sexta-feira, 7 de novembro de 2008

DIÁRIO DO GUIA # 4: UMA ROUBADA EM TAXCO E OUTRA EM ORLANDO

Na primeira vez que eu levei uma excursão ao México, quando chegamos a Taxco, a cidade das minas de prata nas montanhas perto de Cuernavaca, fiquei impressionado com a quantidade de jóias, objetos de decoração, faqueiros e esculturas de prata expostas do lado de fora das lojas. Cestos enormes cheios de anéis de todos os tipos e tamanhos, bandejas transbordando de chaveiros, cinzeiros e colares, caixas abertas com mil enfeites, tudo nas calçadas, sem a menor segurança, como um tesouro de Ali Babá.

As lojas, uma ao lado da outra, sem portas ou vitrines, tinham no máximo uma pessoa atrás do balcão lá no fundo, quase sempre lendo o jornal ou tirando uma soneca. Um prato cheio para ladrões, pensei eu, pois qualquer passante poderia pegar um punhado de anéis e enfiar no bolso. E foi exatamente isso o que aconteceu com um garoto do grupo.

Eu estava me vestindo para jantar com a turma quando um rapaz bateu na minha porta e, muito nervoso, veio me contar que o seu companheiro de quarto tinha roubado mais de dois quilos de prata em duas lojas maiores! Dois quilos! Eram dois sacos cheios!

Eu não conseguia acreditar nessa história! O garoto em questão deveria ter uns 19 anos e era de uma ótima família de São Paulo, cheio da grana, e havia me mostrado logo no primeiro dia de viagem o caríssimo relógio Breitling que tinha comprado na joalheria do hotel da Cidade do México e pago à vista, já que naquela época no Brasil não havia cartões de crédito com validade internacional. E me mostrou a carteira recheada de notas de 100 dólares e falou das muitas coisas que ainda queria comprar.

Fomos os dois até o quarto deles, abrimos a porta e pegamos o outro contemplando o resultado do roubo todo espalhado pela cama: centenas de anéis, correntes, cordões e pulseiras de prata! Ele ficou lívido quando me viu e tentou disfarçar, dizendo que tinha comprado aquilo tudo para levar de lembrança para os amigos.

Na hora inventei que tinha recebido um telefonema dizendo que a polícia iria ao hotel mais tarde vistoriar os quartos devido a um roubo na cidade, e ele começou a tremer e a chorar, pedindo pelo amor de Deus para ajudá-lo. Fiquei com pena e então combinamos o seguinte: como íamos a pé do hotel ao restaurante, nós dois ficaríamos mais para trás do grupo e ele devolveria um saco na primeira loja e o outro na segunda, disfarçadamente.

E assim ele fez, para o meu sossego. Mas até o ultimo dia da excursão eu e o seu companheiro de quarto ficamos de olho no garoto o tempo todo, para evitar uma recaída que seria bem mais problemática nos Estados Unidos...

ASSUSTANDO AS ORCAS E OS GOLFINHOS

Outra vez, no Seaworld de Orlando, um policial viu que eu estava usando uma camiseta da agência Brazilian Promotion Center e perguntou se eu falava "brasileiro". Respondi que sim e o negão de quase dois metros de altura me intimou a acompanhá-lo até a sede do parque. Fiquei morrendo de medo do que poderia estar me esperando.

Entramos numa salinha fechada e ele falou que duas senhoras de uma excursão de brasileiros tinham sido pegas roubando e como não falavam inglês eu seria o intérprete no interrogatório. Gelei por dentro, pois tínhamos realmente várias senhoras no grupo, e roubo nos Estados Unidos dá prisão, julgamento imediato e deportação! Ia ser uma grande confusão.

Foram os segundos mais longos da minha vida, o tempo que o guarda levou para abrir a porta de uma pequena cela e eu ver as duas senhoras aos prantos lá dentro! Não eram do meu grupo – que alívio! – mas estavam histéricas e foi muito difícil acalmá-las. Entre soluços me disseram que eram da excursão da Stella Barros, minha velha amiga, e pediram para chamar o guia delas. Tinham realmente roubado dois cartões postais cada uma, imagine, coisa de centavos, e foram presas assim que puseram os pés fora da loja.

O guarda me levou para uma sala que parecia uma estação de rádio, cheia de gravadores de rolo e toca-discos, de onde transmitiam as músicas temáticas do parque. Ele desligou os gravadores, me deu um microfone e ordenou: "Você tem dez segundos para chamar o tal guia em português. Mas veja bem o que vai falar, pois sua voz vai ecoar pelo parque todo!"

Pensei um segundo e mandei brasa falando bem alto: ”Fulano de tal, guia da Stella Barros, corra imediatamente para a sede do parque porque as senhoras tal e tal estão presas por roubo! Venha logo porque a barra vai pesar para o seu lado!” Acho que o aviso curto e grosso funcionou, já que em menos de cinco minutos chegou o guia esbaforido, suado e apavorado, pronto para enfrentar um problema bem sério...

Não sei o final desta história, só sei que quando voltei ao parque e reencontrei a minha turma, fui ovacionado por todos que tinham reconhecido a minha voz que saiu tonitruante por centenas de alto-falantes do Seaworld, assustando focas, golfinhos, orcas, leões marinhos e muitos passarinhos...

Nenhum comentário: