quarta-feira, 19 de março de 2008

O CHARME DE SAUSALITO

Na próxima vez que você viajar para San Francisco na Califórnia, não pode deixar de conhecer Sausalito e Muir Woods, dois lugares ótimos para relaxar e curtir muito a natureza.
Você chega lá atravessando a baía pela ponte Golden Gate ou pelas barcas que partem do Píer 39, e logo vai ver a quantidade de casas nas encostas muito arborizadas, os “houseboats” de todos os tamanhos, os ancoradouros cheios de barcos, as galerias de arte, as butiques charmosas e os ótimos restaurantes.

Sausalito tem uma incrível herança cultural que você não percebe à primeira vista, e é muito gostoso passear pela Bridgeway e ver os diversos estilos trazidos pelas muitas mudanças que lá ocorreram desde a sua fundação em 1830.
A cidade já foi um vilarejo mexicano, um movimentado porto internacional, um grande centro de cassinos e bordéis, um estaleiro de navios para a Segunda Guerra Mundial, uma grande colônia de artistas e hippies e finalmente um sossegado e sofisticado vilarejo e destino turístico.

Muita gente conhecida morou lá desde o século passado, desde William Randolph Hearst, filho do magnata da imprensa americana ao famoso gângster “Baby Face” Nelson, que ficou anos escondido no bordel chamado Walhalla, cuja dona, a cafetina Sally Stanford, acabou sendo eleita prefeita da cidade em 1976.

Na cidade você encontra gente de todos os tipos, como artistas plásticos, advogados, escritores, pescadores e médicos vivendo em harmonia total em suas casinhas mais simples ou em mansões milionárias. Você tem que ver de perto as casas flutuantes e os deques de pescadores para sentir o espírito da cidade. A população jovem é cada vez maior e mais atuante nas artes e na música. Nas praças há sempre alguma apresentação de bandas jovens, principalmente no verão.

Durante os meses do verão milhares de barcos passam os dias inteiros navegando pela baía. No inverno, entretanto, apesar do frio, outros barcos fazem a festa: são os de pescadores de arenque que têm as melhores pescarias de dezembro a fevereiro. O arenque, você sabe, produz excelentes ovas que são muito apreciadas no Japão e na Coréia, e toneladas delas são exportadas todos os anos.

********************************************************************
E os restaurantes?

Quase todos os restaurantes ficam debruçados sobre o mar com a vista espetacular da baía cheia de barquinhos, a Golden Gate e a cidade de San Francisco lá atrás.

Poggio Trattoria – 777 Bridgeway – 415 332-7771
Na rua principal, no térreo do hotel Casa Madrona, tem sua própria horta de produtos orgânicos no jardim atrás da cozinha. Italiano bom, gostoso, e barato.

Spinnaker – 111 Spinnaker Drive – 415 332-1500
Construído em cima do mar, com as paredes todas de vidro para você comer e sonhar. Peixes, crustáceos e massas da melhor qualidade. Vive cheio. Ótimo.

Fish – 350 Harbor Drive – 415 331-FISH (3474)
Como o nome mesmo diz, especializado em peixes e frutos do mar. Dos melhores de Sausalito.

Os bons hotéis:

Hotel Sausalito – Com apenas 16 quartos decorados com o maior bom gosto, é o hotel-butique mais charmoso de lá. Diárias a partir de USD 155.00.


The Pelican Inn – Localizado a 20 minutos de Sausalito e de Muir Woods, o antigo hotel continua uma graça, quartos decorados com muito bom gosto e diárias começando em USD 150.00. O seu restaurante é dos melhores da região.


As galerias de arte mais curiosas:

Tapia Art Gallery – Funcionando desde 1974, é a galeria do casal Bob e Rosemary Tapia: ele pinta marinhas e ela flores. Telas, gravuras e serigrafias bem bonitas.

Spirit in Stone – Esculturas em pedra de todos os tamanhos e preços. Tem sempre uma para você comprar e levar de lembrança.

Um museu bem simpático:

The Bay Area Discovery Museum – 557 East Fort Barker
Na ponta de cá da Golden Gate tem de tudo sobre a baía e as várias cidades à sua volta. As crianças adoram a parte interativa, cheia de brincadeiras educativas.

Mas dizem as más línguas que o melhor de Sausalito é a vista de San Francisco across the bay...

********************************************************************

MUIR WOODS


No Mill Valley, ao norte de Sausalito, fica a floresta Muir Woods, onde estão as famosas árvores gigantes de madeira avermelhada chamadas “redwoods”, algumas com mais de 1500 anos de idade e mais de 60 metros de altura. È um passeio imperdível, pois as surpresas são muitas.



Andar pelo parque é uma experiência inesquecível, pois só de perto é que você consegue perceber o tamanho descomunal das sequóias. Há árvores que dez pessoas de mãos dadas não conseguem abraçar, e outras com túneis cavados nos troncos por onde passavam carros! Vejam essas fotos dos anos 40 que eu desencavei!

Como elas são muito altas, as copas se entrelaçam e a floresta fica escura, fria e úmida mesmo no verão, já que os raios solares não conseguem passar pelas folhas e chegar ao solo, sempre com muito musgo. Você percorre o bosque e cruza várias vezes com o riacho Redwood Creek, cheio de pontes de madeira e pequenas cachoeiras. Há várias trilhas muito bem sinalizadas para você não se perder. A vegetação é impressionante, e as grandes samambaias estão por toda a parte, além dos esquilos, pássaros, cogumelos de todos os tipos e minhocas!

Durante anos os visitantes passeavam, andavam de bicicleta, acampavam nos fins de semana, faziam piqueniques e se divertiam muito com seus cachorros, o que acabou ocasionando danos bem sérios à natureza local. De um tempo para cá tudo isso é proibido, inclusive entrar de carro, e o parque parece que renasceu de tanto verde.


Uma das coisas interessantes é ver um pedaço enorme de um tronco cortado, onde estão assinaladas as diversas idades da árvore, desde o seu nascimento antes da descoberta da América por Colombo até o dia em que foi derrubada, além de várias datas importantes da história dos Estados Unidos. Incrível!

No meio das trilhas há uma lanchonete que vende sanduíches, refrigerantes e o sempre presente café Starbucks, e também, é claro, uma lojinha onde você pode comprar mudas e sementes das sequóias para plantar no seu jardim. Já pensou seus bisnetos e tataranetos encantados com tal árvore que o velho plantou no século 21?

Nenhum comentário: