terça-feira, 15 de maio de 2007

GLACIER EXPRESS: ALMOÇANDO INCLINADO!


Uma das viagens mais bonitas e diferentes que eu já fiz na vida foi pegar o trem Glacier Express em Zermatt e seguir até St. Moritz, passeando durante sete horas e meia pelo campo suíço, atravessando 291 pontes, entrando e saindo de 91 túneis e apreciando uma das mais bonitas paisagens do mundo!

O trenzinho vermelho que começou a circular em 1930 é hoje não apenas um confortabilíssimo meio de transporte mas também uma atração turística de alto gabarito. E você pode embarcar em qualquer cidade que esteja em sua rota (abaixo) como Chur, Davos ou Brig.


Das janelas se descortinam campos floridos na primavera, muito verde e vaquinhas malhadas no verão, folhagens amareladas no outono e as impressionantes vistas dos Alpes cobertos de neve no inverno.


Se você algum dia fizer essa viagem, faça no inverno: o cenário é inesquecível. Passando a baixa velocidade por pequenas cidades campestres, atravessando vales, rios e bordejando plácidas lagoas, o passeio é realmente um sonho.


O ponto alto entretanto é quando você vai almoçar: nessa hora engatam na composição um vagão-restaurante com o piso inclinado com grandes degraus como se fosse uma escada, com as mesas e cadeiras cada uma numa plataforma de altura diferente. E isso porque nessa parte da viagem, durante umas duas horas, o leito da estrada de ferro começa a subir as encostas das montanhas e fica tão íngreme que ninguém consegue ficar em pé na horizontal! Muito menos comer! E para facilitar a sua ótima refeição, são trazidos copos tortos como o da foto, para que o drink ou o vinho não sejam derrubados!


Para conhecer bem a Suíça o melhor é andar de trem, sempre ótimos e pontualíssimos.
E se puder, embarque no Glacier Express: você vai adorar!

2 comentários:

Anônimo disse...

Luizinho,
estou querendo fazer a viagem de Zermat a Saint Morritz no Glacier Express e tenho duvidas quanto ao trajeto. Gostaria de entrar em contato com você para maiores esclarecimentos. anton.bh@terra.com.br
(031)9202-8181.

Agradeço desde já.

Anônimo disse...

eh possivel fazer viagem no trem glacial mas apenas um trecho p q ele dure menos de 7 horas? eu vou passar um dia em zurique. sera q consigo fazer esse passeio? se puder me ajudar, mande um email p camiladmarques@yahoo.com.br
obrigada