sábado, 24 de novembro de 2007

THE BEST OF SWITZERLAND

Não existe lugar melhor no mundo para passar férias do que a Suíça, aquele pequeno e poderoso país cheio de montanhas e lagos, cercado pela Itália, França, Alemanha e Áustria. A sua natureza é impressionante, com paisagens que inspiram tranqüilidade e montanhas com picos nevados que nos remetem ao passado. Qualquer que seja a estação do ano, a Suíça é sempre espetacular. No verão os campos verdes com os chalés de madeira e as vaquinhas brancas pastando são verdadeiros cartões postais. Na primavera e no outono as cores das flores e das folhas são belíssimas, e no inverno, sempre com muita neve, o cenário se transforma em um verdadeiro conto de fadas!

Como a Suiça tem pouco mais de 40 mil quilômetros quadrados, passear por lá é muito fácil, já que as cidades e vilarejos ficam muito perto uns dos outros e as estradas e a rede ferroviária são perfeitas. Viajar de trem é uma ótima opção, pois eles são muito confortáveis e estão sempre rigorosamente no horário. E viajar vendo pela janela as lindas paisagens com os Alpes nevados ao fundo é uma experiência inesquecível.

Com ótima infra-estrutura turística aliada a um alto padrão de vida, tudo funciona como um Rolex! Por menor que seja a cidade o atendimento é sempre de primeira. A maioria dos suíços fala inglês e mais uma das quatro línguas oficiais: francês, suiço-alemão, italiano e romansch, uma mistura de latim e italiano que nós brasileiros entendemos um pouco. Dividido em 26 cantões, o país tem atrativos e diversão para todos os gostos e bolsos, das estações de esqui aos SPAS, das compras aos esportes radicais, dos monumentos históricos aos museus, dos vinhedos aos castelos, dos passeios de barco aos hotéis românticos, dos queijos aos joalheiros famosos.

Genebra, a cidade mais famosa, à beira do Lago Léman com seu jato dágua e suas pontes, têm na margem esquerda a sua Cidade Antiga, com prédios e monumentos dos séculos 15 e 18. Você atravessa a ponte e começa o passeio pelo relógio de flores no Jardim Inglês antes de subir pelas estreitas ruelas que levam à Catedral de St. Pierre. Uma boa sugestão é fazer um cruzeiro nos barcos que dão a volta toda do lago e passam pelas mansões em suas margens, cada uma mais espetacular que a outra.
Uma parada para tomar chá e comer um crepe tem que ser no Le Café-Restaurant Papon (1, rue Henri-Fazi), sucesso desde o século 17!
Para se hospedar em grande estilo fique no Hotel Beau-Rivage ou no Hotel d’Angleterre, ambos de frente para o lago.

Sendo um dos pólos gastronômicos da Europa com forte influência francesa, Genebra tem uma grande variedade de restaurantes. No próprio Beau-Rivage fica um dos mais conceituados, o Le Chat-Botté (022 716-6020), que oferece frutos do mar da melhor qualidade, entre outras muitas opções.
Na Cidade Antiga o tradicional Les Armures (1, rue des Puits-St. Pierra – 022 310-3442) instalado numa antiga casa de pedra atrai uma clientela chique que adora a batata rosti com fondue, além das lingüiças e das massas.
Para terminar a noite com música vá ao La Coupole, que além de restaurante é discoteca das mais animadas (116 rue du Rhône – 022 787-5012).

Zurique, apesar de ser o pólo industrial e o centro financeiro do país, sempre foi uma cidade muito avançada, atraindo intelectuais como Lênin, Jung, James Joyce e Thomas Mann. É ótimo passear a pé pelas ruas antigas, visitar as duas catedrais, as praças floridas e os museus, entre eles o de belas artes, Kunsthaus. Nas margens do lago Zurich e do rio Limmat os parques com seus cafés ao ar livre ficam cheios no verão. Considerada a rua de comércio mais bonita do mundo, a Bahnofstrasse tem de tudo para o consumista inveterado, de Vuitton a Cartier, de Ferragamo a Prada.

Lá também um passeio de barco é bom para ver as belezas naturais e descansar tomando uma coupe de champagne. Uma parada obrigatória é na Confiserie Sprüngli (Bahnhofstrasse 21) para os melhores doces e salgadinhos da cidade em um ambiente dos mais elegantes.
Se dinheiro não é problema, hospede-se no Baur au Lac, um dos melhores hotéis do mundo, onde Wagner e Liszt moraram, na margem esquerda.

Na outra fica o Eden au Lac, outro hotel espetacular parecido com a Ópera de Paris em seu estilo rococó. Quartos enormes e vistas lindas, mas muito caro.
Para almoçar com o jet-set, vá ao Piccoli Accademia (Rotwandstrasse – 01 241-2064) e prove os pratos de caça ou os risotos. Para jantar onde Miró, Braque e Picasso comiam e pagavam suas contas com quadros – que estão lá nas paredes até hoje, o Kronenhalle (Rämisstrasse 4 – 01 251-6669) continua servindo comida da melhor qualidade e não muito cara.

Por conta dos sempre presentes Alpes, os resorts de esqui da Suíça são muitos. Gstaad, Davos, St. Moritz, Crans-Montana, Zermatt, Verbier, Klosters, Wengen e Grindelwald são algumas das cidades que oferecem o melhor em matéria de esqui no inverno e uma variedade de esportes no verão. O Matterhorn em Zermatt é o pico mais famoso, e o Jungfraujoch, perto de Interlaken, é o mais procurado.
Em Crans-Montana o melhor hotel é o Grand Hotel du Golf, cinco estrelas localizado no meio de um campo de golfe de 18 buracos que, quando a neve chega se transforma em uma enorme pista de esqui cross-country.
Outro excelente é o Hotel Alpina & Savoy, construído em 1912 a poucos passos da gôndola Cry d’Err, que leva os esquiadores morro acima.

Em Zermatt a família Seiler é dona de vários hotéis, como o Mont Cervin e o Monte Rosa, que, segundo Edward Whymper, o inglês que conquistou o Matterhorn, são os melhores da cidade. Se você for de Zermatt até St. Moritz, não deixe de tomar o Glacier Express, um trem vermelho que passa pelos muitos túneis, viadutos e pontes através dos Alpes, proporcionando uma viagem tranqüila e romântica, com paisagens indescritíveis. Leia mais sobre ele clicando aqui.

A escola de esqui mais antiga do mundo fica lá, a Moritz-Dorf, fundada em 1927, com cinco complexos de esqui incríveis: 402 km de pistas montanha abaixo, 161 km de cross-country e uma montanha para saltos olímpicos. Isso tudo sem falar no lago que congela no inverno e transforma-se num imenso rinque de patinação. Se esqui é o seu esporte, é lá que você vai se divertir mais!
Hospede-se, é claro, no Palace Hotel, um castelo gótico que há séculos respira riqueza, realeza, prestígio e consumismo. Greta Garbo, o Xá do Iran, Onassis, Elizabeth Taylor, Richard Burton e todas as maiores celebridades ficaram lá algumas vezes. É claro que por causa dessa fama você paga as diárias mais caras da cidade, mas o que fazer se o negócio é aparecer?
Para a garotada esportiva menos abonada uma ótima opção é o Hotel Eden, construído como uma vila da Toscana de frente para a pracinha principal e que tem diárias bem mais razoáveis para o padrão suíço de hotelaria.

O melhor restaurante dessa cidade que prima por excelentes templos gastronômicos é o Chadafo Grill, na Chesa Veglia, um prédio histórico de 1658 e que conserva até hoje as pedras e toras de madeira daquela época. Serviço impecável e uns toques parisienses ajudam a fazer a fama do lugar. Peça o camarão com Pernod ou a truta meunière, divinos!
Depois do esqui e do jantar, os bares fervilham! No Hotel Schweizerhof três deles agitam a noite: o Muli, com música country, o Stübli, com música variada, e o Piano Bar, que recebe pianistas de jazz do mundo inteiro para animar a temporada de inverno. E todos eles têm lareiras para esquentar você.

Por conta de tanto exercício físico, os muitos SPAS suíços são excelentes, da mesma forma que o chocolate, os bancos e os relógios! Um dos mais procurados é o La Prairie, em Montreux, que ficou famoso ao lançar a medicina preventiva de envelhecimento utilizando células de fetos de carneiro. Com o grande avanço da ciência o mesmo tratamento proporciona resultados excelentes. E os cremes e produtos de beleza fabricados na própria clínica são vendidos no mundo inteiro.

Ali do lado, em Lausanne, o luxuoso hotel Beau-Rivage Palace tem o Cinq Mondes Spa, com rituais de beleza e bem-estar inspirados nos milenares ensinamentos orientais. A massagem Taoísta, com óleos aromáticos quentes e especiarias harmoniza o corpo e o espírito, enquanto os banhos japoneses seguidos de massagem com purê de papaia têm efeitos bem relaxantes. A novidade é o tratamento de reflexologia de cores e aromas para casais, realizado em uma sala dupla especial, onde o casal é paparicado de todas as formas possíveis imagináveis. No final da sessão os dois passeiam por um corredor onde cai uma “chuva tropical” refrescante.

Mas o mais novo e badalado SPA chama-se The Omnia e fica nas montanhas nevadas de Zermatt em meio a uma paisagem bucólica e silenciosa. Com apenas 30 quartos sem números nas portas e janelas com vista para os picos nevados, a exclusividade é total. Várias piscinas internas e externas oferecem tratamentos maravilhosos aos poucos que conseguem confirmar suas reservas com muita antecedência. Considerado o melhor do mundo, o tratamento principal é a sauna de flores seguida de massagens estimulantes e calmantes. Ioga e Pilates completam as opções saudáveis, além de várias atividades esportivas ao ar livre, inclusive esqui, no inverno.

E aí, vamos para a Suíça?

Nenhum comentário: