quarta-feira, 20 de agosto de 2008

MUITO ÔMEGA-3 EM MANHATTAN!

Se você gosta de peixes e frutos do mar, Nova York é a cidade certa para lhe dar a dose diária de Ômega-3 que combate o colesterol saciando de forma esplêndida a sua fome.
De botecos com pratos de papel a estrelados restaurantes, há um grande oceano de opções à sua espera oferecendo mil pescados frescos.
E como em Manhattan as novidades são sempre muitas, eu publico aqui uma lista dos melhores e mais badalados restaurantes elaborada pela revista Gotham, que sabe bem das coisas...

BLACK PEARL – 37 West 26th Street, 212-532-9900
Arregace as mangas, amarre o guardanapo no pescoço e avance na deliciosa comida desta peixaria da região do Flatiron. Descasque e coma com as mãos camarões selvagens, ostras, mariscos e uma enorme variedade de delícias de água salgada, como se você estivesse em plena Nova Inglaterra.

BLT FISH – 21 west 17th Street, 212-691-8888
O Chef Laurent Tourondel sabe que as coisas simples quase sempre são as melhores. Aqui os produtos marinhos são vendidos a quilo, muitas vezes inteiros; mas se você não gosta de ficar encarando os olhos de um “red snapper” (vermelho) na sua travessa, peça vieiras do Maine grelhadas com crosta de amêndoas ou atum às sete pimentas acompanhado de nhoque de ervas ou feijão branco com bacon, quem sabe?

BONDI ROAD – 153 Rivington Street, 212-253-5311
Pegue um lápis, marque no papel a sua escolha, especifique como quer que seja preparado e o seu jantar vem rápido e perfeito nesse restaurante de frutos do mar no melhor estilo australiano. Lulas grelhadas, camarões ao alho e ótimos vinhos ajudam a manter o ambiente descontraído desta sempre cheia casa do Lower East Side.

ESCA – 402 West 43rd Street, 212-564-7272
Os nova-iorquinos de água salgada não resistem ao charme dos frutos do mar preparados pelo Chef David Pasternack. O menu muda sempre, mas o que ele oferecer pode aceitar de olhos fechados, pois você está nas mãos de um dos mais celebrados Chefs da cidade. Uma grande pedida são as famosas vieiras de Peconic Bay – há muito sumidas do mercado – e o incrível “crudo”, um sashimi à moda italiana de cair o queixo!

15 EAST – 15 East 15th Street, 212-647-0015
Ver Masato Shimizu preparar sushi e sashimi nessa casa japonesa é presenciar um artista criando uma obra de arte. Passe pela linda sala de jantar e vá diretamente para o balcão onde ouriços marinhos e filés de cavala se transformam em iguarias deliciosas. Não deixe de provar o tofu feito lá mesmo servido com nacos de bonito, cebolinha e gengibre mergulhados no caldo de peixe morno. Muito bom!

LE BERNARDIN – 155 West 51st Street, 212-554-1515
Saborear uma das artísticas e deliciosas criações do Chef Eric Ripert é como beber um champanhe muito especial num evento dos mais importantes. Do cheviche de badejo ao linguado cozido, sua culinária inspirada lhe valeu um bom apelido: “encantador dos peixes”. Caro, reservas obrigatórias, mas imperdível.

MARY’S FISH CAMP – 64 Charles Street, 646-486-2185
Esse minusculo restaurante de esquina no West Village é o melhor lugar para você comer um sanduíche de lagosta bem à moda de Massachussets. A “bouillabaisse” (sopa de peixe) também faz a alegria de qualquer marinheiro. Simples e barato.

MERMAID INN – 96 Second Avenue, 212-674-5870
Não se deixe enganar pelo ambiente descontraído com chão de madeira gasta e ventiladores de teto quase parando do restaurante de Danny Abrams no East Village. Há toda uma sofisticação escondida por trás de pratos como asa de raia sauté com legumes, menta e molho de manga ou o fantástico bacalhau grelhado com beterrabas e creme azedo. Há outro Mermaid no 568 da Amsterdam Avenue.

GRAND CENTRAL OYSTER BAR – 89East 42nd Street, 212-490-6655
Desça as escadas, sente num banco do balcão desse antigo (1913!) restaurante, peça um autêntico “clam chowder” (sopa de mariscos) da Nova Inglaterra e em seguida uma truta defumada dos riachos de Idaho. Ou tire a gravata e devore o salmão do Atlântico com alcaparras e creme de “horseradish”. Isso sem falar nas ostras de todos os tamanhos e procedências aguardando a sua fome.

OCEANA – 55 East 54th Street, 212-759-5941
Apesar do clima náutico da decoração com peixes nas paredes, o Oceana tem uma carta de vinhos com mais de mil opções e um menu criativo usando as frutas da terra para acompanhar os frutos do mar. Prove o tartar de atum selvagem com gengibre caramelizado, castanhas e picles de papaia. Você vai adorar.

Vá em frente, o sinal está aberto para o consumo de Ômega-3!

Nenhum comentário: