sexta-feira, 21 de novembro de 2008

QUEBRANDO A BANCA EM LAS VEGAS!

Nas várias vêzes que fui a Las Vegas sempre me impressionou muito aquela jogatina que não acaba nunca! Mas sem entender bem as regras das dezenas de jogos, eu acabava apostando só nos velhos caça-níqueis, fáceis e confiáveis (até certo ponto...)
Um dia vi ao lado de uma mesa um rapaz com o uniforme do Caesar's Palace explicando pacientemente os macetes do "21" para duas moças. Falei com ele e recebi não só um livreto com a descrição e as regras de todos os jogos, como também aprendi na hora como jogar o tal do "21".

Depois de ler o folheto de ponta a ponta tudo ficou mais fácil. Separei 100 dólares e tentei a sorte na roleta, no bacará e nos dados. É claro que depois de ganhar e perder várias vêzes, acabei perdendo tudo - pouquíssima gente ganha dos cassinos - mas me emocionei e me diverti bastante e por muito mais tempo. Mas fiquei só nos 100 dólares.
Por acaso achei agora o tal livreto, meio desbotado depois de 26 anos e aproveito para divulgar as regras de alguns jogos, que, acreditem, continuam as mesmas. Eu verifiquei tudo na Internet!
Boa sorte na sua próxima vez em algum cassino! Quem sabe você não arrebenta a banca?

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DADOS

Um dos jogos mais ágeis e excitantes é o de dados, conhecido nos Estados Unidos como “Craps”. O jogo é operado por um “stickman” que manuseia os dados, dois crupiês que recolhem e pagam as apostas, e um “boxman” que observa o jogo e assegura o pagamento correto. Jogar dados é muito mais fácil do que parece. A idéia básica é apostar nos números que vão aparecer no par de dados.

A pessoa que joga os dados é o “shooter”, ou atirador. Você tem que jogar os dados com força para que eles batam na parede do outro lado da mesa e voltem. Você pode apostar Pass Line, a favor do atirador, ou Don’t Pass Line, contra. Se fizer a aposta Pass Line, você está apostando que o atirador vai tirar 7 ou 11 no primeiro rolar dos dados. Se ele conseguir, vocês dois ganham. Se o atirador obtiver 2, 3 ou 12 (conhecidos como “craps”), ambos perdem.

No primeiro rolar dos dados (ou “come out roll”), qualquer número obtido diferente de 2, 3, 7, 11 ou 12 se torna o ponto. O objetivo do atirador é obter este ponto antes de rolar um 7.

Ao apostar na Don’t Pass Line, as regras acima são totalmente invertidas, com a seguinte exceção: se no primeiro rolar dos dados o atirador obtiver 12, esse número é considerado empate – ninguém perde ou ganha. Caso contrário você ganha se o atirador tirar 2 ou 3 no primeiro rolar dos dados e perde se o atirador rolar 7 ou 11. Mas se o atirador faz o ponto antes de rolar um 7, você perde!

Depois que a jogada tiver começado e o atirador tiver feito um ponto, você pode fazer apostas adicionais colocando suas fichas na Come Line. As mesmas regras se aplicam quando o atirador está fazendo a primeira rolagem dos dados: se qualquer outro número resultar, o mesmo torna-se seu número particular. Para você ganhar, esse número deve ser obtido novamente antes de um 7. Se o 7 aparecer primeiro, você perde a sua aposta.

Entre outras opções de apostas estão: “Field” ou “Campo” (apostar que 2, 3, 4, 9, 10, 11 ou 12 serão obtidos numa jogada particular).
As apostas “Proposition” (apostar numa única jogada de dados, com prêmio alto) e as apostas “Hardway” (4, 6, 8, ou 10 rolados em um par de dados idênticos).
Para um iniciante, pode ser boa idéia começar com uma aposta Pass Line e então, talvez, tentar uma aposta “Come”. Não se preocupe se cometer um engano: os crupiês estão sempre prontos para explicar as regras do jogo.

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BACARÁ

Este jogo foi inventado na Europa, onde é conhecido por “Chemin de Fer”, no século 15! Seu objetivo consiste em ir tirando cartas até formar o número 9. As figuras e os 10 ou qualquer outra combinação de cartas que totalize 10 não valem nada. Todas as outras cartas são iguais ao seu valor nominal.

Diferente dos outros jogos de cartas, o Bacará é sempre jogado de acordo com as mesmas regras, sem variações.

O crupier embaralha oito baralhos completos e os coloca dentro de uma caixa chamada “sabot” na Europa e “shoe” na América. Você escolhe se quer jogar como banca ou como jogador. Se você for banqueiro, vai tirando as cartas do “shoe” e as distribuindo entre os participantes. Quem está com o “shoe” continua com a banca enquanto estiver ganhando. Quando outro jogador vencer, este se torna a banca e o “shoe”. Se não quiser a banca pode passá-la para outro jogador.

O banqueiro distribui duas mãos de duas cartas cada, com as faces para baixo. Todos apostam. As duas cartas dadas ao jogador são viradas e o crupiê anuncia o resultado. Só então a mão da banca é revelada. Se uma terceira carta for necessária para qualquer das mãos, ou as duas, o crupiê a solicitará e anunciará os resultados.

A mão cujo total chegar mais perto do número 9 vence. Um 8 ou um 9 são considerados normal e nenhuma outra carta é retirada. Os vencedores são pagos em valor igual ao apostado e a casa fica com 5% sobre as apostas ganhadoras da banca.

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VINTE-E-UM

Vinte-e-Um ou Blackjack é um dos jogos mais populares nos cassinos, e é uma adaptação do jogo francês “vingt-et-un”. Como o nome sugere, o objetivo é conseguir cartas cuja soma seja 21 ou o mais próximo possível, sem ultrapassar esse valor.

Todos os jogadores apostam contra a banca, que é o crupiê. Depois de colocar sua aposta sobre a mesa, ele distribui duas cartas com a face para baixo a cada jogador.
Alguns cassinos dão as cartas viradas para cima, mas o jogo é igual. O crupiê retira por último duas cartas para si, uma virada para cima e outra para baixo. A carta virada para baixo é chamada de carta oculta, e adivinhar o seu valor é que torna o jogo emocionante!

O 10, o Valete, a Dama e o Rei valem 10. O Ás conta como 1 ou 11. As outras cartas têm valor nominal. Você pode pedir cartas adicionais, uma por vez, para chegar mais perto dos 21. Mas se passar você perde e o crupiê recolhe a sua aposta. Se suas cartas somarem um número maior que o do crupiê, mas menor que 21, você ganha. Se o contrário ocorrer, você perde. Um empate termina sem que ninguém ganhe ou perca.

O crupiê não pode escolher entre pegar novas cartas ou ficar apenas com as que tem. Se a soma for 16 ou menos, ele tem que puxar novas cartas. Se totalizarem 17 ou jais, o crupiê fica com o que tem. Depois que cada jogador estiver satisfeito com suas cartas, o crupiê abre a carta encoberta e, se a soma for 16 ou menos, ele terá que ir pegando cartas até chegar a 17 ou mais. Se estourar, terá que pagar a todos os jogadores.

Simples sinais de mão são usados para indicar se você quer cartas (hit) ou não (stand). Você também pode dobrar a aposta (dobrar o valor da aposta original e receber apenas uma carta), dividir pares de cartas iguais, ou solicitar seguro contra a possibilidade do crupiê obter 21.

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CAÇA-NÍQUEIS

As máquinas caça-níqueis (ou “slot machines”) oferecem uma variedade de modelos para agradar, virtualmente, qualquer um! Embora os caça-níqueis de alta tecnologia de hoje estejam muito distantes dos mecânicos de antigamente, o objetivo continua o mesmo: alinhar uma série de símbolos giratórios (cerejas, limões, barras, setes, etc.) numa fileira só para ganhar dinheiro.

Os cassinos oferecem hoje uma combinação de caça-níqueis mecânicos, eletromecânicos, em vídeo ou em telas sensíveis ao toque, permitindo que você mude de jogo a qualquer minuto. Há máquinas de 3 a 9 figuras para alinhar, com linhas cruzadas múltiplas, assim como máquinas progressivas e algumas especiais que incluem Vinte-e-Um, Quino, Videopôquer, Vídeobingo e até corridas de cavalo e cachorro em vídeo!

Os caça-níqueis são muito divertidos e fáceis de jogar. É só colocar uma ou mais moedas e puxar a alavanca. As luzes piscando e as campainhas tocando avisam que você ganhou um prêmio, e todos à sua volta vão morrer de inveja!

Os caça-níqueis progressivos acumulam um prêmio total mais alto com base no valor total do que foi jogado naquela máquina. Os prêmios das máquinas progressivas duplas alternam-se entre duas, e nas máquinas “carrossel” o prêmio é baseado nos valores de várias máquinas em volta. Há até máquinas ligadas em redes estaduais, pode?

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APOSTAS ESPORTIVAS

A maioria dos cassinos oferece apostas em muitas competições esportivas numa área chamada de “Sports Book”, normalmente junto com as apostas em corridas de cavalos (“Race Book”). Em vários telões são mostradas ao vivo as chances, as diferenças de pontos e escalações de uma variedade de jogos esportivos profissionais e amadores, permitindo que você faça a sua aposta e acompanhe o evento no momento em que está acontecendo.

São feitas apostas em jogos de futebol, rúgbi, beisebol, basquete, vôlei, hóquei, boxe, golfe e até corrida de carros.
Além das apostas diretas, há outros tipos de apostas, incluindo "propositions",
"teasers”, “parlays” e apostas futuras. Mesmo que você não seja um expert, a aposta esportiva pode ser uma maneira desafiadora e barata de colocar emoção na sua vida!

Nas corridas de cavalos a emoção é sempre grande, pois você aposta vendo transmissões ao vivo, em circuito fechado, de corridas de cavalos puro-sangue acontecendo em vários hipódromos dos Estados Unidos ao mesmo tempo. Das apostas diretas em algum conjunto (vencedor, colocação e placê) até apostas mais exóticas, jogar nos cavalos é bem emocionante.

Para facilitar a sua vida, os Race Books dos cassinos normalmente fornecem jornais locais, tabelas de corridas e outras publicações aos jogadores, que podem ter dicas e informações sobre as corridas dos hipódromos de Nova York, New Jersey, Maryland, Flórida e Califórnia, entre muitos outros. Se você não conhece o esporte, os anotadores do Race Book terão prazer em responder as suas perguntas.

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JOGOS INTERATIVOS

Os moderníssimos aparelhos de vídeo de alta tecnologia estão dando uma nova dimensão à diversão e à adrenalina que a experiência de jogar nos cassinos de Las Vegas proporciona. Eles têm telas sensíveis ao toque, gráficos em terceira dimensão, mil opções de jogos múltiplos e som surround, inovações de última geração que envolvem totalmente o jogador!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ROLETA

Adivinhar em que lugar a bolinha branca vai parar na roda numerada é o que faz da roleta um dos jogos mais populares do mundo desde o tempo da Grécia antiga. A roleta é um jogo fácil, mas emocionante até não poder mais!

A mesa tem números iguais aos da roda, incluindo o “0” e o “00”. Para jogar você primeiro compra fichas especiais de roleta chamadas “checks” do crupiê. As fichas têm valores diferentes e cores distintas para cada jogador, e só valem nas roletas, não podendo ser resgatadas em nenhum outro lugar do cassino.

Você pode apostar quantas vezes quiser, e o valor da recompensa de uma aposta vencedora é determinado pelo montante da aposta e do tipo de aposta feita. Os prêmios variam de 35 para um, até um para um, determinados pela combinação de números e cores que você escolher. Podem ser feitas apostas únicas em números individuais ou em vários grupos de números ou colunas. Você também pode apostar só no vermelho ou no preto.

O crupiê gira a roda num sentido e solta a bola no sentido contrário, junto à borda interna do disco giratório. À medida que a roleta desacelera, a bola cai aleatoriamente numa casa numerada, preta ou vermelha. O crupiê coloca um marcador sobre o número vencedor e paga os ganhadores de acordo com as apostas.

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PÔQUER

O Pôquer é um clássico americano jogado com um baralho de cartas manipulado apenas por crupiês profissionais. A maioria dos cassinos tem salas especiais de Pôquer que oferecem uma série de variações do jogo, como Pôquer de Sete Cartas, Texas Hold-em, High-low Split, Razz e High-low Split de Omaha.

Talvez a forma de Pôquer mais conhecida seja o Pôquer de Cinco Cartas (Five Card Stud). Nesse jogo você tenta juntar a mão mais alta possível ao pegar e descartar várias cartas que lhe são entregues. Você joga contra os outros jogadores e o cassino fica com uma comissão (Rake). A mão mais alta, um Royal Flush, é formada por um Ás, um Rei, uma Dama, um Valete e um Dez, todos do mesmo naipe. A mão mais baixa normalmente é uma dupla (Pair).

Os jogos, os limites e o valor do rake são claramente divulgados antes do jogo, quando o crupiê explica as regras básicas e esclarece qualquer dúvida.

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LET IT RIDE

Esta é uma nova variação do Pôquer que oferece grandes prêmios e emoções! Baseado no Pôquer de Cinco Cartas, o Let It Ride tem como objetivo juntar um par de 10 ou de cartas maiores, usando três cartas entregues ao jogador e duas cartas comunitárias dadas pelo crupiê. Nesse jogo são todos contra o cassino.

Os jogadores apostam três fichas iguais e recebem três cartas abertas. Se você achar que a sua mão é vencedora, pode deixar as três fichas na mesa. Se achar que a mão é fraca, pode recolher a primeira. O crupiê mostra a primeira das duas cartas comunitárias que serve a todas as mãos da mesa.
Há então a opção de pegar de volta a segunda ficha ou deixar correr. A terceira ficha permanece. O crupiê mostra, então, a segunda carta comunitária. Os vencedores são pagos com base nas mãos que tiverem um par de 10 ou maior, sendo que o par de 10 paga o valor da aposta.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$PÔQUER PAI GOW

Esse é um jogo de cartas fascinante que combina elementos do antigo jogo chinês Pai Gow com o clássico Pôquer americano, jogado com um baralho de 52 cartas e um curinga, que só pode ser usado como um Ás ou para completar uma Seqüência (Straight) ou um Flush.

Você recebe sete cartas que devem ser arrumadas em duas mãos separadas: uma de duas cartas e uma de cinco. Os valores são baseados no Pôquer tradicional. Portanto a mão de duas cartas mais alta é um par de Ases e a de cinco cartas mais alta é um Royal Flush. Sua mão de cinco cartas (conhecida como mão alta ou “high hand”) deve ser sempre maior que a de duas cartas (mão baixa ou “low hand”).

O objetivo do jogo é que ambas as mãos tenham um valor maior que as mãos do crupiê. Caso uma das mãos tenha exatamente o mesmo valor da mão da banca, há um empate e a banca é ganhadora. Se o jogador ganhar uma mão e perder a outra, considera-se um empate (“push”) e o dinheiro não troca de mãos. As mãos vencedoras pegam o dinheiro equivalente ao da aposta menos a comissão do cassino de 5%.

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KENO

O Keno nada mais é que uma variação do tradicional jogo de crianças Loto e do seu primo moderno Bingo, sendo um dos jogos mais fáceis dos cassinos.

Uma cartela do Keno tem 80 quadrados numerados, dos quais você pode selecionar até 20 números e entregar à mesa ou ao recolhedor, junto com a sua aposta. Você fica com uma cópia, que é o seu recibo. Durante cada corrida ou “race”, que é outro termo para o jogo, 20 bolas numeradas são misturadas e retiradas aleatoriamente de uma esfera, como num Bingo.

Muitos cassinos têm recolhedores de Keno que anotam as apostas para você, permitindo que você aposte nos seus números favoritos enquanto vê os resultados pelos enormes painéis eletrônicos instalados em restaurantes, bares, saguões e até banheiros!

O seu ganho depende do tipo de cartela que você joga (por exemplo, “straight” ou “way”), do valor apostado e do total dos números acertados. Não há limite sobre o número de cartelas que você pode jogar. Em muitos cassinos existe o Keno Multirace, que permite jogar numa série consecutiva de corridas, de uma só vez. Se você tiver uma cartela vencedora, entregue-a a um recolhedor e ele traz o prêmio em dinheiro vivo.

Agora há também o Videokeno, que é uma versão eletrônica individual do mesmo jogo, na qual você só escolhe a quantidade de números que quer apostas (de 1 a 20) e a máquina os escolhe aleatoriamente. Você ganha de acordo com a quantidade de acertos. Nessas máquinas você pode apostar de 5 centavos a 25 dólares.

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Esses são os jogos mais badalados, mas cada cassino está sempre inventando uma novidade para atrair os jogadores inveterados e entediados, como a Roda da Fortuna (igual às das quermesses brasileiras) ou o Morte Súbita, um jogo em que você tira uma carta, o crupiê tira outra e quem tiver o número maior ganha! Só isso!

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