sexta-feira, 28 de maio de 2010

NOVAMENTE EM NOVA YORK!

Mais uma vez fui bater pique em Nova York, uma das minhas cidades preferidas, nem preciso dizer, e não parei um minuto para aproveitar bem o pouco tempo.


No Radio City Music Hall apinhado de gente e "sold out" assisiti ao show da Diana Ross que não se apresentava ao vivo há mais de 20 anos e que está iniciando uma turnê mundial. Magra e alinhadíssima, com o velho charme e a voz perfeita, a cantora de 66 anos levantou a platéia várias vezes com os sucessos de sempre e algumas boas novidades.

Diana Ross: I will survive! from Luiz Dale on Vimeo.

A noite terminou com uma homenagem a Michael Jackson, que ela sempre considerou como filho. Emocionante e inesquecível!

The Addams Family, o musical da Broadway baseado na antiga série de TV e nos dois filmes de Hollywood, tem o engraçadíssimo Nathan Lane como Gomez e a ótima Bebe Newirth como Morticia, lotando o Lunt-Fontanne Theatre desde a estréia. Apesar do primeiro ato ser um pouco arrastado, o segundo é ótimo e arranca gargalhadas do público que aplaude de pé no final. Leve as crianças, elas vão adorar!

No Marriott Marquis o espetáculo da coreógrafa Twyla Tharp com música do Frank Sinatra é das coisas mais sensacionais que eu vi na vida! Come Fly Away tem uma orquestra de 19 pessoas ao vivo no palco e a voz do Sinatra perfeitamente encaixada nas lindas canções, entre elas Wave do Tom Jobim. Os bailarinos - verdadeiros atletas - conseguem executar passos dificílimos como se não estivessem fazendo esforço algum, tão bons que são. O final com a música My Way é de arrepiar! Imperdível!

No MoMA a exposição de fotografias do Henry Cartier-Bresson é extensa e fascinante. Uma interessante retrospectiva do Picasso expõe 100 telas e desenhos nunca antes expostos em museu algum do mundo.

Já a performance "The Artist is Present" da artista Maria Abramovic é das mais estranhas, pois ela fica sentada numa cadeira no meio de um salão com um visitante sentado à sua frente, um encarando o outro sem falar nada, tudo sendo filmado o tempo todo. Prá que?

No Museum of Arts & Design está acontecendo a "Dead or Alive", uma exposição de esculturas e montagens utilizando coisas mortas ou vivas, como peixes, moscas, galhos e raízes de árvores, tudo muito estranho mas muito interessante. No sétimo andar o restaurante Robert já entrou nos trilhos, pois a comida é ótima e a vista do Central Park melhor ainda. Bom e barato.

No Metropolitan o Costume Institute está expondo a moda da mulher americana do século 18 até 1940 na mostra "American Woman", com roupas raras em cenários perfeitos e musicados. Veja o filme desta exposição clicando no nome do museu acima. Também estão sendo mostrados todos os quadros do Picasso do acervo do museu, e nos salões de arte medieval estavam expostos os "The Mourners", 28 pequenas estátuas de alabastro do túmulo do Duque de Borgonha esculpidas em 1450.

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Duas novidades:

Lembram-se da famosa discoteca Limelight, instalada dentro de uma igreja desativada no Village, que agitou muito a noite nova-iorquina nos anos 70 e 80? Pois bem, a igreja agora é um divertido mini-shopping-center chamado Limelight Marketplace, oferecendo mercadorias as mais variadas: novidades kitsch, toalhas de banho com monogramas da Olatz, bolsas de palha, chocolates MarieBelle, livros de arte e muita buginganga. Fica na 6ª Avenida com rua 20, e o telefone é 212 359-5600. E mais: todos os preços são negociáveis...

Lembram-se também do bar no terraço aberto do hotel Peninsula, na esquina da 5ª com rua 55, chamado Pen Top & Bar que eu já mencionei aqui? Pois ele agora virou o Salon de Ning, com ambiente todo oriental, cheio de sofás, pufes e almofadas, um lugar dos mais chiques e agradáveis. Abre a partir das quatro da tarde e vai em frente com música à noite. A vista lá de cima é sensacional!

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Restaurantes que não conhecia e adorei:

PerrySt - No térreo do prédio moderníssimo do Richard Meier todo de aço e vidro onde mora o Hugh Jackman, entre outras celebridades, no West Village, abriu esse restaurante que é o oitavo do chef Jean-George Vongerichten na cidade. Decoração minimalista do maior bom gosto e linda vista do rio Hudson, o lugar é freqüentado por pessoas descoladas de todas as idades e muitas celebridades. Comida fusion-asiática, alguns pratos bem apimentados, mas uma ótima experiência do princípio ao fim. Tem que reservar pois vive cheio. O Hugh e a Nicole Kidmann estão sempre lá.

ALTO - Escondido no fundo de uma arborizada pracinha na rua 53, entre as avenidas 5ª e Madison, que tem como decoração uma incrível parte do muro de Berlim, fica este moderno restaurante que é um verdadeiro oásis em meio à correria da hora do almoço. Ambiente elegante, cheio de executivos de terno e mulheres bem vestidas, tem garçons simpáticos e comida excelente. Drinques enormes! Quem quiser pode comer nas mesinhas do jardim, mas no verão o ar condicionado lá de dentro é o que vale. Muito bom.

Del Frisco's - Apesar do nome esquisito é um lugar perfeito para jantar depois do teatro, pois fica aberto até bem tarde. Enorme, grandes vidraças dando para a 6ª avenida, um bem sortido bar e servindo ótima e farta comida, lá você sempre consegue uma mesa. Faz parte da cadeira Double Eagle Steak House, que tem restaurantes espalhados por todos os Estados Unidos oferecendo carnes de primeira linha, além de peixes e crustáceos. O crab-cake é excelente!

OCEANA - Outro restaurante bem grande que também fica aberto até tarde servindo os melhores peixes e frutos do mar, perfeito para um "late supper" ou um almoço gostosíssimo. Um aquário mostra as lagostas e caranguejos vivos que você pode escolher para comer, e, acredite, vale a pena! Bom, bonito e barato.

Marea - Bem no Columbus Circle, no lugar onde funcionava o maravilhoso San Domenico, abriu agora este outro restaurante também maravilhoso. Muito peixe, carta de vinhos excelente, decoração elegante, garçons rápidos e gentis. A comida é muito boa, o serviço perfeito e os preços bem razoáveis para um lugar com tanta classe e bem frequentado. Tem que reservar com bastante antecedência. Já ganhou uma estrela do Michelin.

Voltei ao REMI só para comer "orechiette con granchio" (massa com caranguejo), especialidade da casa, e ao Benoit para comer asa de arraia (kate wing) grelhada com legumes, um verdadeira delícia!

E ao Bice para degustar o fígado com cebolas acompanhado de polenta frita, muito gostoso.

Para um drinque com os amigos locais fui desta vez ao Two East Bar/Lounge do Hotel Pierre, mais chique e badalado, impossível! Nesta semana que está estreando o filme Sex and the City 2 o bar está oferecendo coquetéis de champanhe Moët Impérial Brut com os nomes das personagens: Carrie (com romã), Samantha (com tangerina), Miranda (com lima) e Charlotte (com licor sambuca). E quem beber ganha uma "golden bubble", whatever that is...

Uma boa pedida para um lindo dia de muito sol e céu azul é subir até Top of the Rock, o mirante no 70º andar do prédio principal do Rockefeller Center. O elevador rapidíssimo, que tem o teto de vidro para você curtir a subida já é incrível, mas a vista é inigualável! As fotos são inevitáveis e aqui estão duas que eu tirei.

Até a próxima ida a Nova York, que espero que seja logo...

Nenhum comentário: