sábado, 30 de junho de 2007

THE LAST TIME I SAW... ROME

Eu sempre gostei muito de viajar por toda a Itália - talvez seja herança dos meus bisavôs italianos - mas é em Roma que eu me sinto realmente em casa. Em dois dias já estou “parlando italiano” como um romano, gesticulando e falando alto como eles... E em todas as vezes eu visito novamente os monumentos, museus, igrejas, avenidas, ruelas antigas, fontes, parques, restaurantes e lojas como se fosse pela primeira vez!

Dessa última vez eu voltei a Praça de São Pedro, visitei o Vaticano e seus museus e me deslumbrei com a Capela Sistina, já toda restaurada com as pinturas e afrescos mais nítidos e vivos do que nunca. Foi como se eu nunca tivesse visto antes! E como era domingo fui assistir à benção do Papa ao meio-dia: um espetáculo emocionante ver aquela praça enorme apinhada de fiéis rezando e aplaudindo.

Eu adoro passear pela Piazza Navona para ver as fontes de Bernini e o Palazzo Doria Pamphili (embaixada do Brasil e onde trabalhou a minha amiga Bárbara). Outro local que eu vou sempre é a Piazza di Spagna, com a famosa escadaria cheia de flores e a Fonte da Barca em baixo. E nunca deixo de passar pela Fontana di Trevi e jogar a moedinha da sorte – para garantir que eu volte lá mais uma vez...

Fui ao museu recentemente reaberto ao público na Villa Borghese e depois desci a Via Veneto como um verdadeiro romano, sentando de vez em quando num dos muitos cafés para tomar um “doppio expresso”, descansar e ver a turma passando... Mas o café tem que ser duplo, porque se você pedir só um expresso vem uma xícara com duas gotas no fundo! Parece que veio uma xícara suja de outra pessoa...

Para ver as novidades e fazer umas comprinhas, nada mais chique do que as Via Condotti e Via Borgognona que começam na Piazza di Spagna, com butiques, cafés, bares e restaurantes com mesinhas na calçada. Mas todo o cuidado com as bolsas e câmeras é pouco: lá também há muito roubo a turistas desatentos, com os ladrões passando de Lambreta e sumindo rapidamente com suas sacolas pelas ruelas estreitas.

Restaurantes que sempre vou:

GIRARROSTO TOSCANO (Via Campania 29, Veneto – 482-1899)
A melhor cozinha da Toscana: ótimo, barato e sempre cheio. Não deixar de provar a bisteca que é quase maior que o prato! Vinhos muito bons.

GIOVANNI (Via Marche 64, Veneto – 482-1834)
Uma grande e simpática cantina familiar com a “Mama” comandando a cozinha. É dos poucos restaurantes de Roma que abrem aos domingos para almoço. Bom, barato e tem sempre miolo de cordeiro no menu...

--------------------------------------------------------------------------------
Vou contar o que aconteceu nesse restaurante quando eu quis comer o tal miolo de cordeiro: se você é estrangeiro e pede alguma comida diferente em qualquer restaurante do mundo, invariavelmente os garçons perguntam se você sabe exatamente o que está pedindo para não haver problemas depois. Eu respondi que sabia o que era “cervellini d’agnello” e tudo bem. Eu vi o garçom se dirigir à cozinha e falar com uma gorda senhora toda de branco (era a dona do restaurante). Ela me olhou e deu um sorriso, talvez por eu ter sido o único que pediu o prato naquele dia ou talvez porque miolo fosse uma das suas especialidades. Quinze minutos depois o garçom vem com o prato e, antes de comer, pedi um limão cortado para espremer por cima. Ele voltou à cozinha e quando falou o que eu queria, ela imediatamente deu-lhe uma bronca gesticulando muito. Volta o garçom meio sem graça e diz que a “signora” queria saber por que eu queria limão. Eu disse que adorava limão no miolo e ele voltou mais uma vez para falar com ela. Outra discussão na porta da cozinha e a partir daí as pessoas que estavam almoçando perceberam que alguma coisa esquisita estava acontecendo. Todos pararam de comer e ficaram prestando atenção no que vinha pela frente, como numa novela! Ele vem à mesa novamente e eu insisto que quero o limão. De volta com a dona, mais discussão e vem o garçom mais sem graça ainda e fala que ela mandou dizer para eu primeiro provar o miolo e só depois dizer se ainda queria espremer limão. Eu olho para a cozinha e a essa altura a “signora” já está me olhando enviesada com as mãos na cintura e a cara bem enfezada. O silêncio no restaurante é total! Todos os garçons parados com as bandejas na mão e os atendentes de cozinha espreitando pela porta! Você podia ouvir uma mosca voar!
Meio irritado e agora com muita fome, resolvo provar o miolo sem limão. Mais expectativa com todo o restaurante olhando para mim. Dou uma garfada e um grande suspiro: estava delicioso! Olho para ela, ela olha para mim - e aí eu fiz um suspense só para me divertir - esperei alguns segundos enquanto degustava o miolo, dei um sorriso, virei para ela e falei: Ah, “meraviglioso signora” realmente não há a menor necessidade de limão.
Em um décimo de segundo todos respiraram aliviados, os garçons voltaram a circular, a turma voltou a comer, a dona abriu um grande sorriso e eu continuei a me deliciar com o melhor miolo que já comi na minha vida!
----------------------------------------------------------------------------------

EL TOULÀ (Via della Lupa 29 – 687-3498)
Chique, caro e muito bom. Parecido com o nosso Antiquarius aqui do Rio, todo decorado com objetos de arte, quadros e móveis antigos. Gastronomia de primeira linha.

NINO (Via Borgognona 11, Condotti – 679-5676)
Simpático, barato e sem turistas! Perfeito para almoçar depois das compras na mesma rua... Se sobrar dinheiro...

PICCOLO MONDO (Via Aurora 39-D, Veneto – 481-4595)
Dos mais tradicionais e antigos, com fotos autografadas de todos os astros de Hollywood desde os anos 40 nas paredes.

SANS SOUCIS (Via Sicília 20, Veneto – 482-1814)
Escondido num subsolo de uma rua transversal da Via Veneto, um dos mais conceituados da cidade. Caro, chique e oferecendo o melhor da comida internacional.


Hotéis onde me hospedei e que recomendo:

Hotel Victoria – De frente para os jardins da Villa Borghese, bem no começo da Via Veneto, o hotel tem bons quartos e diárias a partir de $ 250 euros o casal, o que é razoavelmente barato para Roma.

Hotel Excelsior – O melhor da cidade, no meio da Via Veneto, quartos e suites espetaculares, salões, restaurante e bar no mais puro estilo rococó. Caríssimo, mas deslumbrante.
Alguns quartos têm diárias promocionais a partir de $ 360 euros, mas os quartos de frente começam em $ 460 euros. O serviço é impecável.

E se tiver mais tempo para passear em Roma, visite o Coliseu, o Fóro Romano e as Catacumbas de São Calixto, passando pela antiga Via Appia: você vai pensar que voltou ao tempo dos gladiadores romanos...

Nenhum comentário: