quinta-feira, 17 de julho de 2008

BEBERICANDO PELO NAPA VALLEY

Na próxima vez que você for a San Francisco, na Califórnia, tem que passar pelo menos um dia visitando os vinhedos de Napa Valley e provar os deliciosos Pinot Noirs, Cabernet Sauvignons, Cabernet Francs e muitos outros vinhos da região, inclusive os ótimos espumantes.



Há várias formas de visitar as caves, sendo a mais tranqüila alugar um carro, pegar um bom mapa dos vinhedos e sair em frente, parando onde você quiser e provando as especialidades de cada uma. Para quem não dirige ou não quer enfrentar os bafômetros depois de tanta provação, há excursões de dia inteiro em pequenos ônibus que levam você a três ou quatro vinhedos, sempre com a presença de um guia especializado que vai explicando tudo sobre as uvas e vinhos locais. É uma boa pedida.




E há ainda a opção de embarcar no Napa Valley Wine Train, um trem especial que sai de San Francisco todos os dias pela manhã e percorre todo o vale. A bordo um sommelier faz palestras e comenta sobre as especialidades das uvas de cada cave, enquanto você prova os vinhos que ele acabou de descrever, respondendo também a perguntas e esclarecendo qualquer dúvida.

Depois você almoça ou janta no vagão restaurante, participando de uma verdadeira experiência culinária gourmet preparada a bordo com produtos locais e servido em mesas com toalhas de linho e louças e cristais sofisticados. É claro que cada prato é harmonizado esplendidamente de acordo com vinhos que o sommelier recomendar de melhor. E você volta à cidade no final da tarde totalmente empanturrado e até um pouco alegre, mas muito feliz...

Qualquer que seja a forma de conhecer a região, na sua primeira vez você vai ficar meio perdido com tantas opções de vinhedos. As associações dos produtores locais recomendam aos principiantes um itinerário de visitas que dá uma boa idéia da variedade de degustações e experiências, sendo uma perfeita introdução para quem nunca foi lá.

Use essa listinha para começar, e depois parta para as suas próprias descobertas!
Clique nos nomes em azul e visite cada um dos vinhedos...

Del Dotto Vineyards
Conhecido por sua hospitalidade, a Del Dotto tem excelente caves de mais de 120 anos. Faça o ótimo tour que mostra como os barris e a sua fabricação afetam o processo de feitura do vinho. Suas degustações são bem generosas...

Robert Mondavi Winery
Um dos vincultores mais conhecidos do vale, a visita proporciona um grande conhecimento da fabricação do vinho e um bom panorama geral da região. Visita obrigatória para quem está indo pela primeira vez.

Peju
Ao contrário das grandes vizinhas, Peju é uma vinicultura pequena e familiar em estilo francês localizada numa das mais belas regiões do Napa. Está se tornando tão popular que nos fins de semana fica lotada de visitantes.

Beringer Vineyards
Essa é outra grande vinicultura das mais antigas do vale, fazendo parte de sua história.
Os guias e sommeliers são muito gentís e verdadeiros mestres na arte de educar o seu paladar.


Frank Family Vineyards
Agora muito badaladas, as degustações da família Frank são divertidas e educativas, sempre começando com os espumantes e depois passando para os vinhos mais sérios.



Schramsberg Vineyards
Um dos mais conhecidos produtores de espumantes e champanhes do vale. Com uma história que vem desde 1862, as suas caves são as mais espetaculares da Califórnia.





Clos Pegase Winery
Quase todos os vinicultores do Napa Valley têm outras paixões além do vinho, e na Clos Pegase o interêsse de seus proprietários é arte. Com caves magníficas e um verdadeiro museu com um grande acervo, esse vinhedo proporciona uma experiência única!

E se você quiser ter ainda uma melhor visão do Napa Valley, faça um vôo de balão e veja de cima tudo o que você depois vai provar em terra firme! Saúde!

Nenhum comentário: