sexta-feira, 8 de junho de 2007

CHILLON: DE VOLTA Á IDADE MÉDIA


Um dos mais bonitos castelos medievais da Europa é o Château de Chillon, construído numa ilhota às margens do Lago Léman, na Suíça, entre Montreux e Villeneuve, a pouco mais de 100 km de Genève.

Formado por 25 prédios unidos entre si por corredores e passarelas externas de madeira, o castelo é excepcional por que tem duas fachadas, uma no estilo de fortaleza do lado da montanha e uma no estilo de residência real virada para o lago.
Não deixe de ver a famosa prisão, o salão de baile, a Sala de Justiça, a coleção de armaduras e a Capela de São Jorge, com seus murais pintados na Idade Média. Chillon abriga ainda uma das mais espetaculares coleções de mobiliário, objetos de estanho e armas antigas.

E nos quartos dos nobres, uma novidade higiênica da época: em pequenas varandas fechadas de madeira projetadas para fora do castelo, bancos com 2 ou 3 grandes buracos, com tampas iguais aos nossos vasos sanitários. Só que sem encanamento: tudo o que era feito no buraco caía direto lá em baixo nas águas geladas do Léman...

Localizada à beira da rodovia que leva à Itália através da passagem do Grande São Bernardo, entre a montanha e o lago, a ilhota de pedra está numa posição estratégica para a defesa. Não se sabe ao certo em que época a primeira fortaleza foi construída, mas no século 12 Chillon passou para as mãos dos Condes de Savoia, que adicionaram mais prédios. Em 1536 o castelo foi tomado pelos Berneses que conquistaram Vaud e fizeram do local sua sede de governo. Em 1798 os locais conseguiram libertar-se da tutela de Berna e desde então o castelo pertence ao Cantão de Vaud.


A história de Chillon está marcada pela figura de François Bonivard, que ficou preso de 1530 a 1536 e que Lord Byron imortalizou no seu poema “O prisioneiro de Chillon” de 1816. Vários outros poetas e escritores, como Jean-Jacques Rousseau, Shelley, Vitor Hugo e Alexandre Dumas contribuíram para a fama do castelo, que também inspirou os pintores William Turner e Gustave Courbet.

Chillon fica aberto à visitação o ano inteiro,
exceto 1º de janeiro e 25 de dezembro.

A visita guiada leva pouco mais de uma hora e há um bom estacionamento para carros e ônibus de turismo.
Do outro lado da rua fica um excelente restaurante para almoçar antes de prosseguir a sua viagem: chama-se “Taverne du Château de Chillon” e serve especialidades suíças além de peixes frescos do lago. Tem mesas no terraço do segundo andar com uma linda vista do lago e do castelo.
Na sua próxima viagem à Suíça não deixe de visitar o castelo: o lugar é lindo, tranqüilo e transporta você aos tempos da Idade Média em menos de 5 minutos...

Nenhum comentário: