segunda-feira, 10 de março de 2008

MUITO SOL E FIESTA EM CANCUN!

Você não acredita na cor do mar quando o avião vai descendo para aterrissar no aeroporto de Cancun: um verde turquesa impressionante, com muitas tonalidades diferentes, totalmente transparente, dando a impressão de que os barcos de pesca estão flutuando no ar! E você consegue ver os recifes, as algas marinhas e até os cardumes de peixes nadando lá em baixo!

E quando você vê a quantidade de hotéis espetaculares um ao lado do outro com as piscinas mais bonitas do mundo nos 22 quilômetros de praias de areias muito brancas, fica difícil crer que há menos de trinta anos aquilo era apenas um pequeno e árido banco de areia na península de Yucatán chamado Porto Juarez. Mas o governo mexicano percebeu as possibilidades turísticas da região e hoje a jovem cidade é uma estreita e comprida ilha ligada ao continente por duas pontes que se tornou um verdadeiro paraíso e um dos destinos de férias mais procurados do mundo, oferecendo de tudo para todos.

Dos cruzeiros em barcos a vela ou em modernos iates, dos hotéis de luxo às pensões mais simples, das lojas de bugigangas e artesanato aos grandes e modernos shopping-centers, das boates de música caribenha às discotéques mais loucas, das lanchonetes de tacos e cheeseburgers ao caviar dos restaurantes mais sofisticados, a cidade encanta a todos os visitantes, sejam eles jovens agitados, desportistas aficionados, aventureiros internacionais, intelectuais em busca de cultura ou apenas turistas querendo aproveitar o sol e descansar debaixo das palmeiras à beira daquele mar calmo, claro e morno tomando muita piña colada.

Uma das coisas gostosas de fazer em Cancun é passear pela praia principal da Avenida Kukulcán entrando em todos os hotéis para ver de perto as piscinas, os bares mirabolantes e os incríveis salões de entrada. Como está todo mundo de roupa de banho, camiseta e canga, quem vai saber se você está hospedado no Ritz-Carlton ou no Fiesta Americana?

Você vai ficar bobo com os detalhes de arquitetura e da decoração de todos eles e mais ainda com as piscinas espetaculares de todos os formatos e tamanhos cheias de cachoeiras, pontes, ilhas e mais vegetação que na floresta amazônica! E você pode até testar em que hotel a margarita é mais gostosa, se bem que depois da terceira fica difícil lembrar onde você tomou a melhor...

Ótimo também é visitar Xcaret, um parque arqueológico, aquático e ecológico a 45 minutos de Cancun na Playa Del Carmen, muito bonito e divertido.

Lá você pode nadar com golfinhos, mergulhar de snorkel ou scuba nos recifes de coral, nadar por rios subterrâneos com cavernas inacreditáveis e ver de perto ruínas Maias, além de assistir a shows típicos da cultura mexicana e se deliciar com a culinária local.

E pode ver também de perto os loucos índios voadores que eu vi várias vezes em Taxco fazendo uma espécie de “bungee-jump” nativo muito louco. Os caras se penduram pelos calcanhares e vão se jogando de cima de um poste que tem a parte de cima móvel, rodando à medida em que vão descendo quase batendo a cabeça no chão.

********************************************************************
Se você quiser conhecer um pouco da intrigante cultura Maia, não pode deixar de visitar Tulum, Cobá, Chichen-Itza e El Rey, sítios arqueológicos da maior importância cultural com ruínas de templos, pirâmides e fortalezas construídas entre o mar e a densa floresta tropical.


Em cada um desses locais existem pequenos museus onde estão expostos artefatos antigos de cerâmica, jóias de ouro, pedras preciosas e máscaras da maior beleza e valor histórico.

********************************************************************
Hotéis que eu recomendo:

Qualquer hotel da cadeia Oasis - Todos ótimos, imensos, mil piscinas, vários blocos, com preços a partir de USD 250.00 a diária.


Ritz-Carlton - Chique, decoração espetacular, piscinas com cachoeiras, oferecendo promoções em algumas datas a partir de USD 270,00, quase a metade do preço de balcão. Quartos grandes e muito confortáveis.

********************************************************************
E os restaurantes?

A comida mexicana, você sabe, é bem apimentada: burritos, tacos, gorditas e quesadillas você encontra em qualquer lugar, até na praia. Mas são os restaurantes de peixes e frutos do mar que merecem a sua visita, e muitos dêles têm ainda música ao vivo e muita animação.


Perico's - Yaxchilan 61 - 998 884-3152
Carnes deliciosas, todos os peixes e crustáceos fresquíssimos e shows todas as noites. Mas não se assute com as caveiras e brincadeiras!

Bogart's - Hotel Krystal - 998 883-1133
Cozinha internacional em ambiente recriando o restaurante do filme Casablanca. Ótimo!

The Seafood Market - Hotel Hyatt Regency - 998 883-1234
Como o nome diz, peixes e frutos do mar à vontade, com um leve toque tailandês, isto é, mais pimenta ainda que só a tequila consegue amenizar...


E para a garotada os eternos Hard Rock Café e Planet Hollywood continuam bombando de manhã até a madrugada do dia seguinte.

As animadíssimas boates e clubes noturnos atraem milhares de pessoas todas as noites, com música e shows ao vivo. Vale a pena curtir a interminável festa!

Dady O - Um cenário de caverna submarina abriga a maior festa da cidade, com música dos anos 70 e 80, raios laser, go-go dancers e muito mais! Ao ar livre funciona o Dos Equis Bar, da famosa cerveja, para você dar uma descansada e depois voltar para a dança.

Coco Bongo - Imensa boate onde cabem mais de 3 mil pessoas com muita música e shows variados do tipo Cirque du Soleil, travestis, garçons que cantam e dançam e bebida despejada direto da garrafa na boca da sedenta turma! A muvuca é inacreditável e só termina ao meio-dia!

*******************************************************************
COZUMEL

Mas como lá tudo gira mesmo em torno do sol e do mar, para variar de praia pegue um barco e passe um dia em Cozumel, uma pequena ilha paradisíaca a meia hora de distância cheia de praias e recifes maravilhosos para megulhar.

Há vários “beach-clubs” onde você se esparrama numa cadeira de praia embaixo de um ombrelone e é só estalar os dedos que um garçom traz o que você quiser.

Os clubes têm piscinas e chuveiros de água doce, perfeitos para refrescar antes do almoço. E as lagostas e camarões são enormes, gostosos e baratos. E haja tequila para matar a sede!
No pequeno centro da cidade há muitos restaurantes e uma variedade enorme de lojas vendendo de tudo: roupas típicas, camisetas, objetos de artesanato e muitas peças de madeira, alumínio e ferro bem bonitas e baratas, como castiçais, bandejas e pequenas esculturas e cerâmica. São lembranças ótimas de um pedaço do paraíso.

Não deixe de conhecer o Parque Nacional Chankanaab e a reserva ecológica Punta Sur, grandes áreas onde todas as espécies animais e vegetais nativas estão protegidas. O famoso mergulhador e explorador francês Jacques Cousteau visitou Cozumel em 1960 e fez uma série de programas de TV sobre a ilha, revelando ao mundo um fundo mar com as águas mais transparentes do planeta. E desde então milhares de mergulhadores freqüentam seus recifes se deliciando com a beleza dos cenários submarinos e seus peixes multicoloridos. A visão debaixo d’água é de quase 100%.

Cozumel tem também excelentes hotéis e simpáticas pousadas que vivem cheias de gente jovem que vem mergulhar ou passar um fim de semana romântico. Todos eles têm seus “beach-clubs” nas praias e ótimos restaurantes também. E nada melhor que sentar na praia no fim do dia e curtir mais um lindo pôr do sol ao som de um bolerão das antigas...

Uma sugestão de restaurante:

The Happy Pelican - Av. R. Melgar Sur, Km 1,5 - 987-20663
Simples mas sofisticado, com mesas ao ar livre de frente para aquêle azul todo. Camarões e lagostas grelhadas são a pedida certa.

Duas sugestões para se hospedar:

Cozumel Palace - Grande e chique, com diárias a partir de USD 300,00.

Casa del Mar - Ótimo, charmoso, quartos enormes. Tem curso de mergulho. Diárias a partir de USD 120.00.


********************************************************************
E as compras?

Como todo destino turístico internacional, Cancun tem vários shopping-centers cheios de lojas e butiques de griffe, além do comércio de produtos locais, restaurantes, lanchonetes e cinemas. O mais novo é o La Isla Shopping Village, que tem até um aquário, uma marina e uma ótima boate.
Um dos maiores e mais badalados por conta das lojas Fendi, Vuitton, Carolina Herrera, Cartier e Ferragamo, entre outras, é o Kukulkan Plaza, localizado bem no meio da Zona Hoteleira.

Ali perto também fica o Flamingo Plaza, menor mas com ótimas lojas. O grandão Plaza Caracol fica exatamente na Plaza Caracol, que é o centrinho de Cancun, com butiques do Ralph Lauren e do Gucci, sempre muito procuradas.
Para lembranças e artesanato mexicano de prata e cerâmica, além de camisetas, bonés, velas coloridas e muita quinquilharia, vá ao Mercado 28 e compre tudo pela metade do preço do que nas lojinhas dos hotéis.

********************************************************************
Um programa de índio:

Isla Mujeres, que apesar das praias lindas é invadida diariamente por centenas de turistas que já chegam animados pelo open-bar do barco com música ao vivo que os leva até lá! E o fandango não acaba mais! O desembarque parece um verdadeiro bloco de carnaval, e a paz e o sossego da ilha vão para o brejo. Quer um conselho? Fique longe desse lugar!

Nenhum comentário: