domingo, 1 de julho de 2007

PASSEANDO POR LOS ANGELES

A terra do cinema, dos sonhos, das fantasias e da ambição! Uma das maiores cidades do mundo em extensão - há avenidas com numeração de até 7 dígitos - Los Angeles é o portal da Califórnia, com vistas espetaculares e muitas atrações. Mas é também um imenso refúgio de pessoas excêntricas e lindas, neuróticas e deslumbradas, milionárias e deprimidas soltas pelas entrelaçantes “freeways” em milhares de carros, nesta cidade sem calçadas onde ninguém anda a pé!

Do final dos anos 60 até hoje eu estive muitas vezes lá, e sempre fiquei impressionado com os contrastes gritantes. Prédios moderníssimos ao lado de terrenos baldios e abandonados, hotéis luxuosos e caríssimos com mendigos pedindo dinheiro na porta, longuíssimas limusines ao lado de fuscas caindo aos pedaços, igrejas católicas lado a lado com templos muçulmanos!

Para você conhecer mesmo a cidade é preciso alugar um carro e saber ler bem um mapa, pois as auto-estradas e avenidas são tantas e para todos os pontos cardeais que muitas vezes a gente toma a direção errada e acaba se perdendo mesmo, levando depois um tempão para achar um retorno e chegar ao local certo.

Um amigo meu que morava lá há pouco tempo um dia saiu de carro de manhã para levar os cachorros para se exercitar num parque e só conseguiu chegar de volta tarde da noite, pois cada retorno errado que pegava o levava para mais longe ainda. Quase que foi para em San Diego! Teve que encher o tanque umas três vezes e quase mata os cachorros de cansaço!

NÃO DEIXE DE VER:

MANN’S CHINESE THEATRE – O símbolo de Hollywood onde estréiam os filmes com muita pompa para garantir o sucesso, com os autógrafos e as marcas dos pés e mãos dos artistas famosos no cimento de sua calçada. Veja os pés minúsculos da Carmem Miranda ao lado dos enormes do Rock Hudson. E o do Tom Hanks, um dos mais procurados!

O LETREIRO “HOLLYWOOD” – Lá no alto da montanha, lembrando a todos a importância da indústria cinematográfica nesta cidade onde todo o mundo depende dela, de uma forma ou de outra.

UNIVERSAL STUDIOS – Hoje mais um parque de diversões que um estúdio, continua atraindo multidões com suas atrações interativas e devaneios hollywoodianos. Menor que o de Orlando mas muito divertido também.

THE HOLLYWOOD WALK OF FAME – A famosa calçada da Hollywood Boulevard, com as estrelas douradas com os nomes de todos os astros do cinema, TV, teatro e música. Há um mapa com a localização de todas as estrelas para você achar os seus astros favoritos.

MUSEU J. P. GETTY – Um dos maiores acervos de arte do mundo em um museu cuja arquitetura desafia todos os parâmetros considerados normais. Localizado em uma das várias colinas de Los Angeles, a vista de suas varandas é de tirar o fôlego, tanto quanto os quadros e esculturas.

RANCHO LA BREA TAR PITS – Uma praça que traz o mundo pré-histórico em pleno centro da cidade, mais uma das maluquices locais, com mamutes e dinossauros.

DISNEYLAND – Em Anahein, à uma hora de distância, o primeiro parque temático do mundo concebido por Walter Elias Disney que ainda hoje continua encantando crianças de 8 a 80 anos!

BEVERLY HILLS – O bairro mais chique da cidade, com tudo o que tem direito: lojas caríssimas, mansões dos astros do cinema, restaurantes badaladíssimos. Tudo “over”! Compre também o mapa para conferir as modestas casinhas das estrelas e produtores famosos. E não deixe de ir à RODEO DRIVE, a rua mais badalada do bairro com todas as butiques do Cartier, Gucci, Prada, Chanel, Ferragamo, Giorgio Armani, Versace, e mais, muito mais... Quem sabe você não encontra a Angelina Jolie e o Brad Pitt fazendo umas comprinhas com as crianças?

Para se hospedar em grande estilo, nada como o Beverly Wilshire, do outro lado da rua, onde foi filmado “Pretty Woman”, com Julia Roberts e Richard Gere.

FARMER’S MARKET – Fairfax & 3rd Avenues
Aberto todos os dias, este divertido e simpático mercado de fazendeiros da Califórnia é uma verdadeira atração turística, com suas bancadas enfeitadas de legumes, verduras e frutas, além de produtos típicos da região e todos os tipos de pães, doces, tortas e compotas, tudo de fabricação caseira. Em meio às barracas, vários restaurantes e lanchonetes fazem a delícia dos visitantes. Badaladíssimo nos fins-de-semana. É um programa obrigatório em Los Angeles.
*******************************************************************
Restaurantes que fui e adorei:

PACIFIC DINING CAR – 1310 West 6th St. – 483-6000
Um vagão de trem transformado em restaurante servindo a típica e farta comida americana.

HOUSTON’S – 10.250 Santa Mônica Blvd. – 557-1285
No Century City Shopping Center, ótimo para carnes, grelhados e as famosas “prime ribs”. Barato.

GRAND STAR – 43 Sun Mun Way – 623-2285
Chinês bom e barato, tradicionalíssimo e muito freqüentado também pelos artistas.

DAR MAGHREB – 7651 Sunset Boulevard – 876-7651
Excelente restaurante marroquino, com odaliscas, danças dos 7 véus e garçons fazendo malabarismos com os pratos e bebidas. Muito bom e divertido.

CHASEN’S – 9039 Beverly Boulevard – 271-2168
“O” restaurante de Los Angeles, agora em nova versão depois de grande reforma. Carnes excelentes, serviço impecável. Estrelas e produtores aos montes. É lá que acontecem as mais cobiçadas festas “privés” depois da entrega do Oscar.


THE BISTRO – 246 Canyon Drive, Beverly Hills – 273-5633
Elegante, pequeno e charmoso, comida francesa de primeira qualidade.

DENNY’S – 7373 West Sunset Boulevard
A fila na porta todas as noites mostra a popularidade desta lanchonete tipicamente americana. Imperdível. Aberta 24 horas servindo os melhores hambúrgueres da cidade

PASTIS – 8114 Beverly Blvd, Beverly Hills – 655-8822
Francês simples , barato e gostoso, servindo o famoso “steak frittes” entre muitas outras delícias.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Luizinho, eu estava na net procurando informações sobre Los Angeles e achei seu blog. Adorei sua descrição e gostaria de trocar um ideia contigo sobre esta cidade.
Estou pensando em ir pra la depois de agosto deste ano procurar emprego ou mesmo pos-graduação em arquitetura. Você tem algum conhecimento sobre algo deste genero?!
Outra questão é que tenho um cachorro e penso em leva-lo comigo, sabe como é esta questao de criar animais em residencia por la?tem locais pra leva-los passear?
Aguardo sua resposta.
Obrigada