sexta-feira, 28 de março de 2008

CARTAS DOS LEITORES: JARDINS E PALÁCIOS DE ISTAMBUL

Minha fiel leitora Elizabeth de Miami acabou de chegar da Turquia e voltou encantada com os passeios que fez e os lugares que visitou. Leiam o seu relato e aproveitem as dicas e informações.

A nossa excursão chamava-se "Parques e Palácios de Istambul" e começou com uma palestra sobre a flora da Turquia, quando fiquei sabendo que lá a tulipa é uma flor tão importante que até deu nome a uma fase histórica, a Era da Tulipa, que teve seu apogeu no século 17, época do Império Otomano sob o reino do sultão Ahmet III. E você encontra tulipas por todos os lados, nos jardins, nos ladrilhos de cerâmica e em monumentos.

O primeiro palácio que visitei foi o famoso Topkapi, que é um conjunto de quiosques e pavilhões construídos ao longo dos séculos pelos sultões entre jardins floridos com córregos e laguinhos.
As jóias antigas são fascinantes, como êsse imenso diamante, e mil outras peças de ouro com pedras preciosas me deixaram de queixo caído!


Transformados em museu, os prédios abrigam várias coleções impressionante de objetos valiosos e raros como as relíquias do Profeta, pinturas antigas, porcelanas chinesas, miniaturas e móveis.


O Topkapi tem salas e mais salas pintadas a ouro, além de detalhes em madeira esculpida, tudo do maior bom gosto. Essa foto mostra um detalhe das paredes do harém...

Se você viu o ótimo filme do Jules Dassin "Topkapi" com a Melina Mercouri planejando e chefiando um assalto ao museu, vai ficar emocionado ao ver de pertinho a famosa adaga de ouro com três enormes esmeraldas no cabo que era roubada pelo bando.


Visitamos também o Palácio de Dolmabahçe, na beira do Bósforo, conhecido como o “jardin comblé” (o jardim feliz) suntuosamente decorado, com salões lindos, que servia como residência oficial dos últimos sultões otomanos. Nos jardins muito bem cuidados fica a Fonte dos Cisnes, em meio a árvores centenárias.



Um pouco fora da cidade fica Iznik, onde se realizou o famoso concílio ecumênico de 325 que condenou o arianismo e que no século 13 tornou-se o refúgio dos imperadores expulsos de Constantinopla pelas Cruzadas. A cidadela é toda cercada por uma dupla muralha e tem três portões lindos. No centro da cidade ficam as ruínas da Igreja de Santa Sofia, transformada em mesquita pelos otomanos. O Museu de Artes Turcas e Islâmicas de lá é espetacular.

A 70 quilômetros de Istambul fica Bursa, onde conhecemos a Ulu Camii, uma grande e impressionante mesquita com 20 cúpulas. Visitamos ainda o Complexo Verde que abriga uma mesquita e um mausoléu onde ficam os cenotáfios de vários príncipes otomanos. Cenotáfio, eu também aprendi lá, é um túmulo vazio erigido para homenagear mortos importantes que foram enterrados em outro lugar. É esquisito, mas cada túmulo é mais bonito que o outro, todos cobertos por ladrilhos e mosaicos de cerâmica colorida!

O Jardim Botânico de Süleymaniye tem uma enorme variedade de plantas e flores originais da Turquia e de outras partes do mundo. Lá perto, em Emirgan, passeamos por um bosque plantado no século 17 por um emir da Pérsia que havia ganhado o enorme terreno do sultão Murat IV e o transformou num típico jardim persa. Dois pequenos lagos e três quiosques elegantes são cercados por mais de 120 espécies de árvores e plantas, entre elas carvalhos japoneses, pinheiros do Colorado e cedros brancos da Califórnia!

A última visita da viagem foi ao Palácio de Beylerbeyi, residência de verão dos sultões, também na beira do Bósforo. O último sultão, que dava muito valor aos trabalhos manuais, desenhou os croquis que serviram de modelo das pinturas dos tetos, lindos. Situado em meio a extensos jardins com árvores dos quatro cantos do país, o palácio tem vários terraços e platôs com quiosques de mármore branco.
Foi um encerramento com chave de ouro!

Nenhum comentário: