terça-feira, 20 de outubro de 2009

NOVIDADES DE BUENOS AIRES

Vários leitores do blog que estiveram em Buenos Aires nesse inverno enviaram muitas dicas e informações bem atuais sobre a capital da Argentina. Anote e faça bom proveito!

O lugar da moda ainda é Palermo Viejo, um bairro jovem, com butiques e lojas alternativas, cafés e restaurantes muito bons. É um bom programa para fazer aos sábados a partir do meio-dia, pois há muitos bares ao redor das praças e é ótimo para compras. Salte do táxi na Plazoleta Cortázar ou na Plaza Serrano, e aproveite para tomar um café na Malasartes.

Não esqueça de pegar nas lojas um mapa grátis chamado Saber Adonde Ir , pois com ele você descobre todos os segredos do bairro. Soldba é uma boa loja com preços ótimos, e tem roupas, café, DJ, muito divertida, na Costa Rica 4645. Reina Batata, na Gurruchaga 1785 e Sabater Hinos, na Garrucha 1821, são também boas opções.

Para roupas e material esportivo, vá na certa:
Nike – Gurruchaga, 1615
Adidas – Malabia, 1720
Puma – Armênia, 1539

Lojas de roupas femininas:
Rapsódia - El Salvador 4757
Maria Cher – El Salvador 4714
Juana Del Arco – El Salvador 4762
Mariano Toledo – Av. Armenia, 1564

Ande pelas ruas Armenia, Malabia e Gurruchaga, e repare como parece o Soho nova-iorquino. Lá ficam lojas interessantes, como a Salsipuede, de bijuterias, a Babel, de objetos de decoração, a Ballena, de velas e a Miles, de discos e livros.

Subindo a Calle Malabia até a Av. Córdoba você encontra várias lojas de descontos, tipo outlets de pontas-de-estoque.

Na Calle Honduras você encontra a Casa Oma, a Papelera Palermo, a Spoon com objetos de design para casa, e a Calma Chicha com incríveis objetos kitsch.

Nesta área fica a praça Palermo Viejo, onde está o Bártok, um bar-restaurante com mesinhas na calçada, ótimo para descansar das compras e tomar "una copa de tinto".

Outra opção é o Mark's, que fica na El Salvador 4701, uma coffee-house com sobremesas maravilhosas. Ir no fim de tarde e tomar um chá com uma torta..

Bons restaurantes:

Casa Cruz – Comida variada, gente bonita e moderna – 1658 Calle Uriarte.
Olsen - Destaca-se pela variedade de vodcas e culinária escandinava. Fica em Palermo Hollywood, ao lado de Viejo, na Gorriti 5870.

Lomo - Ótimas carnes, lugar bonito e badalado. Dois ambientes, em cima é mais agitado. Vale a pena ir à noite. Fica na Costa Rica, 4661.

Bereber - Comida marroquina, na Armenia 1880. Muito bom.

Bares:

El Diamante – Malabia, 1688. Ótimo para tomar um drink no final de tarde.
Gran Bar Danzon - Libertad, 1161, na região central. Quartas e sextas tem jazz ao vivo e no cardápio há de ostras frescas a sushi, vinhos e DJs.

Lelé de Troya - Vários ambientes vermelhos, amarelos e verdes. Na Costa Rica, 4901.

Bar Uriarte
- Lindo bar com mil opções de drinques e gastronomia.

Milion - Uma mansão centenária com menu de tapas e brusquetas. O drinque mais pedidos é o daiquiri de albahaca, o nosso manjericão. Calle Paraná 1.048

Aos domingos, a Feira de San Telmo continua atraindo muita gente. Fuja dos preços altos dos estandes da praça visitando a galeria de brechós Pasaje de la Defensa, na Defensa 1179, onde há de tudo.

Para almoçar o melhor restaurante da praça é o Pappa Deus - Pasaje Bethlem 423.

Ali perto fica o El Desnivel (Defensa 855), um botequim de bairro que oferece ótimas carnes na grelha por preços praticamente de graça!

Puerto Madero é um conjunto de antigos armazéns reformados a cinco minutos de táxi da zona hoteleira. Há restaurantes de todos os tipos, mas se você gosta mesmo de carne vá direto ao La Caballeriza, no número 580, ou na chique Cabaña las Lilas, no 516.

Asia de Cuba - É um restaurante-bar muito na moda. A pista esquenta a partir da uma da manhã e é a maior animação. Muito sushi e gente bonita. Atravesse a ponte em direção ao Hilton e vire à direita na outra margem.

Para comida e ambiente mais moderno, vá ao Montoya, no número 152.

********************************************************************
Não volte ao Brasil sem conhecer uma casa de tango ou milonga.
Vá logo ao melhor deles, La Catedral.

Quer ver como os argentinos dançam na vida real? Vá à uma milonga, que apesar de não ter o charme e a grandiosidade dos shows de tango, é uma forma mais pitoresca de esticar a noite sem ser numa discoteca. Existem vários tipos de shows, escolha o que mais combina com você:

Os conhecidos e populares Viejo Almacén e Señor Tango tem espetáculos muito bons. Faça a reserva no seu hotel.

Shows mais intimistas :
Bar Sur - Pequeno e muito bom, funcionando desde 1967.

Bar Hermanos Cao, um bar tradicional aberto todos os dias. Às 19hs tem aula de tango, às 20hs, picada Argentina e às 22hs show de tango e milonga.

Para ver jovens dançando tango, vá ao La Viruta, um clube de bairro em Palermo Viejo. O ingresso custa 8 pesos e o baile vai até 4 da manhã. Lá você também pode ter aulas de tango.



Para ver ágeis velhinhos dançando ao som de uma orquestra de verdade (só aos sábados), vá ao Nuevo Sálon La Argentina, na Bartolomé Mitre 1759.

Outro lugar muito bom, menos turístico e mais alternativo é o Centro Cultural Torquato Tasso em San Telmo, com shows dos mais variados.

Piazzolla Tango, centro de artes e espetáculos localizado num dos prédios mais antigos do centro, a Galeria Guemes, é um templo dedicado ao tango. Escola de dança, museu, café, livraria e loja de vinhos. O teatro é inspirado no Moulin Rouge de Paris e os shows são ótimos.

Las Canitas é um bairro residencial ao norte de Palermo que se tornou point gastronômico bem badalado. Só funciona à noite. A rua principal, calle Báez, tem um restaurante ao lado do outro. Os melhores:

Eh! Santino ( nº 194 ) - Risotos e massas.
De La Ostia (nº 216) - Bistrô charmoso.
Soul Café (nº 246) - Culinária moderna e criativa.
Morelia (nº 260) - Assa pizzas na grelha.

Para algo mais exótico ande duas quadras e vire na Ortega y Gasset. No nº 1782 fica o Lotus Neo Thai, com comida fusion asiática.

Vários bares: Bar Baez, Bokoto, Sushi Club, Novescento. Nas ruas transversais da Báez decobre-se lojinhas de acessórios, coisas para casa e muito mais.

Sucre, um loft moderninho instalado num cubo de cimento, é o lugar da moda. Bonito e sempre cheio, fica na Sucre 676, entre Castañeda e Alcorta.

Um lugar especial é o bar Epicureos, uma boa pedida para os amantes do vinho argentino. Localizado no bairro de Belgrano, na charmosa região de La Imprenta, o lugar é ideal para um agradável fim de tarde. Bons vinhos, charutos e diferentes variedades de cigarros, cafés e doces. O endereço é Soldado de la Independência.

O tradicional restaurante Las Nazarenas acaba de inaugurar a Cava Turística do Vinho, uma gigantesca bodega com mais de 900 marcas de vinho argentino que pode ser visitada todos os dias. Trata-se da primeira bodega turística da cidade, que além de oferecer ampla variedade de vinhos para degustação, tem também preços especiais para quem quiser comprar.

Um pouco de cultura:

Malba: Museu de Eduardo Costantini, com a excelente coleção de arte latina.

Centro Cultural Recoleta: exposições de arte, a maioria gratuitas.

Aproveite para conhecer a Iglesia Del Pilar, que fica ao lado, um dos símbolos da Recoleta.

Ao lado também está o Cemitério da Recoleta, onde Evita está enterrada.

Museu Nacional de Belas Artes e Teatro Colon: visitas obrigatórias.

Passeando pela Recoleta:

Comece no shopping Buenos Aires Design, que tem a maior coleção de lojas especializadas em design e decoração da cidade. Não deixe de visitar a Morph, tipo a nossa Tok & Stok, mas muito mais transada e mais barata. No terraço há vários cafés e restaurantes.

La Biela é um tradicional bar na Av. Quintana, onde todos os bares tem cadeiras do lado de fora e são bem agradáveis. É um calçadão cheio de restaurantes.

As melhores empanadas da cidade estão no Sanjuanino (Calle Posadas, atrás do Hotel Alvear Palace). É um lugar bem simples, mas as empanadas são divinas e baratíssimas.

Alfajores, o doce típico argentino, podem ser comprados na Havanna , que é uma cafeteria ótima, com muitas opções de comida.
Sorveteria Freddo - Só no sabor Dulce de Leche, são quatro opções de sorvetes, fora os mil outros!

Aproveite para passear pela Av. Alvear - a mais chique da Recoleta, com lojas de grifes como Hermès, Louis Vuitton, Fendi e muito mais.

Paralela a ela, a Calle Posadas tem prédios residencias lindos, lojas exclusivas e o shopping mais sofisticado da cidade, o Pátio Bullrich, que mistura grifes internacionais com lojas locais mais acessíveis.

Para terminar o passeio em grande estilo, tome o tradicionalíssimo chá da tarde no Hotel Plaza Marriott, na Florida 1005.

O melhor brunch de domingo é o do Hotel Four Seasons, e deve ser reservado com antecedência, pois é maravilhoso.

Outra opção para domingo é visitar o Parque Palermo. Desça no Jardim japonês e passeie pelos jardins.

E as compras?

Se o negócio é comprar, há um guia que é vendido nas livrarias chamado Guia de Compras de Buenos Aires, com todas as informações. A Av. Córdoba, na altura do numero 4.000, é o lugar preferido dos argentinos para as compras. Lá estão as marcas famosas: Nike, Fila, Levis.

Aproveite para passar pela parte mais agradável da Florida no nº 940, onde fica a Ciudad de Cuero, uma galeria de lojas especializadas em couro.
Para cashemere vá na Suipacha nº 980.

Galerias Pacífico - boas compras numa atmosfera européia. Florida 735.

Outras lojas na Santa Fé: no número 3253 fica a Ona Saez, no 3258 a Paula Cahen D`Anvers, no 1937 está a Zara, e a Livraria El Ateneo no número 1860.

Pronto para a sua próxima ida a Buenos Aires?
Se você quiser mais dicas, clique aqui.

Nenhum comentário: