domingo, 24 de agosto de 2008

HAVASUPAI!

Havasupai, que significa “o povo das águas azuis e verdes”, é o nome de uma tribo de índios nativos americanos que habita a região nordeste do estado do Arizona há mais de 800 anos.
A tribo é famosa por ser o único povo a morar no Grand Cânion e ter o último endereço na América do Norte onde os carteiros ainda usam mulas para fazer as entregas!
A cidade lá em baixo no cânion se chama Supai.

Mas a grande atração turística do lugar são as inacreditáveis cores do rio Havasu, que começa branco transparente e termina verde claro, passando por vários tons de azul turquesa ao serpentear pelo profundo cânion, formando em seu percurso várias cachoeiras espetaculares.


Meu sobrinho e fiel leitor Cristiano Junqueira esteve lá recentemente e ficou muito impressionado com a beleza do lugar.
Ele aterrissou em Phoenix, foi de van até Sedona, voou de helicóptero até a terra dos índios e fez a trilha em três dias, acampando na beira do rio e percorrendo todo o cânion.
E tirou essas ótimas fotos para nos mostrar.

O rio começa branco...
Depois fica azul...
E acaba verde...
Havasu falls
Mooney falls
Havasu falls vista do alto
O cânion visto do helicóptero
Você também pode fazer essa trilha, mas as reservas têm que ser feitas com muita antecedência, pois só são permitidas 12 mil pessoas por ano para evitar danos à ecologia local. A tribo cobra entrada e oferece uma infra-estrutura de mulas que levam as pessoas e as bagagens até os locais de acampamento. Há também um serviço de helicópteros, um pequeno alojamento e uma loja que vende desde comida a camisetas. E mapas, é claro!

Leia mais sobre Havasupai clicando aqui.

Mas o que o Cristiano mais gostou foi de tomar banho no rio - que tem águas quase mornas - e do lauto breakfast servido todas as manhãs, com muito bacon, cogumelos e omeletes de todos os tipos...

Nenhum comentário: