sexta-feira, 9 de novembro de 2007

VOCÊ CONHECE O CLOISTERS?

Um dos museus de arte medieval mais interessantes do mundo fica em Nova York, no Fort Tryon Park, ao norte da ilha de Manhattan, em meio a uma densa vegetação e com uma linda vista do rio Hudson. Muitos visitantes que vão à Nova York e conhecem o Moma, o Metropolitan, o Guggenheim, o Whitney e outros museus nunca viram esta jóia rara que nos transporta à outras épocas com seus românticos jardins e pátios, vitrôs multicoloridos, altares e arcos de pedra, lindas esculturas e tapeçarias famosas, a apenas 40 minutos do Central Park.

Para chegar lá você pode tomar o ônibus M4 na Madison Avenue e saltar na frente do museu ou o metrô A até a rua 190th e de lá pegar o M4. O Cloisters abre de terça a domingo das 9h30m às 5h00, e o telefone de informações é 212 923-3700.

Em 1909 o mecenas John D. Rockefeller comprou vários hectares de terras ao norte da ilha onde ficavam as ruínas do antigo Fort Tryon e doou à cidade que transformou o local em parque público. Bilionário e amante das artes, ele contratou o arquiteto Charles Collens para criar um prédio utilizando 5 claustros e muitos elementos arquitetônicos de mosteiros medievais, góticos e romanescos dos séculos 12 a 15, trazidos do sul da França e da Espanha para os Estados Unidos.


Essa construção passou então a abrigar a coleção de arte medieval do Metropolitan Museum of Art, também doada por ele, tornando-se uma filial maravilhosa do MET. Para completar o museu de forma espetacular, em 1962 foi acoplada ao prédio a capela Fuentidueña, doação da firma Brown, Lawford & Forbes.

Os muitos jardins e pátios internos foram plantados de acordo com informações de livros de botânica das épocas medievais, com árvores, flores e ervas daquele tempo em canteiros que também são exatas reproduções dos jardins antigos. O mais interessante ao se visitar o museu é que o caminho percorrido é feito em ordem cronológica da arquitetura das diversas épocas, permitindo que você aprecie melhor as janelas, as tapeçarias, os objetos religiosos e os altares de cada século.

Um dos pontos altos é o Tesouro, que abriga manuscritos dos séculos 13 e 15, lindas peças de esmalte e marfim e as famosas tapeçarias do Unicórnio, do século 16. E o tempo todo você ouve baixinho uma trilha sonora de música medieval que dá o tom perfeito para toda aquela incrível ambientação, parecendo que você está em outra época.


Ao terminar a visita aproveite a paz e tranqüilidade dos pátios floridos e perfumados pelas ervas e aprecie a vista do parque que vai até o rio e das casas na outra margem do Hudson. Se você gosta de arte medieval o ideal é ir aos sábados, pois há sempre palestras, aulas de artesanato e apresentações musicais.

Se você não vai tão cedo para Nova York, pode visitar o Cloisters agora clicando aqui.
********************************************************************

Nenhum comentário: