sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

NOVIDADES NOVAIORQUINAS

Minhas amigas Miriam e Roberta acabaram de chegar de Nova York e imediatamente me passaram algumas novidades imperdíveis da Big Apple!

Três restaurantes ótimos e badalados:

ALLEGRETTI
46 West 22nd St., em Chelsea - 212 206-0558

Bom, bonito e comida mediterrânea e provençal de primeira qualidade. O chef Alain Allegretti, que veio do famoso Le Cirque, é um craque. Sua sopa de frutos do mar no melhor estilo das bouillabaisses provençais é a pedida certa, principalmente no frio de Nova York!

MIA DONA
206 East 58th St. - 212 750-8170

Pense num restaurante grego misturado com um restaurante italiano: pode haver algo melhor e mais animado? Pratos generosos como bacalhau no sal grosso ou coelho com "rémoulade" de pepino, além de massas incríveis e linguiças especiais fazem desta casa do chef Michael Psilakis uma festa todos os dias. Na hora da sobremesa peça o "spumanti", que é um sanduíche de sorvete com pão de ló e frutas secas. Humm...

DOVETAIL
103 West 77th St.- 212 362-3800

O novo restaurante do chef John Fraser - um dos 23 chefs americanos que receberam 3 estrelas do New York Times - é chique e discreto, perto da Columbus Avenue, e está fazendo o maior sucesso com sua gastronomia internacional. Aos domingos acontece a concorrida "Sunday Suppa", uma espécie de brunch que oferece uma refeição com 3 pratos pelo preço fixo de 38 dólares. As sobremesas da "chef patissier" Vera Tong são de dar água na boca.

E saindo do Dovetail vá conhecer o novíssimo Museum of Arts & Design, instalado naquele antigo prédio branco meio árabe do Columbus Circle que ficou fechado por mais de dez anos. Totalmente reformado, o museu foi inaugurado em setembro do ano passado e é um espetáculo, exibindo diversas mostras ao mesmo tempo. Uma delas é de jóias contemporâneas de vários países do mundo, dos anos 40 até hoje. Simplesmente imperdível!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

IT'S OSCAR TIME AGAIN!

A 81ª entrega do Oscar é domingo e Los Angeles fervilha com astros e estrelas alucinados às voltas com mil preparativos para a grande noite.
Mas, como ninguém é de ferro, a pausa para o drinque, os almoços e jantares são imprescindíveis e importantíssimos nessa cidade muito louca onde todos dependem de todos para manter sua celebridade.

Como faz todos os anos, a edição de março da revista Vanity Fair, com o Obama na capa, é inteiramente dedicada a Hollywood, e entre as muitas matérias há uma lista dos restaurantes mais badalados e frequentados pela turma do cinema.

Anote aí:

The Grill on the Alley (9560 Dayton Way, Beverly Hills - 310 276-0616)- O favorito dos grandes produtores que têm mesas reservadas para o almoço todos os dias. Entre eles Ronald Perelman e David Geffen.

Mr. Chow (344 N. Camden Dr., Beverly Hills - 310 278-9911)- O famoso e chique chinês atrai nomes como Mariah Carey e Jamie Foxx, que só jantam lá se ficarem nas mesas de 1 a 5. Nas outras fica a plebe...

The Palm (9001 Santa Monica Blvd., West Hollywood - 310 550-8811) - Jerry Seinfeld, Larry King e Billy Crystal adoram ficar nos reservados 1, 2 e 39. Sabe-se lá porque!
As lagostas e os filés desta versão californiana do tradicional restaurante novaiorquino são maravilhosas.

Giorgio Baldi (114 W. Channel Rd., Santa Monica - 310-573-1660) - Se você é fã do Tom Cruise, do Tom Hanks, da Reese Witherspoon e do Jake Gyllenhall apareça lá na hora do jantar. Com certeza um deles vai estar sentado na famosa mesa 3!

Il Sole (8741 W. Sunset Blvd., West Hollywood - 310 657-1182) - A turma jovem de Hollywood adora almoçar no pátio interno, como a Jennifer Aniston, Courtney Cox, David Arquette e a engraçada Ellen DeGeneres. A comida é ótima.

Nobu Malibu (3835 Cross Creek Rd., Malibu - 310 317-9140) - Essa filial do restaurante de Nova York do Robert de Niro está fazendo o maior sucesso em Los Angeles. A trinca de sempre Ben Affleck, Jennifer Garner e Matt Damon não sai de lá, agora com as crianças a tiracolo.

Osteria Mozza (6602 Melrose Ave., Los Angeles - 323 297-0100) - O lugar favorito da turma da música: Diana Krall e seu marido Elvis Costello até dão canjas nos jantares de domingo e a Drew Barrymore bate ponto todas as semanas.

Madeo (8897 Beverly Blvd., West Hollywood - 310 859-0242) - Mas a turma da pesada está sempre neste aqui: Clint Eastwood, Jack Nicholson, Al Pacino e Barbra Streisand fazem das mesas do lugar uma extensão de suas casas.

Luau (369 N. Bedford Dr., Beverly Hills - 310 274-0090) - A Polinésia e os Mares do Sul são os temas da exótica decoração, e a mesa preferida da Jennifer Lopez e do casal Warren Beatty e Annete Bening é a número 5, bem em baixo da estátua tiki lá no fundo!

###################################################

Quando você viajar para Los Angeles - e eu espero que seja em breve - vá almoçar num desses ótimos restaurantes e quem sabe você não acaba encontrando algum astro ou estrela acariciando o seu recém-polido Oscar?

Descubra mais dicas da terra dos sonhos clicando aqui.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

POSTALES DE BARCELONA

O museu no último andar da Casa Milá
O pátio interno da catedral é um oásisOs modernos mosaicos do Parque Güel
Uma sala da casa BatlóO shopping Maremagnum é enorme
O interior moderno do Museu da Catalunia
Arte nos telhados próximos ao MACBA
A estranha torre Agbar destoa de tudo
A beleza da catedral é inegável
Os doces e biscoitos no Bairro Gótico
Muita arte para se ver no MACBA
Alugue uma bicicleta a 1 euro por dia, como em Paris

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

DE NOVO EM BARCELONA

Mais uma vez visitei essa que é uma das cidades mais bonitas da Espanha, à beira do mar, com largas avenidas arborizadas cheias de prédios de cinco andares lembrando um pouco Paris. Aqui e ali detalhes que fazem de Barcelona uma das minhas cidades favoritas: igrejas bem antigas, monumentos imponentes, museus por todos os lados, restaurantes maravilhosos e um ótimo comércio.

É gostoso passear pelo Bairro Gótico, com as ruelas bem estreitas cheias de bares, cafés e lojas descoladas, descobrindo pracinhas, fontes e muita roupa secando nas janelas, como em Nápoles!
Com o frio que fazia lá na semana passada, uma parada para tomar um café num dos muitos botecos era providencial.


De repente estou no Museu Picasso, onde além das pinturas e esculturas do início de sua carreira em Barcelona, está havendo a exposição temporária "Objetos vivos: figuras e naturezas mortas de Picasso", que mostra de forma sutil como o mestre transformava objetos em figuras e figuras em objetos, bem interessante.

Mais dois passos e almocei no 4Gats, o antiquíssimo e sempre cheio restaurante onde o próprio Picasso e outros artistas comiam, bebiam bastante e, ainda duros, pagavam as contas desenhando os cardápios e doando quadros...
Ao comer lá, saiba que uma garrafa dos ótimos vinhos da casa está incluída no preço fixo da refeição.

E cheguei à catedral gótica:

Um pouco mais à frente, numa ampla praça, fica a deslumbrante Catedral de Barcelona, que agora está sendo restaurada pelo governo e empresas particulares.

Em seu interior solene, os vários altares laterais inteiramente dourados são lindos.


Uma novidade do século 21 nessa igreja tão antiga:
Para o fogo das velas não poluir e escurecer mais as paredes já bem pretas, agora são utilizadas velas de plástico com chamas de led! Por um euro você acende 9 velinhas por duas horas, paga a sua promessa e não polui mais nada!

O silêncio sepulcral da catedral só é interrompido pelos patos que fazem a maior algazarra no jardim da sacristia, mergulhando na fonte e rebolando para as fotos que os turistas sempre tiram.







*******************************************************************

Visitas obrigatórias às criações de Antoni Gaudi:

A Casa Milá, ou La Pedrera, com as grades das varandas em forma de plantas retorcidas, as paredes externas parecendo pedra, e as enormes chaminés de vários formatos.

Lá você visita um apartamento que tem móveis também desenhados por Gaudi, no último andar um pequeno museu mostrando detalhes da construção do prédio, e o terraço, de onde se vê toda Barcelona por entre as estranhas chaminés. Algumas delas parecem ter capacetes de cavaleiros medievais.



Uma quadra mais abaixo no mesmo Passeig de Gracia fica a Casa Batló, com as sacadas em forma de máscaras e as paredes multicores recobertas de ladrilhos.

Visita-se também um apartamento por dentro e o terraço, cujo telhado foi feito em forma de corcova de dragão. Toda a parte interna do edifício é coberta por ladrilhos azuis.

A inacabada igreja da Sagrada Família impressiona por sua grandeza e pelas estranhas formas arquitetônicas concebidas por Gaudi.



Você consegue ver as formas de flores e plantas em todos os lugares, e as estátuas de santos e guerreiros assustam pelas fisionomias austeras.



Desde a última vez que eu estive em Barcelona em 2001 até agora, a obra foi muito adiantada, o que pode significar que finalmente uma dia a catedral será terminada.

E o Parque Güel, com a famosa salamandra colorida na entrada e seus imensos espaços arborizados entremeados de mosaicos e mais formas estranhas, é um oásis sempre cheio de visitantes.



********************************************************************

E os outros museus que eu visitei?

A Fundação Joan Miró, no alto do Parque do Montjuic, mostrando mais de 300 pinturas, 150 esculturas e mais de 8 mil desenhos do famoso artista catalão.


Em meio as obras de arte, várias turmas de colégios com crianças bem pequenas prestando muita atenção às explcações dos mestres.

E não há quem não se divirta com as coloridas e engraçadas esculturas espalhadas pelas varandas do museu.

O MACBA - Museu de Arte Contemporânea de Barcelona - mostra trabalhos de artistas espanhóis atuais expostos em vários andares de um prédio moderníssimo.


No Porto Velho o Museu de História da Catalúnia mostra importantes fatos das raízes da região desde a sua criação. Instalado num antigo armazém com mais de cem anos, mas todo moderno por dentro, o museu oferece uma viagem pelo tempo começando na pré-história e terminando ao final do século vinte.

Muitos displays são interativos e as crianças ficam fascinadas, pois podem vestir armaduras medievais, montar em cavalos e ver pequenos filmes bem interessantes.

Depois de visitar o museu nada melhor que almoçar no Merendero de la Mari, ali mesmo de frente para o mar, e comer deliciosos peixes e mariscos. Prove a "navaja", um tipo de mexilhão comprido, no formato de uma navalha. E sempre acompanhado de um excelente e gelado vinho branco Rioja.

Outro bom restaurante é o famoso e tradicional Botafumeíro, cujas paellas e frutos do mar são ótimos e fartíssimos. Aliás, um conselho: nos restaurantes de Barcelona pense duas vêzes na hora de pedir uma entrada e um depois um prato principal, pois na maioria das vezes o primeiro é tão grande que você nem consegue mais comer o que vem a seguir.

Dois lugares bons e bem modernos no Passeig de Grácia: o Brown, chic e com decoração minimalista e comida de primeira linha, e o Citrus, menos sofisticado mas aberto o dia todo oferecendo tapas e muito mais.

Mas um dos melhores restaurantes da cidade é o novíssimo Comerç,24, que ocupa o espaço de um antigo depósito de sal com dois ambientes muito bem decorados e uma seleção de tapas com influências da Ásia, Itália, Catalúnia e muito mais criados pelo simpático e jovem chef Carles Abellan.

Você escolhe o menu de 8 ou de 12 unidades, bebe sua cava (o espumante espanhol) e os garçons vão trazendo os pratinhos escolhidos a esmo pelo maitre. Excelentes!
Na saída você ganha um pequeno menu impresso com a lista do que você comeu, como lembrança da casa. Chique, caro, mas imperdível!


********************************************************************
E o hotel?

O hotel foi, pela terceira vez, o Majestic - um dos melhores da cidade, em pleno Passeig de Grácia (o Champs-Elysées catalão), rodeado do melhor comércio e de dezenas de restaurantes e bares de todos os tipos. Quartos grandes com janelas à prova de som, diárias de casal a partir de 229 euros, serviço perfeito, um simpático bar com piano todas as noites e um farto café da manhã que inclui até salmão defumado e champanhe! Quer coisa melhor para começar o dia?

********************************************************************


E se você quiser ter seus cabelos ondulados e fartos de volta, porque não seguir o conselho do Ronaldo e usar Crescina R5? Está à venda em todas as farmácias de Barcelona...

Saiba mais sobre Barcelona clicando aqui.