domingo, 16 de março de 2008

PASSEANDO POR COLÔNIA

Colônia é a quarta maior cidade e uma das mais bonitas da Alemanha, com muros e ruínas romanas, uma catedral gótica que é seu símbolo principal, uma incrível quantidade de museus e milhares de estudantes circulando por suas ruas e pontes, já que lá existe uma universidade com sete faculdades.

Chamada de Köln em alemão, localizada nas margens do rio Reno, ela é um importante porto fluvial e sempre foi considerada a capital econômica, cultural e histórica da região da Renânia. Além da universidade existem mais oito escolas de ensino superior, entre elas o famoso Fachhochschule Köln, o maior instituto politécnico do país. E onde há muitos estudantes há também centenas de bares e cafés com suas mesinhas nas calçadas lotadas de gente tomando muita cerveja e vinho branco do Reno, talvez os melhores do mundo!


A cerveja mais conhecida chama-se “Kölsch”, que também é o nome do dialeto de Colônia. De brincadeira os estudantes falam que Kölsch é a única língua que se pode beber! E o vinho do Reno, branco, leve e frutado, teve seu auge no século 18 e hoje em dia é tão consumido na Alemanha que pouco dele é exportado. Vale à pena visitar uma das muitas adegas de produtores de vinho e fazer uma provação. E depois comprar meia dúzia daqueles copos lindos de pé verdes como lembrança.



A enorme Catedral de Colônia é toda em estilo gótico e teve sua construção iniciada no século 13, levando mais de 600 anos para ficar pronta, devido às muitas guerras e outras interrupções.
A catedral tem 144 metros de comprimento por 86 de largura, com duas torres medindo 157 metros de altura. Em 1880, quando ficou pronta, era o prédio mais alto do mundo!

Construída no local de um templo romano no século quatro, a igreja foi bombardeada muitas vezes na Segunda Guerra, mas agüentou firme.
Foi reformada em 1956 e hoje multidões visitam o seu interior, principalmente para ver a urna onde supostamente estão os restos mortais dos três Reis Magos, Baltazar, Melquior e Gaspar.


E a Água de Colônia? Em 1792 um monge chamado Farina deu uma fórmula secreta para seu amigo Wilhelm Mühlens de uma “água refrescante” ótima para os cansados e suarentos viajantes que passavam pela cidade, que levaram os vidrinhos para várias cidades da Europa fazendo a fama da Kölnisch Wasser, numa época de muita sujeira e pouco banho. Anos depois ela passou a se chamar 4711 quando Napoleão invadiu a cidade e ordenou uma renumeração de todas as casas para maior controle, cabendo aos donos da fábrica o número 4711. Napoleão se foi, mas o número é famoso até hoje. E você pode visitar a loja da antiga fábrica (que hoje tem mais de mil funcionários) e comprar um vidro da autêntica água de Colônia.


Dos 31 museus da cidade você tem que visitar o
Museu Römisch-Germanisches de arte romana, construído no local onde estão várias construções subterrâneas da época do Império Romano. É espetacular. Os mosaicos com cenas do mundo de Dionísio dos anos 220/230 A.C. e o túmulo reconstruído do legionário Poblicius, de cerca de 40 A.C., são as maiores atrações. O museu possui ainda a maior coleção do mundo de jarros e objetos de vidro romanos e uma coleção única de jóias medievais. Situado ao lado da catedral, é um dos museus mais visitados da Alemanha.

Arte moderna e contemporânea você encontra de montão no Museu Ludwig, fundado em 1976 com um presente de 350 obras de arte da família Ludwig, entre elas uma enorme coleção de arte russa de avant-garde, centenas de quadros de Picasso, Roy Lichtenstein, Andy Warhol e muitos outros artistas famosos. Novas aquisições foram feitas ao longo dos anos, inclusive de obras expressionistas e outras de artistas alemães dos anos 70 e 80. O russo Alexei Von Jawlenski, com suas cores fortes que eu adoro, tem vários de seus quadros expostos lá.

********************************************************************

Para compras, a Hohe Strasse é, desde 1967, a primeira rua de pedestres da Alemanha lotada de lojas de todos os tipos. Ela começa em frente à catedral e segue por vários quarteirões. A Schildergrasse, ali pertinho, também tem um excelente comércio.
Mas para as melhores compras vá à Neumarkt Galerie, um grande shopping-center com dezenas de lojas, num moderno prédio coroado com uma enorme casquinha de sorvete!

********************************************************************

Dois bons restaurantes:

Keule – Heumarkt 56 – 49 221 258-1159
O mais conhecido da cidade, sempre cheio de celebridades locais, políticos e artistas de TV. Comida simples mas muito boa: bifes de fígado com cebolas fritas e purê de maçã ou costelas de carneiro com espinafre são duas das muitas especialidades. Muitos tipos de cerveja e grande variedade de vinhos.

Basilikum – Am Wudenbach 35 – 49 221 32-355
A chef Margaret Juchem é conhecida por seus peixes e carnes com toques de culinária francesa e italiana, usando muitas ervas frescas. Vive cheio, mas vale à pena esperar.

********************************************************************

Um bom hotel:

Sofitel Cologne Mondial Am Dom – Bem no centro da cidade antiga, ao lado da catedral e dos museus, a dois passos do comércio. Moderno, quartos grandes, com diárias promocionais a partir de $149 euros.

Nenhum comentário: