sexta-feira, 8 de junho de 2007

FAZENDO COMPRAS NA BUNDA STREET!

Se você já foi à Austrália, você sabe muito bem que lá Bunda é um nome tão popular quanto Silva no Brasil. Hà lojas, bairros, ruas e pessoas chamadas Bunda, para nossa grande admiração e gozação. A Bunda mais conhecida, porém, é uma grande rua em Cairns, na região de North Queensland, onde fica a famosa Grande Barreira de Coral, considerada a Oitava Maravilha do Mundo e que se estende por 3.220 quilômetros através das águas verdes mais transparentes do planeta!

A extensão da barreira forma uma lagoa protegida das ondas do alto mar com uma única passagem aberta com mais de 60 quilômetros de largura. O recife, formado ao longo de milhões de anos por bilhões de mínimos pólipos de coral, abriga a maior coleção de vida marinha do mundo.



Mais de 1.400 espécies de peixes habitam essas águas, além de raras conchas gigantes e uma variedade enorme de anêmonas coloridas. Centenas de pequenas ilhas tropicais povoam as lagoas, e muitas delas são consideradas paraísos da flora e da fauna, com seus exclusivos e muito esquisitos animais nativos.

A maioria desses recifes é acessível em passeios de um dia saindo de Cairns e de outras cidades da costa em lanchas poderosas. Outros, mais afastados, você visita em excursões de dois ou três dias, dormindo à bordo de enormes iates. Qualquer que seja a opção, você pode apreciar a deslumbrante vida marinha bem de perto através de passeios em barcos de fundo de vidro ou mergulhando com snorkel ou scuba, sempre acompanhado de experientes guias.

Apesar de toda a barreira ser protegida e preservada pelo governo, há áreas especialmente delimitadas para pesca, já que muitos desses peixes tropicais e únicos são considerados iguarias raras para os gourmets.
Um dos passeios de barco mais populares em Cairns é o que visita a Green Island em um tour de 5 horas pela Down Under Dive, incluindo mergulhos e bastante tempo livre para passear pelas praias desertas da ilha. Na hora do almoço um lauto churrasco australiano regado a muita cerveja é servido na praia, debaixo das bananeiras. Bem turístico, é claro, mas muito divertido e inesquecível...

Ah, e eu esqueci de falar da Bunda de Cairns!
Nessa tal Bunda Street fica o maior shopping-center da região, o Cairns Central, com mais de 180 lojas de todas as marcas e grifes, vários cinemas, coffee-shops, restaurantes e muita diversão. Se chover - e em paraísos tropicais a chuva está sempre à espreita - siga em direção à Bunda Street e divirta-se muito também.

Nenhum comentário: