terça-feira, 16 de setembro de 2008

PASSEANDO PELO SENA

Se você quiser fazer um programa diferente em sua próxima viagem a Paris, faça um longo passeio pelo rio Sena, que não é apenas um rio: é o mais bonito caminho que corta a Cidade Luz passando através do tempo e da história, com as mais surpreendentes e lindas vistas da capital da França.

Na beira do Sena o contraste entre os bairros é bem mais forte. Indo na direção norte da torre Eiffel você vê as tradições de Paris desfilando à sua frente: o Palais de Tokyo, o Grand e o Petit Palais, a Assembléia Nacional, Tuilleries, Louvre e Chatelet, a Île de la Cité e a Île Saint-Louis.

Passando a ponte Charles-de-Gaulle tudo muda: agora Paris é moderna com uma arquitetura bem diferente, quase futurista: o Ministério das Finanças, o Palácio Omnisports de Paris-Bercy e as enormes torres da Biblioteca Nacional.

Há várias formas de se fazer esse passeio: a pé, de bicicleta, de patins, de barco, todas elas permitindo uma visão fantástica das fachadas marcadas pela história à medida em que você vai passando pelos ancoradouros e pontes. Observe a tranqüilidade com que os barcos navegam e sinta-se envolvido pela beleza da cidade.

As 36 pontes de Paris estão agora todas iluminadas – e nada mais romântico do que fazer o passeio ao entardecer para aproveitar ainda mais.

A mais antiga, mais famosa, mais bonita e mais popular é a Pont-Neuf, que está presente em incontáveis pinturas e que praticamente não sofreu alteração alguma desde que foi construída no século 17. Seu charme especial que inspira milhares de apaixonados são os arcos em forma de meias-luas que emolduram o Sena.


Se você gosta de sol, aproveite os meses de verão no Quai Saint-Bernard, próximo do Jardin des Plantes, onde o pessoal adora se bronzear em meio a esculturas de César e Zadkine espalhadas pelo jardim Tino Rossi.

Na margem direita uma praia artificial de quase 3 quilômetros é construída entre os cais de Tuilleries e o Henry-IV, com espreguiçadeiras, muita areia, coqueiros e quadras esportivas para vôlei e futebol.
Desde 2005, que foi o ano do Brasil na França, essas praias são chamadas de Ipanema, Copacabana e Maracanã. De noite há muitos concertos e shows ao ar livre.

Você sabia que Paris é a única cidade do mundo que tem vendedores de livros ao ar livre? Os "bouquinistes” expõem seus livros de segunda mão na beira do rio desde o século 17 em mais de 250 caixas de madeira verde, localizadas principalmente nos cais do Hôtel de Ville, Tournelle e Mégisserie. É só o sol sair que todos mostram seus tesouros: livros antigos, gravuras, primeiras edições, cartões postais e muito mais.

O melhor ponto do rio para os românticos inveterados é a Praça Vert-Galant, abaixo da Pont-Neuf, que forma a ponta da Île de la Cité, oferecendo uma vista espetacular do Louvre. Lá você pode ainda pegar um dos barcos que circulam pelo rio ou ainda pescar! O Sena está cheio de carpas e Hemingway adorava pescar em suas margens.

Se você quiser fazer esse percurso de barco, basta esperar numa das oito paradas do Batobus em pontos estratégicos: Torre Eiffel, Museu d’Orsay, St-Germain, Notre-Dame, Jardin des Plantes, Hôtel-de-Ville, Louvre e Champs-Élysées. Os barcos passam a cada 20 minutos e o ticket de um dia custa 12 euros, permitindo subir e descer em todos os pontos.

Nenhum comentário: