quinta-feira, 26 de julho de 2007

PASSEANDO POR BUENOS AIRES

Na última vez que estive lá, apesar de todos os percalços políticos e financeiros ocorridos pouco antes, Buenos Aires continuava a cidade mais civilizada da América do Sul, com seu eterno ar europeu, os bonitos prédios de arquitetura clássica, as praças e jardins sempre floridos e limpos e seu povo bonito e bem vestido. Isso sem falar do ótimo comércio e dos restaurantes de todos os tipos, com preços bem baratos graças à desvalorização do peso.

Se você nunca foi à capital da Argentina, para ter uma visão geral da cidade vale a pena pegar um táxi e fazer um passeio de uma hora (combinando o preço da corrida antes, é claro) passando pelos locais mais famosos e conhecidos. Todos os motoristas de praça são excelentes guias de coração e sentem o maior orgulho em mostrar a cidade para os visitantes. Essa hora de taxi custa por volta de 40 dólares e você já fica por dentro das coisas.

Nesse passeio não deixe de ver:

A Plaza de Mayo e seus arredores, a Casa Rosada (o palácio do governo), a Catedral Metropolitana, o Cabildo, o Convento de São Francisco e a Plaza Colón. Dê uma passadinha e conheça o famoso Café Tortoni (Avenida de Mayo 829 – 4342-4328) o mais antigo do país (foto ao lado) e considerado um marco histórico com suas paredes cheias de quadros, colunas de madeira escura, teto de vitrô e mictórios masculinos de cobre e porcelana. Uma verdadeira volta ao passado...

San Telmo, o bairro ao sul da Avenida Defensa, cheio de antiquários e restaurantes. Aos sábados e domingos a pracinha Dorrego fica lotada com as bancadas da feirinha de antiguidades e as ruas ficam fechadas aos carros. E você acaba comprando alguma coisa como lembrança da viagem.

Em La Boca, berço do tango e reduto dos torcedores do clube Boca Júnior, passe a pé pelo “Caminito”, uma ruela de casas coloridas e cheias de esculturas, pinturas e entalhes, com artistas vendendo suas obras nas portas dos ateliês. Foi lá nas antigas cantinas e bordéis que nasceu o tango. Tome um café no simpático Café La Perla, onde você tem uma boa idéia de como eram os bares antigos da região. Parece que realmente o tempo parou!

Puerto Madero – a novidade maior de uns anos para cá – teve seus enormes e vazios armazéns transformados em lojas e restaurantes com mesinhas nas varandas à beira do rio durante o verão, revitalizando toda a região. Até o moderníssimo e “hype” hotel Faena se instalou por lá e já vive lotado. Muito sucesso também está fazendo o Asia de Cuba, mistura de boate & restaurante japonês que fica lotado de gente bonita até o amanhecer, dançando e comendo sushi sem parar. Se você jantar não precisa pagar o couvert musical.


No Dique 3 os melhores restaurantes são o La Parolaccia (comida italiana), La Parolaccia del Maré (frutos do mar e especialidades mediterrâneas), Hereford Grill (carnes de primeira, filial da Recoleta) e Tocororo (comida cubana e caribenha).

E no Dique 4 o Bice (italiano fino – 4315-6216), Katrine (elegante, comida mediterrânea), El Mirasol (carnes argentinas), Freddo (os melhores sorvetes da América do Sul – você tem que provar!), Cabanas Las Lilás (carnes de gado especial) e La Caballeriza (excelente e refinada churrascaria – 4314-2648).

Na Avenida Alvear, com seus palacetes europeus e embaixadas, além do famoso e luxuoso Hotel Alvear, fica o badalado Shopping Pátio Bullrich (Avenida de Libertador 750 & Posadas 1245), com boas lojas variadas, livrarias e restaurantes.

A Recoleta com seu cemitério, a basílica de Nossa Senhora de Pillar, a Biblioteca Nacional em seu prédio futurista, o Centro Cultural e o Museu de Belas Artes. Além dos badalados restaurantes, cafés e butiques que fizeram do bairro uma Ipanema argentina.
Lá um bom lugar para comprar objetos e coisas para a casa é o Buenos Aires Design (Avenida Pueyrredón 2501).
O Centro Cultural Recoleta, ao lado do cemitério, é um dos melhores da cidade, com várias galerias oferecendo obras de artes dos artistas argentinos mais conceituados, além de uma enorme livraria, um cinema e do Museu Participativo de Ciências.

Palermo, o maior bairro da cidade, onde fica o imenso Parque Três de Febrero que tem o Zoológico, o Jardim Botânico, o Jardim das Rosas, o Planetário, o Museu Sívori, um bosque de plantas típicas argentinas além de lagos, clubes e vários pontos de recreação pública. É impressionante o número de cachorros passeando com seus "dog walkers"!


Lá também está localizado o Malba, Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires – imperdível. Aberto em 2001 e abrigando a vasta coleção do multimilionário Eduardo Constantini, tem em seu acervo importantes trabalhos de Frida Kahlo e Diego Rivera, entre muitos outros. Há pouco esteve em cartaz uma retrospectiva do nosso Volpi.

Uma parte desse bairro muito em moda hoje se chama Palermo Viejo, que por sua vez é dividido em Palermo Soho e Palermo Hollywood, abrigando os cafés, restaurantes e butiques mais estilosos e modernos, atraindo uma multidão de pessoas “fashion”. Suas ruas muito arborizadas dão um ar bem europeu. Visite a Plaza Serrano, veja as pinturas dos jovens artistas e tome um “cortado” (café pingado com leite) entre uma comprinha e outra nas lojas Juana de Arco e Calma Chica, não deixando de visitar a loja de design Humawaca, da conhecida artista Ingrid Gutman.

Avenida Corrientes, onde está a vida cultural da cidade com seus teatros, cinemas, bares, lojas, livrarias e algumas casas de tango bem famosas. A moda agora é ter aulas particulares de tango à tarde para depois se exibir nas pistas das casas noturnas. No Centro Cultural Torquato Tasso (Suipacha 384 – 4601-8234) você pode ter aulas, dançar e assistir aos shows dos “milongueros”. Bastante popular, é animadíssimo e vive cheio.


Restaurantes que fui e recomendo, além dos já citados antes:

La Cabrera (Cabrera 5099, Palermo – 4831-7002) – comida argentina de primeira.
Campo dei Fiori (San José 491, San Telmo – 4381-1800) – ótimo italiano.
El Bodegon de Pena (Peña 2475, Recoleta – 4806-7536) – comida internacional.


O maior shopping se chama Galerias Pacifico (Florida Y Avenida Córdoba), com todas as griffes internacionais além de ótimas lojas de artigos de couro. Vários restaurantes oferecem todo o tipo de comida no seu pátio central. Nos fundos do shopping fica a antiga Calle Florida, que embora ainda tenha um comércio razoável, está hoje mais para Rua da Alfândega do que Visconde de Pirajá...

Nenhum comentário: