terça-feira, 28 de agosto de 2007

CARTAS DOS LEITORES: UM OUTONO DE VERDADE NA NOVA INGLATERRA


Nossa fiel leitora Márcia de Brasília conta uma inesquecível viagem que fez no ano passado pela Nova Inglaterra através da Tauck World Discovery, uma das melhores operadoras de turismo do mundo. Ela visitou o interior de Nova York, Vermont, New Hampshire, Maine, Massachussets e Rhode Island em pouco mais de dez dias, em pleno outono americano, desfrutando de todas as incríveis cores das folhas, paisagens bucólicas, lagos e lagoas, pequenos e charmosos vilarejos à beira do mar, sem falar nas muitas e enormes lagostas que comeu!

“O sonho da minha vida era passar um outono de verdade em qualquer lugar do mundo onde eu pudesse ver de perto todos aquêles tons maravilhosos das folhas das árvores. E isso eu consegui nessa linda viagem pela New England, uma das regiões mais bonitas do mundo, principalmente no outono. Nosso ônibus saiu de Nova York e seguiu direto pelas montanhas Adirondack, lindas, já com as árvores mudando a cor das folhas. Paramos para almoçar em Lake George e seguimos depois até Lake Placid, onde nos hospedamos no Mirror Lake Inn, uma graça de hotel na beira do lago. No dia seguinte fizemos um passeio de barco e fomos até o lugar onde as Olimpíadas de Inverno de 1980 aconteceram e que desde então virou um bom centro de esqui.

Pegamos um “ferry-boat” no lago Champlain até Vermont e visitamos o Shelburne Museum, um museu ao ar livre reconstituindo mais de três séculos da vida americana, com casinhas, escolas, lojas e objetos de várias épocas passadas. Adorei, parece que você voltou no tempo tal a perfeição dos detalhes. De lá fomos para The Inn at Essex, onde nos hospedamos e onde também funciona o famoso New England Culinary Institute, que forma chefs do mundo inteiro! Imagine a comida dos restaurantes locais! Quase fiquei por lá para aprender a fazer pães, doces e outras delícias!

Visitamos e almoçamos na casa da Família Trapp – a mesma que inspirou o musical e depois o filme "The Sound of Music” - que fugiu da guerra na Europa e se instalou nessas montanhas tão parecidas com as austríacas, cujas árvores já passavam de vermelho forte para amarelo claro! Subimos de gôndola até o cume do Monte Mansfield para desfrutar da vista e voltamos ao hotel a tempo de participar de uma fantástica degustação culinária feita pelos melhores alunos do Instituto. Comida MA-RA-VI-LHO-SA!!!

Pela manhã prosseguimos através do Montpellier e chegamos às White Mountains de New Hampshire, que de brancas não tinham nada: as folhas das florestas eram um verdadeiro festival de tons ocres, amarelos, verdes e vermelhos, como eu nunca havia visto antes.

Seguimos pela Scenic Byway e dormimos em North Conway. No dia seguinte chegamos a Portland, no estado do Maine, conhecido pelas famosas lagostas, que já começamos a provar no almoço e eram fantásticas. Além de grandes, as lagostas americanas têm ainda aquelas enormes pinças que você quebra com um martelo e come até se empanturrar! No hotel Spruce Point Inn a vista da Boothbay era linda e o prato principal do nosso jantar foi... mais lagostas!

De lá fomos para Portsmouth, que é o porto de New Hampshire, e seguimos até Boston, onde nos hospedamos por dois dias no Langham Hotel, por si só um marco histórico da cidade mais adorável da costa leste, apesar do frio que fazia! Como eu gostei de Boston, com suas calçadas de tijolinho vermelho, os prédios antigos e excelentes restaurantes de peixes e frutos do mar. Os modernos shopping-centers também são uma atração à parte!

No outro dia visitamos a Plimoth Plantation, um vilarejo que mostra em detalhes como se vivia da agricultura no século17, passamos pela famosa Plymouth Rock e a cidade de Sandwich e chegamos a Newport – onde ficam as mansões mais espetaculares do planeta com árvores centenárias de folhas amarelas e vermelhas em seus amplos jardins. Lembram das casas da Grace Kelly e do Bing Crosby em “High Society”? Pois é, são aquelas mesmas, uma ao lado da outra por vários quilômetros na Ten-Mile Drive... Coisa de pobre... Passeamos de barco pela baía de Narraganset, linda, e nos despedimos do grupo num grande jantar comendo mais lagostas, entre outras coisas! Voltamos ao The Newport Harbor Hotel meio tristes, porque a viagem estava acabando... Foi um outono de verdade e inesquecível!

Da próxima vez vou fazer esse mesmo percurso de carro, parando em outras cidades e vilarejos, à procura de mais novidades. Mas vou durante o verão, para não congelar meu nariz e aproveitar mais as praias. Afinal eu sou carioca!”

Nenhum comentário: