quinta-feira, 19 de julho de 2007

PASSEANDO PELA PROVENCE

Em qualquer estação do ano, com frio ou com calor, uma sugestão perfeita para férias bem românticas é passear pela Provence, ao sul da França, com vilarejos e cidades tão próximos uns dos outros que dá para visitar quase toda a região em uma semana. O gostoso é alugar um carro, pegar um mapa, boas indicações de hotéis e restaurantes e fazer o roteiro ao sabor dos dias, descobrindo aos poucos suas peculiaridades e a simpatia do povo que tanto encantaram o escritor F. Scott Fitzgerald e pintores como Picasso e Van Gogh.

Uma antiga província romana (daí o seu nome) situada às margens do Mediterrâneo e colada à Itália, ela hoje faz parte da região Provence–Alpes-Côte d’Azur, que por sua vez se divide pelos municípios de Var, Vaucluse e Bouches-du-Rhône, Alpes-de-Haute-Provence e Alpes Marítimos. Delimitada pelos Alpes a leste, o rio Ródano a oeste e o mar ao sul, suas características topográficas são as mais diversas possíveis.

A cada passo a paisagem se torna diferente, dos penhascos de Gorges du Verdon às planícies de La Camargue, do litoral com formações parecendo fiordes entre Marseille e Cassis às colinas de Vaucluse e do Luberon. Isso sem falar nos campos de lavanda que perfumam o ar em Grasse, no cheiro das ervas aromáticas cultivadas por toda a Orange e nos sítios arqueológicos de Arles, Nîmes ou Vaison-la-Romaine.


Se você aprecia um bom vinho, tem que conhecer os vinhedos Cotes du Rhônes e Châteauneuf-du-Pape. E se gosta de museus e história, não deixe de visitar o Ateliê de Cézanne em Aix-em-Provence, que é a capital da região, ou o Museu do Arroz, em Arles. Em Cassis os passeios de barcos pelo litoral são deliciosos, e a arquitetura medieval de Les Baux deixa os visitantes encantados.


Para chegar até a Provence você pode voar uma hora e meia de Paris para Nice ou para Marseille, a maior cidade da região. Querendo apreciar a paisagem com calma pegue o trem de alta velocidade TGV Méditerranée até Avignon, fazendo uma tranqüila viagem de pouco menos de quatro horas. Chegando lá pegue o carro e o resto é por sua conta! E não se preocupe, pois todas as estradas são muito bem sinalizadas e os mapas muito bem feitos.

Essas são sugestões de quem conhece bem a região:

Em Avignon, visitar o Palais des Papes, uma verdadeira cidadela fortificada com afrescos, azulejos, gobelins e valiosas obras de arte dos anos 1300.

A Place de l’Horloge com seus cafés, e a Rua dos Tintureiros, onde no século 19 estampavam-se os tecidos bem coloridos usados até hoje na decoração provençal são paradas obrigatórias para umas boas comprinhas.

Três opções de hotéis em Avignon e conhecer toda a região à sua volta:

Hotel d’Europe (14, Place Crillon / 90-82-6692) - O melhor da cidade desde a estadia de Napoleão em 1799. Quartos grandes e elegantes e um pátio interno muito bonito acolhem os hóspedes com muito romantismo.

Hotel La Ferme Jamet (Chemin des Rhodes, Barthelasse / 90-86-1674) - Uma fazenda do século XVI coberta de plantas, em plena Ilha Barthelasse, a cinco minutos do centro de Avignon, com quartos e bangalôs decorados no mais puro estilo provençal.

Hotel Saint Roche (9 Rue Paul-Merindol / 90-82-1863) - Próximo da Porte Saint Roche, ao lado da estação ferroviária, é o melhor hotel barato da cidade. Quartos espaçosos, pisos de terracota e paredes de pedra.

Restaurantes:

La Fourchette (17 rue Racine / 90 85 20 93) - Comida boa e barata. Provar o “feuilleté de rascasse”, peixe assado na massa folhada e a salada quente de pato e codorna. Sobremesas inesquecíveis...


Hiély-Lucullus (5, Rue de La République, Avignon / 90-86-1707) - Há mais de 65 anos sua comida atrai milhares de visitantes. Provar o patê de foie gras com amêndoas e de sobremesa o “meringue glacée”, divino...

Em Roussillon o melhor hotel é o Le Mas de Garrigon (Route de Saint-Saturnin / 90-05-6322) - Localizado no meio de uma floresta de pinheiros. Todos os quartos têm uma varanda particular com vista para a piscina. Mais aconchegante não existe...

Em Gordes hospede-se no Bastide des Gordes (Le Village / 90-70-1212), que é o melhor da cidade, localizado a 400 metros acima do Plateau de Vaucluse, com uma linda vista panorâmica das montanhas Luberon. Ótimas acomodações e comida tão boa quanto.

Outro hotel muito simpático é o Domaine de L’Enclos (Route de Senanque / 90-0822) em meio a lindos jardins, com quartos com varandas, quadras de tênis e piscina. Comida excelente no restaurante panorâmico.

Se você quiser conhecer os vinhedos, a dica é hospedar-se no Chateauneuf du Pape (Route d’Avignon / 90-83-7842). Três quilômetros fora da cidade, este castelo do século XIX tem apenas 7 quartos e um dos melhores restaurantes da região com uma adega das mais sortidas. Se não der para se hospedar, reserve logo o seu jantar!

Passeando entre uma cidade e outra, duas ótimas sugestões de restaurantes:

Prevot (353 Avenue Verdun, Cavaillon / 90-71-3243) - Difícil de acreditar que no meio de uma cidadezinha como esta exista um templo gastronômico como esse. Tapeçarias, espelhos e candelabros enfeitam o restaurante, onde um dos pratos mais pedidos é o suflê de alcachofra. De sobremesa, os famosos melões de Cavaillon, os melhores do mundo.

Le Bistrot de Roussillon (Place de la Mairie, Roussillon / 90-05-7445) - Uma mistura de bar parisiense com a atmosfera provençal, oferecendo a melhor comida da cidade. Provar o “Daube Provençale” (carne cozida no vinho com azeitonas).

E na volta da sua viagem mande para cá novas sugestões e nos conte as suas descobertas.

Nenhum comentário: