quinta-feira, 17 de abril de 2008

DESCOBRINDO WINDSOR, STONEGENGE & BATH

Se você tiver um dia sobrando em Londres, aproveite para conhecer três lugares muito bonitos e interessantes. Você pode alugar um carro – cuidado com a mão inglesa pela esquerda, ao contrário da nossa pela direita – ou pegar um tour regular das muitas agências de turismo que fazem o percurso todos os dias do ano.
Esse passeio de quase 12 horas incluindo o ônibus, os tickets para os vários locais visitados e um excelente guia dando todas as explicações sai por volta de 100 euros por pessoa, nada caro para um dia inteiro de muita novidade, cultura e beleza.

********************************************************************

CASTELO DE WINDSOR

Windsor é o maior e mais antigo castelo habitado do mundo, residência de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II por alguns fins de semana em alguns meses ao ano.

Visita-se os jardins e os magníficos salões estatais decorados com valiosas obras de arte e móveis históricos e que continuam sendo usados para cerimônias oficiais. Quadros de Van Dyck e Rubens são algumas das obras expostas, além de tapeçarias, esculturas, porcelanas e armaduras. Tudo muito luxuoso e bonito.

Na linda capela de St. George estão os túmulos de dez reis e rainhas, entre eles Henrique VIII e sua esposa Jane Seymour. Lá se casaram vários nobres, entre eles o Rei Eduardo VII e a Rainha Alexandra em 1863, e mais recentemente o Príncipe Edward com Sophie Rhys-Jones em 1999. A cerimônia da benção marital do Príncipe Charles e Camilla também foi lá, em 2005.

Uma das atrações mais procuradas do castelo, entretanto, é a casa de bonecas da Rainha Mary, a mais famosa do mundo!

Para uma cerveja ou uma boa refeição, vá ao "Browns Bar & Brasserie, na beira do Tâmisa, na Barry Avenue, servindo comida inglêsa e francesa em um ambiente simpático e descontraído. No verão, à noite, fica lotado da garotada local.

********************************************************************

STONEHENGE

5 mil anos atrás essas pedras de 40 toneladas foram arrastadas para as gélidas planícies de Salisbury Hills e até hoje seus segredos continuam a impressionar pesquisadores e turistas. Alguns dizem que Stonehenge era um templo religioso, outros que era um relógio astronômico ou ainda um cemitério da Idade do Bronze. O nome vem do inglês antigo “hanging stones”.

Estudiosos descobriram que o posicionamento de algumas pedras tem perfeito alinhamento com as estrelas, o sol e a lua, o que indica um conhecimento bastante avançado de astrologia de quem as colocou lá.

Nos meses de verão o sol nasce exatamente na direção de uma espécie de altar, o que já despertou suspeitas do local ter sido também um templo de adoração ao sol.

Seja o que forem as pedras monumentais continuam a encantar e a brincar com a imaginação de todos que visitam Stonehenge.
Os experientes guias locais relembram lendas e fatos históricos, aumentando ainda mais os mistérios que envolvem o lugar.
Você vai adorar!

********************************************************************

BATH


Localizada às margens do rio Avon, essa linda cidade georgiana foi a primeira na Inglaterra a ser designada local de Herança Mundial pela Unesco.

Visita-se a abadia onde o primeiro rei inglês foi coroado em 973 A.C., a famosa ponte Pulteney inspirada na Ponte Vecchio de Florença construída em 1773, e a impressionante arquitetura do Royal Crescent, que é uma grande avenida em forma de lua com 30 prédios iguais em frente a um enorme parque. Espetacular!


Os famosos Banhos Romanos que deram fama e nome à Bath e o SPA que são os mais bem conservados do mundo antigo, só foram descobertos em 1870.
Alguns foram construídos no século 12 e serviram para a população tomar banho até a metade do século passado.
Os antigos romanos nadavam e relaxavam nas enormes piscinas alimentadas pelas águas mornas e verdes da Fonte Sagrada.
Dizem que era uma farra...


No verão, ao entardecer, pode-se assistir à cerimônia do acender das tochas à volta do Grande Banho Romano. Mas gostoso é tomar um tradicional chá inglês com todos os sanduíches e doces e provar as águas medicinais quentes que jorram diretamente das fontes dos Pump Rooms no prédio principal dos banhos. Um programa dos mais diferentes!

Se o seu negócio é cerveja, Bath tem dezenas de simpáticos pubs. Um dos melhores é o "Coeur de Lion", em Northumberland Place, atrás da abadia, que serve breakfast, almoço e jantar todos os dias do ano dentro e nas mesinhas da calçada.

Outro muito bom é o "The Raven", bem tradicional, servindo comida caseira como tortas salgadas com purê de batata ou pratos de frios e queijos. O pub tem sua própria cerveja, a "Raven's Gold", considerada a melhor da cidade. Fica na Queen's Square próximo à Milson street.

E de noitinha você volta a Londres cansado, é claro, mas certo de que conheceu lugares diferentes e inesquecíveis.

Nenhum comentário: