sexta-feira, 8 de agosto de 2008

SOUTH BEACH: A RIVIERA AMERICANA

Nos últimos 15 anos, na ponta sul do banco de areia que é Miami Beach, South Beach tornou-se conhecida como a Riviera Americana, borbulhando de atividades dia e noite e simbolizando um novo mundo de excentricidade e maluquice numa área de dez quarteirões da 5th à 14th Streets, entre a Collins Avenue e a Ocean Drive, na beira da praia.

Passear por lá é ser transportado para os anos 30 e 40, com mais de 800 prédios do mais puro estilo Art Decô, com detalhes esculpidos e linhas aerodinâmicas, pintadas com toda a gama de tons pastel e iluminadas por quilômetros de ofuscantes luzes néon na noite que não acaba.

Nas minhas primeiras idas a Miami, nos anos 70, eu só passava por ali a caminho de North Miami Beach, onde ficavam os grandes condomínios e os hotéis mais cotados, como o Fountainebleau, o Carrillon e o Doral on the Ocean. Nos pequenos edifícios de aluguel baixíssimo de South Beach moravam centenas de aposentados que passavam o resto de suas vidas sentados em cadeirinhas de praia nas calçadas jogando cartas. O clima quente transformou South Beach no paraíso dos idosos que tinham a pele mais curtida do que couro de jacaré de tanto se expor ao sol.

Além dos velhinhos, muitos prédios abandonados foram invadidos por traficantes de drogas, imigrantes cubanos ilegais e marginais, transformando a então calma região em palco de tiroteios e perseguições policiais. De repente em 1979 a Prefeitura tombou o bairro como Local Histórico e felizmente tudo começou a mudar. Por coincidência no início dos anos 80 fez muito sucesso na TV o seriado Miami Vice, que chamou atenção para a área e ajudou na divulgação da nova cidade que estava nascendo.

Os grandes investidores viram a possibilidade de ganhar dinheiro e aos poucos os edifícios caindo aos pedaços foram comprados, os velhotes realocados para outras bandas e com incentivos do governo todos os antigos hotéis foram reformados mantendo o mesmo estilo Art Decô, e novos cafés, restaurantes e lojas surgiram por todos os lados!

É nesse bairro que hoje hotéis luxuosos dividem as ruas cheias de palmeiras com pequenas pensões para jovens, onde mochileiros trocam dicas de viagens, celebridades do jet-set se encontram para discutir literatura, política e arte, e top models e rapazes musculosos posam para as revistas de moda no meio da Ocean Drive. O lugar tornou-se também uma Meca para caçadores de talento, artistas, cantores e produtores, atraídos pela fauna local.

Você encontra de tudo por lá: cada vez mais gente chega de todos os cantos do mundo, formando uma população flutuante das mais exóticas: ricos nova-iorquinos, investidores da América Latina, hoteleiros europeus, imigrantes cubanos e judeus, gays e lésbicas de montão. Nesse mosaico cultural pontificam agora também os mais badalados “chefs” do país que criaram uma “cuisine” misturando sabores americanos, latinos e caribenhos: é a Miami New World! E as boates e clubes bombam do entardecer até o meio-dia do dia seguinte, quando os mais atléticos já estão há horas patinando pelas ruas.

Se você sentar num dos muitos cafés com mesinhas nas calçadas e até nas ruas, com certeza vai ver a Gloria Estefan (que é dona do Hotel Cardozo) e o John Secada, astros locais, o Elton John e a Oprah Wimfrey fazendo compras nas chiques delicatessem, ou a Cameron Diaz dando ordens no seu restaurante, o Bambu, na Lincoln Road. Isso sem falar nas equipes de filmagem – há sempre um filme sendo rodado lá.

Uma vez eu me hospedei no Hotel Cavalier – onde tudo no quarto era colorido (paredes lilás, colcha azul, almofadas vermelhas e roxas, cadeiras verdes, moldura de espelhos amarelas e por aí vai) e uma noite fui jantar com minha filha de dez anos. Sentamos numa mesa colocada literalmente na rua, entre dois carros estacionados, comemos a maior lagosta do mundo e assistimos ao verdadeiro show que é ver a turma passeando pelas calçadas! E realmente passou de tudo, até um cara de patins com uma cacatua branca no ombro!

É claro que ainda existem por lá os marginais, os ilegais, os traficantes e os mendigos catando lixo como em qualquer grande cidade, mas em menor quantidade e mais distantes dos pontos badalados. Na sua próxima ida à Flórida, em vez de ficar mais uma vez em Downtown ou lá para cima no Bal Harbour e adjacências, hospede-se em South Beach e faça parte da animada festa que só termina quando você vai embora!

********************************************************************

Hotéis (caros) que eu recomendo:

The Tides – 1220 Ocean Drive – 800 439-4095
Maravilhoso, 5 estrelas, moderníssimo, de frente para o mar, apelidado de “A Diva da Ocean Drive”. Diárias a partir de USD 350.00 + taxas. Lotado de celebridades.

Setai
– 2001 Collins Avenue – 305 520-3000
Oriental, luxuoso, minimalista, instalado em dois prédios: um Art Decô e outro moderníssimo, ambos espetaculares. Diárias a partir de USD 520.00 em “Summer Specials”.

Hotéis (mais baratos) que eu também recomendo:

Cavalier – 1320 Ocean Drive – 305 531-3555
Prédio autêntico Art Decô, decoração mirabolante, quartos bem confortáveis, um ótimo bar no lobby, diárias a partir de USD 199.00 + taxas. Bom preço, não?

Cardozo – 1300 Ocean Drive – 305 535-6500
Ao lado do Cavalier, com um toque bem cubano por ser da Gloria Estefan e por ter música latina ao vivo todas as noites no bar da varanda. É a maior festa! Diárias de USD 230,00 em diante.

********************************************************************

Um pouco de cultura em meio à badalação:

Logo que você chegar dê uma passada no Art Deco Welcome Center, na Ocean Drive 1001, esquina da 10th Street, e pegue um livreto que mostra os principais prédios tombados, com muitas informações sobre os arquitetos e detalhes especiais. Há uma série de trajetos de uma hora e meia que você pode fazer a pé com um guia local acompanhando o grupo. É bem divertido e instrutivo.

Se você gosta de arte, o Bass Museum of Art fica ali perto, na Park Avenue 2121. Para saber sobre as exposições, ligue para 305 673-7530.

O Wolfsonian-FIU, museu dedicado ao design e sua influência na nossa vida, funciona num galpão restaurado de 1927 e é interessantíssimo. Peças de mobiliário, objetos de decoração, pinturas e desenhos arquitetônicos. 1001 Washington Avenue – 305 531-1001.

O Miami City Ballet está sempre apresentando seu repertório mais clássico e também grupos novos de dança moderna. Liberty Avenue 2200. Telefone: 305-673-7530.

O Jackie Gleason Theatre for the Performing Arts, na Washington Avenue 1700, oferece uma variedade enorme de shows: remontagens da Broadway, American Ballet Theatre, óperas e apresentações de cantores populares. Informações: 305 673-7300

O Colony Theatre, na Lincoln Road 1040, é um exemplo perfeito de arquitetura Art Decô, e tem uma programação que inclui teatro, dança, música, comédia e filme.
305 674-1026

********************************************************************

Um pouco de badalação:

Os clubes noturnos, boates e lounges de South Beach são os mais variados possíveis para atender à misturada de raças, línguas, ritmos e sexos:

Jazid – 1342 Washington Avenue – 305 673-9372
Dois andares, música ao vivo no térreo e DJ's no segundo andar, muito reggae e ritmos latinos.


Level
– 1235 Washington Avenue – 305 532-1525
Uma lenda na vida noturna de Miami desde que foi criado pelo cantor Prince em 1990. Imenso, sempre cheio, a melhor música da cidade.

Mac’s Club Deuce – 222 14th Street – 305 531-6200
O favorito do Colin Farrell e de toda a animada fauna local. Bom para ver as celebridades e se divertir. Mas atenção: não aceitam cartão de crédito.

********************************************************************
Para comer bem:

Prime 112 – 112 Ocean Drive & 1st Street – 305 532-8112
Especializado em carnes, bem caro, vive lotado e sem reserva você não entra. O prato mais pedido é o famoso bife envelhecido acompanhado de muitas saladas. Os peixes grelhados também são ótimos. Celebridades a dar com o pé! Leve seu livrinho de autógrafos.

News Café – 800 Ocean Drive & 8th Street – 305 538-639
O favorito do Gianni Versace que morava quase ao lado na Casa Casuarina, que hoje é um hotel & clube particular. Este é o café mais badalado da praia, e vale a pena esperar por uma mesa seja no café, almoço, jantar ou a qualquer hora do dia. Enquanto você espera o desfile na calçada vai compensar... Fica aberto 24 horas, bom e barato. Tem uma loja ótima lá dentro.

Puerto Sagua – 700 Collins Avenue & 7th Street – 305 673-1115
A mais antiga lanchonete cubana de Miami oferecendo mil pratos bem fartos e baratíssimos, alguns custando menos de 5 dólares! Perfeita para levar a família toda. O arroz de frango (quase uma paella), os croquetes de presunto e as costeletas de porco são deliciosos.

Jerry’s Famous Deli – 1450 Collins Avenue – 305 532-8030
Construído em 1946 no mais puro estilo Art Decô, este “diner” é o preferido dos locais e de turistas curiosos, com comida acima da média para esse tipo de restaurante. Fica aberto até tarde e tem mesas ao ar livre além de um bem sortido bar. Bem barato.

************************************************************

E as compras?

Por toda a Ocean Drive e nas ruas tranversais existem lojas e butiques de todos os tipos, da GAP e Banana Republic a Cartier e Versace.

Na Lincoln Road Mall, que é uma larga rua de pedestres arborizada começando na 16th Street & Collins Avenue, há muitas outras lojas, galerias de arte, farmácias, perfumarias, lanchonetes e restaurantes. O melhor deles é o Van Dyke Café, que além da ótima comida tem música ao vivo à noite.

E depois das compras dê uma passada na praia e veja as garotas "topless" ou, se você preferir, os rapazes com as menores sungas do mundo...

Um comentário:

KIKALoiola disse...

Estou adorando este seu blog !!! Fui procurar informações sobre Buenos Aires e não consegui parar de ler várias outras coisas.Esta Miami "muderna" é incrível mesmo. Parabéns pelo blog.Bjs Ana CR Quaresma