sexta-feira, 4 de setembro de 2009

DO FUNDO DO BAÚ

Alemanha, outubro de 1987

Duas vêzes por ano a Lufthansa convidava agentes de viagens para passar uma semana em seu centro de treinamento em Seeheim, perto de Frankfurt, para fazer um curso sobre tarifas. O Shulungszentrum era uma mistura de faculdade e hotel no meio da floresta, com várias salas de aula, restaurantes, auditórios e uma parte só de diversão, com boliche, quadras esportivas, piscina olímpica interna, saunas, sala de musculação e de bronzeamento. Lá estavam centenas de alunos fazendo os cursos mais variados: para pilotos, equipe de bordo, controladores de vôos, mecânicos e muito mais.

O Cicero Bina, que na época era o "tarifeiro" da Lufthansa no Rio, foi nosso acompanhante o tempo todo. Aprendemos as difíceis minúcias das regras tarifárias e voltamos ao Brasil bem mais sabidos. Hoje, porém, basta você dar um comando no computador e a tarifa aparece na hora, correta e sem trabalho algum!

Além das aulas teóricas e treinamentos práticos nós aproveitamos para passear e conhecer um pouco a Alemanha. Aqui estamos jantando em Heidelberg, na antiquérrima taberna Zum Roten Ochsen, onde eu comprei os tais copos com o pé verde para beber vinho do Reno que eu já contei aqui no blog.

Visitamos também Colônia, e eu fiquei bastante impressionado com o Museu Romisch-Germanisches, espetacular.
De toda a nossa turma de estudantes eu ainda encontro muito o Cicero e a Mara, que fez parte do Famtour de Orlando há dois anos.
Bons tempos, boas viagens...

Nenhum comentário: