com as pontas dos palitinhos e então pegue uma única fatia de peixe. Mergulhe só a borda do sashimi no shoyu e coloque tudo na boca para comer.

Acompanhe o sashimi com um pouco de alga marinha ou tsuma, que são aquelas fatias fininhas de rabanete branco.

Quando você estiver pronto para provar um sabor mais clássico e completo, passe para o sushi, com uma nova cumbuquinha de shoyu. Para quem preferir comer com as mãos, o que é perfeitamente aceitável, será trazida uma yubifuki, toalhinha de algodão bem fino para limpar os dedos entre cada bocado.
Pegue com seu dedo indicador e o polegar cada peça de sushi, ou com os pauzinhos, e a coloque inteira na boca. Dessa forma os sabores, texturas e aromas são percebidos em sua totalidade.

Lá no restaurante alguns sushis já vem com uma camada finíssima de molho especial de soja, criada pelo chef Yasuda, borrifada por cima. Nesse caso não há a necessidade de molhar o sushi no shoyu.
Como o wasabi é misturado ao arroz, também não há necessidade de colocar mais, só se você gostar muito é que deve colocar um pouquinho sobre o peixe com os pauzinhos.

########################################################


Passe alguns momentos de paz e tranqüilidade em plena loucura da Midtown Manhattan visitando a Radiance Tea House & Books, na rua 55, que é o lugar perfeito para descansar do corre-corre nova-iorquino, tomando um dos muitos e saborosos chás orientais à sua disposição.

O lugar é uma verdadeira viagem espiritual através da cultura e tradição asiáticas num ambiente calmo e agradável que ainda oferece livros, lembranças, chás e louças do Oriente para comprar. Segundo Lillian Song, a gerente chinesa, há milhares de possibilidades para se fazer um chá, mas a mais importante de todas é a parte cultural que existe por trás da infusão. Aberta há pouco mais de um ano, a simpática e aconchegante loja já virou ponto obrigatório para quem gosta de um pouco de paz enquanto saboreia seu chá.

Com mais de 50 tipos diferentes de chá puros ou de misturas feitas na hora, casa agora oferece também refeições leves, sendo que alguns pratos são elaborados com folhas de chá para complementar a bebida.

Um dos chás mais pedidos é o de gengibre com leite, perfeito para revigorar o corpo e a mente. Você entra cansado, toma o chá e sai novo em folha!

Pode-se fazer uma provação de chás variados e participar de uma Cerimônia do Chá, a antiga e elaborada tradição da cultura chinesa. Basta reservar com 24 horas de antecedência para assistir a esta cerimônia que não é apenas uma demonstração de elegância, arte e cultura, mas que também produz um dos melhores chás.

Usando bules e xícaras de barro ou cerâmica, colheres e talheres de bambu, a cerimônia demora uma hora, quando são degustados três tipos de chás de ervas escolhidos por você mesmo no extenso menu da loja.

O chá mais pedido agora é o do tipo flor, uma bolinha fechada que uma vez dentro da água fervente começa a abrir, transformando-se numa flor colorida que vai desabrochando aos poucos e torna-se uma verdadeira escultura dentro da xícara. Há vários sabores para se escolher, mas os melhores são Eastern Beauty, Fairy Lily Basket e Osmanthus Blossom, os três deliciosos, perfumados e energéticos.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, LUizinho. Adorei o seu blog. Foi, por meio dele, que decidi em qual ilha do tahiti quero passar minha lua de mel: Huahine. Queria saber se posso te pedir uma gentileza: você, por um acaso, conhece hotéis em conta nessa ilha? Estive vistando o que vc sugeriu, o Relais Mahana Baie, mas ele é muuuuito caro. Imagino que existam pousadinhas mais cool, hotéis mais familiares ou algo do gênero. Você tem amigos que já estiveram por lá que pudessem me ajudar? Um abração e muito obrigada. Juliana. Meu email é: jlinhares@abril.com.br